Total de visualizações de página

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Craques: Escurinho


Em 18 de janeiro de 1950 nascia em Porto Alegre o menino Luís Carlos Machado, que ficaria conhecido no mundo do futebol como Escurinho. 

Escurinho foi formado nas categorias de base do Internacional, onde ingressou nos anos 1960.
Equipe juvenil do Internacional. Em pé: Flávio, Gilberto, Alvair, Chico, Macau e Mazarópi. Agachados: Mosquito, Sarão, Sérgio Galocha, Escurinho e João Carlos Cueca.

Estreou no time principal em 31 de janeiro de 1970, em um amistoso contra o Internacional de Lajes, disputado em Santa Catarina. O Colorado venceu por 1x0 e Escurinho entrou no time durante a partida, substituindo Claudiomiro. No seu 4º amistoso consecutivo, sempre entrando no time, Escurinho marcou seu 1º gol, contra o Nacional do Paraguai. Ele entrou no time no lugar de Sérgio Galocha e aos 20’ do 2º tempo fez o 3º gol colorado. O Colorado venceu por 3x0.

Seu 2º gol já foi para fazer a torcida delirar. No dia 08 de abril de 1970 o Internacional enfrentava o Guarany de Bagé, no Beira-Rio. Daltro Menezes estava dando chances a jovens jogadores e Escurinho começou jogando a partida. Aos 12’ do 1º tempo, com o placar já de 1x0 para o Colorado, Escurinho fez um golaço de bicicleta (ou de meia-puxeta, segundo algumas fontes). A partida terminou 4x0 para o Internacional.

Com o Internacional disputando muitos amistosos internacionais, em várias partidas do Gauchão quem atuou foram os reservas. E Escurinho marcou mais 4 gols. No final da temporada, porém, para ganhar mais experiência, foi emprestado ao Farroupilha de Pelotas, onde jogaria em 1971.

Escurinho retornou ao Internacional em 1972. Sua reestreia ocorreu em 06 de fevereiro de 1972, em um amistoso disputado em São José do Norte: Internacional 6x0 Riograndense RG. Sua 2ª partida ocorreu em 27 de fevereiro de 1972, no Beira-Rio, contra o Bahia, pelo Torneio do Povo. O Internacional venceu por 4x0 e Escurinho, que entrou no time no lugar de Árlem, marcou o 4º gol, aos 45’ do 2º tempo. E essa se tornaria a principal característica de sua carreira: jogador que entra no time e resolve a situação, marcando um gol nos minutos finais.

No Gauchão de 1972, Escurinho marcou contra o Gaúcho, Aimoré, Associação Caxias e Esportivo. Esse último gol foi importante. Em 30 de julho de 1972 o Internacional bateu o Esportivo, por 2x0. O último gol colorado foi de Escurinho. Com este resultado o Internacional conquistou o tetra-campeonato gaúcho com uma rodada de antecedência. Ainda em 1972 Escurinho conquistou mais um título. Após o Gauchão foi disputada a Taça Cidade de Porto Alegre, torneio reunindo Internacional, Grêmio, Cruzeiro e São José. A dupla Gre-Nal jogou a maioria das partidas com reservas. Escurinho marcou gols no Cruzeiro, São José e Grêmio. No Gre-Nal do 2º turno, no Beira-Rio, uma jogada que se tornaria clássica: logo aos 2’ de jogo, Valdomiro cobrou escanteio e Escurinho cabeceou para as redes. Foi o 700º gol da história dos Gre-Nais.

No campeonato brasileiro de 1972, Escurinho marcou contra CRB, São Paulo e Cruzeiro. O gol contra os mineiros foi em uma partida marcante. Em 10 de dezembro de 1972 o Internacional recebeu o Cruzeiro, no Beira-Rio. Os mineiros saíram na frente, no 2º tempo o Colorado empatou e foi para cima, parecia que iria virar o jogo a qualquer instante. E aos 37’ o Cruzeiro fez 2x1. Escurinho entrou no time aos 38’, no lugar de Bráulio. Aos 39’ Valdomiro invadiu a área e cruzou forte. Escurinho mandou uma bomba, de primeira, para empatar o jogo. Depois, Valdomiro ainda faria o 3x2. No fim do jogo a torcida, enlouquecida, invadiu o campo e tomou a avenida Padre Cacique em um autêntico desfile de carnaval. O saldo trágico é que um torcedor morreu de ataque cardíaco, no estádio, e mais outro faleceu escutando o jogo pelo rádio. Outras informações falam de torcedores morrendo ao escutar o jogo em São Leopoldo e Canela.

