Total de visualizações de página

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Clubes da comunidade negra

Em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra, um pouco da história dos clubes da comunidade negra no Rio Grande do Sul.

Nos primeiros anos do século XX, quando o futebol surgiu no Rio Grande do Sul, os atletas negros não conseguiam espaço nos clubes formados pelas elites sociais, e passaram a organizar seus próprios clubes. A seguir, esses clubes formaram ligas e organizaram competições.

Em Porto Alegre, já em 1907 era fundado o Foot-Ball Club Riograndense. Esse clube, em 1911, participou da fundação da Federação Sportiva de Foot-Ball, que não se restringia a clubes da comunidade negra, mas não há registros que essa entidade tenha organizado torneios.

Ainda em 1911, o Riograndense já tinha a companhia do Foot-Ball Club Primavera. No ano seguinte, também aparecia o Foot-Ball Club União. Nos anos de 1914 e 1915, aparecem na imprensa menções à Liga Sul-Americana de Foot-Ball, que contaria com Riograndense e Primavera, mas não há registros de torneios organizados pela mesma.

Em 1920, já com vários clubes da comunidade negra em atividade, surge a Liga Nacional de Foot-Ball Porto Alegrense (LNFBPA). No primeiro torneio da entidade participaram o União, 8 de Setembro, Riograndense, 1º de Novembro. Bento Gonçalves, Primavera e Venezianos. O União venceu a primeira competição. No ano seguinte, ocorreu uma cisão, surgindo a Associação Sportiva de Foot-Ball (ASFB). O 8 de Setembro venceu o campeonato da LNFBPA e o Riograndense conquistou o título pela ASFB.

Em 1922, restava apenas a ASFB, que teve o Bento Gonçalves como campeão. No ano seguinte, nova cisão, com o surgimento da Associação de Amadores de Foot-Ball (AAFB). Enquanto o Bento Gonçalves conquistava o bicampeonato pela ASFB, o Primavera vencia o primeiro campeonato da AAFB. A temporada de 1924 começou com duas ligas, mas a ASFB não conseguiu levar seu torneio ao fim. Na AAFB, o Operário foi campeão.

A partir de 1925, a AAFB reinou absoluta, organizando campeonatos até 1931. Riograndense (1925 e 1927), Operário (1926) e 8 de Setembro (1929 e 1931) conquistaram os torneios. Equipes como Aquidaban, Ford, Arvoredo, Palmeira e Pelotas disputaram os torneios.

Ligas da comunidade negra não eram exclusividade da capital. Em Pelotas, desde pelo menos 1920, existia a Liga de Foot-Ball José do Patrocínio, formada por clubes como o Juvenil, América do Sul, Democrata, Lusitano e Universal. O Juvenil excursionou a Porto Alegre em 1920.

Na cidade de Bagé, a Liga de Amadores de Foot-Ball 13 de Maio reunia clubes como o Juventude, Palmeiras, Vencedor e Riachuelo. Em Santana do Livramento, a comunidade negra contava com clubes como o Viação Férrea, Lito Santanense, 15 de Novembro e 13 de Maio. Na cidade de Cachoeira do Sul, o Estrela excursionou a Porto Alegre em 1924. Na mesma cidade, o 15 de Novembro filiou-se à AAFB porto-alegrense, em 1931.

No final dos anos 1920, os clubes das ligas oficiais começaram a abrir espaço para atletas negros. Liége, Concórdia, Força e Luz, Americano, Porto Alegre e Internacional começaram a reforçar-se com atletas dos clubes da comunidade negra. Ao mesmo tempo em que as possibilidades de ascensão social se abriam para os atletas negros, começava o ocaso dos clubes da comunidade negra. No início da década de 1930, a maioria já havia fechado as portas, enquanto atletas como Tupan, Venenoso, Dirceu Alves, Agostinho e Zezé Dinarte brilhavam nos clubes das ligas oficiais.

Um comentário:

  1. Bom reencontra-lo Raul, seguia muitos seus posts na comu do inter no saudoso Orkut, abraços

    ResponderExcluir