Total de visualizações de página

domingo, 17 de novembro de 2019

NOSSOS TÍTULOS - Campeonato Municipal de 1920


Na temporada de 1920 o Internacional tinha algumas novidades, como o goleiro Travi e o centromédio Lampinha, jogador renomado no futebol dos dois lados da fronteira. Também nessa temporada começaram a aparecer futuros ídolos, como o zagueiro Meneghetti, o lateral Ribeiro e o atacante Sady Dias.

Logo no início da temporada, uma polêmica surgiu. Os atletas Poly e Costa abandonaram o Porto Alegre e ingressaram no Grêmio. Pela Lei do Estágio, em vigor na época, eles teriam que passar seis meses sem atuar em partidas oficiais.

A abertura do campeonato ocorreu em 18 de abril de 1920, na partida Tabajara x Internacional. O jogo foi disputado na Taba do Parthenon, campo do Tabajara, localizado na atual avenida Bento Gonçalves. O Colorado venceu por 2x1, em uma partida com cinco pênaltis. O Internacional perdeu 3 pênaltis, e o Tabajara perdeu um e converteu outro. Cabeda, o zagueiro colorado que fez o pênalti convertido, jogou sua única partida pelo clube.

Dias depois, o Grêmio empatava com o Cruzeiro (2x2) e o Porto Alegre batia o São José (4x3), dividindo a liderança com o Colorado.

Na 2ª rodada, dia 2 de maio, ocorreu o clássico Gre-Nal, na Chácara dos Eucaliptos. O Grêmio saiu vencendo por 2x0. A seguir, o Internacional tem dois pênaltis a seu favor, e perdeu os dois. Depois da 2ª cobrança desperdiçada, a torcida colorada invadiu o campo e a partida foi paralisada. Os 25 minutos restantes foram disputados no final de semana seguinte, e o Internacional perdeu por 4x1.

Nos jogos seguintes, Cruzeiro e Porto Alegre vencem e passam a liderar o campeonato. Um acontecimento trágico também marca o futebol da cidade: o atacante Poly (aquele que havia trocado o Porto Alegre pelo Grêmio e não podia jogar) faleceu vítima de tifo.

Na sua 3ª partida, novo tropeço do Colorado. Em casa, empatou em 1x1 com o São José. A partida terminou 15 minutos mais cedo, por falta de luz natural, e o tempo restante foi disputado uma semana depois.

Dias depois, o Cruzeiro bateu o Porto Alegre por 4x2, de virada, e isolou-se na liderança.

O Internacional começou a recuperar-se na partida seguinte, ao bater o Porto Alegre por 4x0. Na mesma rodada, o São José, que até então só havia empatado com o próprio Colorado, bateu o Tabajara (5x1). Faltando uma rodada para o fim do turno, Grêmio e Cruzeiro, invictos, lideravam com 7 pontos. O Internacional vinha em 3º, com 5 pontos.

No encerramento de sua participação no turno, o Internacional bateu o Cruzeiro por 5x1, na Chácara dos Eucaliptos. O Grêmio bateu o São José por 3x1 e encerrou o turno em 1º lugar. Na partida de 2º quadro, o Grêmio escalou Costa, o outro jogador impedido de atuar pela Lei do Estágio. A Associação Porto Alegrense de Desportos (APAD) deu a vitória para o São José e puniu o Grêmio em cem mil réis.

O Grêmio recorreu à Federação Rio Grandense de Desportos (FRGD), entidade estadual, presidida pelo gremista Aurélio Py. A APAD, alegando que a Lei dos Estágio estava em seus estatutos, não aceitou a decisão da FRGD, e foi suspensa por 30 dias. Logo depois, a suspensão desdobraria-se em desfiliação.

Na abertura do returno, o Colorado goleou o Tabajara: 12x0. Na mesma rodada, o Grêmio bateu o Cruzeiro e o São José derrotou o Porto Alegre.