Em 1973, seu 1º gol foi em um amistoso contra o São Luiz. Pelo Gauchão, marcou contra a Associação Caxias, Pelotas (2 vezes), Internacional SM, AESA, Esportivo e Aimoré. No campeonato brasileiro suas vítimas foram o CRB, Paysandu, Sport, Bahia, Tiradentes, Moto Clube, São Paulo, Figueirense, Coritiba, Guarani, Fluminense, América MG, Bahia e Cruzeiro.

Dos gols no Brasileirão, vale a pena destacar alguns deles. Em 17 de outubro de 1973 o Colorado enfrentava o Moto Clube, em São Luís. Aos 14’ do 2º tempo, quando o Internacional já vencia por 1x0, o goleiro Rafael foi expulso. O time já tinha feito as duas alterações permitidas e Figueroa teve que ir para o gol, improvisado. Tudo parecia indicar que o Moto Clube empataria ou até viraria o jogo. Mas não só Figueroa fechou o gol como Escurinho, aos 23’, marcou mais um. Contra o Coritiba, em 27 de outubro de 1973, no Beira-Rio, Escurinho entrou no time no lugar de Dorinho, para marcar o único gol do jogo, aos 42’ do 2º tempo. Contra o Fluminense, em 03 de novembro de 1973, no Maracanã, Escurinho começou o jogo e fez o gol que garantiu a vitória por 1x0, aos 39’ do 2º tempo.

Em 1974 o Brasileirão foi disputado no 1º semestre. Escurinho balançou as redes contra Itabaiana, Olaria, Coritiba, América RN e Vasco da Gama. Contra os cariocas, Escurinho marcou em duas partidas diferentes, em uma delas colocando água no chope dos vascaínos. Em 28 de julho de 1974 estava sendo disputada a última rodada do Quadrangular Final do campeonato brasileiro. O Vasco vencia o Internacional por 2x0, no Maracanã, e estava levando o título. Aí começou a reação colorada. Lula diminuiu o prejuízo e Escurinho, que entrou no time no lugar de Dorinho, empatou o jogo, aos 32’ do 2º tempo. Esse empate obrigou a realização de um jogo-extra entre Vasco e Cruzeiro, para decidir o título. E por pouco a situação não foi pior para os cariocas, pois o Colorado quase virou a partida, resultado que daria o título ao Cruzeiro.

No Gauchão de 1974, que o Colorado venceu com 100% de aproveitamento, Escurinho fez vários gols. No 1º turno marcou contra o Gaúcho, Esportivo, Encantado (2), Associação Caxias e Grêmio. Contra a Associação Caxias, em 08 de setembro de 1974, no Beira-Rio, o Colorado não jogou bem e chegou a ser vaiado pela torcida. O gol salvador só poderia vir em uma cabeçada de Escurinho, aos 5’ do 2º tempo. No Gre-Nal, disputado no Olímpico, em 29 de setembro de 1974, aos 43’ do 2º tempo Vacaria cruzou da esquerda e Escurinho cabeceou para baixo, marcando o único gol da partida. No 2º turno, o atacante voltou a marcar contra o Gaúcho (2), Ypiranga, Internacional SM (2) e Associação Caxias (2).

Escurinho também gostava de cantar samba, e em 1974 chegou a lançar um compacto chamado "O Lance" com os grupos Ka Samba e Café, Som & Leite, onde cantava em uma das quatro faixas. A gravação do disco ocorreu nas madrugadas, sob sigilo. Após o lançamento do disco, assinou um contrato com o Internacional, onde ganhava o direito de fazer três shows de divulgação do disco no Gigantinho, com a condição de não subir no palco.