Em 22 de agosto foi disputado o Gre-Nal do 2º turno. Mesmo sendo disputado na Baixada, o Internacional tomou a iniciativa. Aos 18', em um contra-ataque rápido, Rosário abriu o marcador. O Internacional teve outras chances de ampliar o marcador na 1ª etapa, mas foi para o intervalo com vantagem mínima. No 2º tempo, o Grêmio voltou melhor. Aos 20', Gertum empatou. Aos 31', Lagarto chutou forte, mas Travi defenderia. Porém, a bola desviou no zagueiro Bello e enganou o goleiro colorado. Aos 35', fechou o tempo, com pancadaria entre jogadores e torcedores. Quando a partida recomeçou, o placar não foi alterado. Faltando três rodadas para o fim do campeonato, o Tricolor abria 4 pontos de vantagem e ficava perto do título.

No dia 05 de setembro de 1920, nova tragédia atingiu o futebol da capital. Anacleto Contreiras, do Cruzeiro, foi assassinado (a história do assassinato de Anacleto Contreira: https://futeboloutrahistoria.blogspot.com/2020/08/um-caso-centenario-do-futebol-nas.html )

Com a possibilidade de título distante, o Internacional foi excursionar em Pelotas, e entregou os pontos da partida contra o São José. Inicialmente marcada para 19 de setembro, foi transferida devido ao mau tempo, sendo remarcada para 26 de setembro, no meio da excursão de três jogos. Na volta da excursão, o Internacional enfrentou o Porto Alegre. A partida estava 1x1, quando Olympio fez o 2º gol colorado. Os jogadores do Porto Alegre reclamaram de impedimento, abandonando o campo. A APAD deu a vitória ao Internacional. Dois dias antes, o Grêmio havia batido o Tabajara por 17x0, conquistando o título.

Aí aconteceu a sequência de eventos que mudou a história desse campeonato. Desejando disputar o campeonato estadual, o Grêmio abandonou a APAD e a FRGD aceitou sua filiação direta, nomeando o Grêmio representante da capital no certame do estado. Imediatamente a APAD cassou o título do Grêmio e o declarou derrotado por WO nas partidas restantes (Porto Alegre e São José).

O Zequinha assumiu a liderança do campeonato, faltando apenas uma partida para o fim do torneio: Internacional x Cruzeiro. Comentava-se na imprensa que o Internacional entregaria os pontos ao Cruzeiro, dando o título ao São José. Mas o Cruzeiro acabou entregando os pontos, e Internacional e São José ficaram empatados em pontos, tornando-se necessário um jogo-extra para decidir o título.

No dia 15 de novembro de 1920, na Chácara das Camélias, campo neutro, Internacional e São José enfrentaram-se. Era uma segunda-feira. O Internacional abriu logo 3x0 de vantagem no 1º tempo, com Genny (2) e Olympio. Na 2ª etapa, os gols foram alternando-se: Deodato (3x1), Cezar Andrade (4x1), Cúrsio (4x2), Olympio (5x2). E nos minutos finais da partida o Zequinha tentou ensaiar uma reação, marcando dois gols, através de Deodato e Gervásio. Mas a partida terminou 5x4 para o Internacional, campeão municipal de 1920.

Equipe colorada na final: Travi; Pires e Meneghetti; Ribeiro, Lampinha e Raul; Rosário, Genny, Cezar Andrade, Olympio e Macaco

Campanha colorada e artilheiros:
1º Turno
18.04 2x1 Tabajara - Genny e Macaco
02.05 1x4 Grêmio - Genny
16.05 1x1 São José - Macaco
13.06 4x0 Porto Alegre - Bento (3) e Cezar Andrade
11.07 5x1 Cruzeiro - Rosário (2), Gil, Genny e Cezar Andrade
2º Turno
18.07 12x0 Tabajara - Genny (4), Cezar Andrade (4), Sady Dias (2), Rosário e Gil
22.08 1x2 Grêmio - Rosário
26.09 WO São José - Internacional entregou os pontos
12.10 2x1 Porto Alegre - Samuel e Olympio
31.10 WO Cruzeiro - Cruzeiro entregou os pontos
Jogo-Extra
15.11 5x4 São José - Genny (2), Olympio (2) e Cezar Andrade


Nenhum comentário:

Postar um comentário