Em março de 1975, a renovação de Escurinho causou uma crise no clube e briga de socos entre dirigentes, em um programa de TV (https://futeboloutrahistoria.blogspot.com/2020/12/historia-briga-de-dirigentes-colorados.html). Em 1975, nos 5 gols que marcou em amistosos, um foi de bicicleta, contra o Coritiba, em 17 de abril de 1975, e dois contra o Grêmio, no amistoso em comemoração ao Dia do Trabalho, em 1º de maio de 1975 (Internacional 2x0). No Gauchão, suas vítimas foram Ypiranga, Riograndense RG (2), AESA, Cachoeira, São José, São Paulo RG (2), Santa Cruz, Internacional SM, Atlético e São Luiz. O gol contra contra o Atlético foi no melhor estilo Escurinho: no dia 18 de junho de 1975 o Internacional venceu o Atlético, em Carazinho, por 1x0, gol de Escurinho aos 42’ do 2º tempo. Na campanha do 1º título brasileiro Escurinho balançou as redes apenas duas vezes, contra Corinthians e Flamengo.

Em 1976, na campanha do octa, Escurinho marcou contra São Luiz, Cruzeiro, Gaúcho, Riograndense RG, Ferrocarril, Internacional SM, Santa Cruz, Atlético e Grêmio. O gol contra Cruzeiro foi mais um estilo Escurinho. No dia 21 de abril de 1976 o Internacional empatava em 0x0 com o Cruzeiro, que tinha um jogador a menos. Escurinho entrou no time, no lugar de Ramón, e aos 42’ do 2º tempo fez o gol da vitória. E o que dizer do gol do Gre-Nal, em 18 de agosto de 1976? Era a decisão do 3º turno, no Olímpico. O Grêmio havia vencido o 1º turno e o Internacional o 2º. Quem vencesse o 3º chegaria em vantagem n final. O Colorado jogava pelo empate, mas o Grêmio vencia por 1x0. Conta a lenda que a torcida gremista, irônica, chegou a pedir “Escurinho, Escurinho”, referindo-se ao talismã colorado. Não se deve ironizar o que é sagrado e os gremistas pagaram caro. Aos 30’ do 2º tempo Escurinho entrou no time, no lugar de Caçapava. Jair também entrou no time, no lugar de Valdomiro. E aos 45’ do 2º tempo Jair cobrou escanteio e Escurinho, de cabeça, marcou o gol de empate!

No bicampeonato brasileiro, Escurinho marcou contra o Santos, Rio Branco, América RN e Santa Cruz.

Em 1977, em amistosos, Escurinho marcou um gol contra a Seleção do Chile. Na Taça Libertadores, deixou sua marca contra Deportivo Cuenca, El Nacional e Portuguesa. No Gauchão marcou contra 14 de Julho PF, Internacional SM, Novo Hamburgo e Esportivo. No campeonato brasileiro suas vítimas foram o Dom Bosco (2), Grêmio Maringá, Brasília e São Paulo. Mas os títulos não vieram. Seu último jogo pelo Internacional ocorreu em 18 de dezembro de 1977, quando o Colorado perdeu por 1x0 para o Corinthians, no Pacaembu, pelo campeonato brasileiro.

No início de 1978 Escurinho foi negociado com o Palmeiras. Muitos colorados fariam esse caminho, naquela temporada (Escurinho, Benítez, Marinho Peres e Vacaria). Em 18 de março de 1978 o Palmeiras veio a Porto Alegre, disputar um amistoso com o Internacional. O jogo marcou a estreia de Benítez e Escurinho no Verdão. Marinho Peres e Vacaria também jogaram. Escurinho entrou no time durante o jogo, no lugar de Toninho. Aos 33’ do 2º tempo, Vacaria cruzou e Escurinho marcou, de sem-pulo! Gol colorado? Infelizmente não, era gol do Palmeiras. O Palmeiras venceu por 2x0 e Escurinho ainda fez outro gol, anulado pelo juiz. No Brasileiro de 1978 o Colorado jogou 3 partidas contra o Palmeiras e Escurinho atuou em duas. Na 1ª delas, nas fases classificatórias, empate em 0x0. A 2ª delas foi a partida de volta da semifinal. O Palmeiras havia vencido em São Paulo por 2x0, o Colorado precisava fazer o mesmo placar em casa, para chegar à final. Aos 29’ do 1º tempo o Internacional fez 1x0 e passou a pressionar em busca do 2º gol. Nos minutos finais do 2º tempo, o técnico alvi-verde, Valdir de Morais, tirou o centroavante Toninho e colocou Escurinho no time. Aos 41’, o ponteiro-direito Sílvio cruzou para a área, Escurinho cabeceou na trave e na volta Jorge Mendonça marcou o gol de empate, acabando com a esperança colorada de chegar à final.

Na decisão do Brasileiro de 1978, vencido pelo Guarani, Escurinho teve um papel destacado. No 1º jogo, no Morumbi, a partida estava 0x0 e Escurinho entrou no lugar de Toninho. Mas antes que pudesse fazer qualquer coisa, o goleiro Leão cometeu pênalti e foi expulso. Já tendo feito as duas substituições, o técnico palmeirense mandou Escurinho para o gol. O atacante não comprometeu na função, mas não conseguiu defender o pênalti cobrado por Zenon. No jogo de volta, Escurinho atuou os 90 minutos, mas novamente o Guarani venceu por 1x0.

Em 1979, Escurinho atuou na Internacional de Limeira, que ficou em 13º lugar no campeonato paulista. O time fez campanha melhor que 4 dos classificados para a 2ª fase. Mas apesar de todos jogarem contra todos, em turno e returno, o regulamento dividia os clubes em 4 grupos de 5 equipes e classificava os 3 melhores de cada grupo. A Internacional de Limeira fez a 9ª melhor campanha, mas ficou em 4º lugar no seu grupo, atrás de Guarani, Santos e Portuguesa. Mesmo assim, a equipe disputou o campeonato brasileiro e Escurinho enfrentou o Internacional, no dia 28 de novembro de 1979, quando o Colorado saiu vitorioso por 1x0.

Em 1980 surgiu a chance de Escurinho voltar ao Colorado. Mas o presidente do clube, José Asmuz, que tinha tido uma discussão com o jogador, na época em que era dirigente do clube, vetou o negócio. E Escurinho foi para o Coritiba. No campeonato brasileiro, Escurinho marcou contra o Maranhão, Gama, Santa Cruz, América RJ, Remo e Ferroviário CE (2).

Em 1981 Escurinho transferiu-se para o Barcelona do Equador, sagrando-se campeão equatoriano. Na Libertadores, o Barcelona foi eliminado na 1ª fase, mas Escurinho marcou um gol, na vitória de 2x1 sobre o The Strongest.

Em 1982 Escurinho voltou ao Brasil, para atuar no Vitória. Em 1983 atuou no Bragantino. No ano seguinte jogou no Caxias, quando voltou a enfrentar o Colorado. Em 1985 foi jogar no La Serena, da 2ª divisão chilena, e encerrou a carreira em 1986, no Avenida.

Escurinho foi titular em poucas temporadas, mas entrava no time em quase todas as partidas. Era considerado um jogador "pé-quente", e tornou-se um autêntico 12º titular.

Em 1995 Escurinho foi diagnosticado com diabetes. Em 2009 o craque perdeu a perna direita, em decorrência da doença. Sua visão também foi afetada. Em setembro de 2011, foi internado e perdeu o pé esquerdo. Logo a perna esquerda também estava comprometida. Em 27 de setembro de 2011, após uma longa luta contra o diabetes, Escurinho faleceu.

Seus números no Internacional:
321 partidas
201 vitórias
74 empates
46 derrotas
106 gols marcados
campeão brasileiro em 1975 e 1976
campeão gaúcho em 1970, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1976
campeão da Taça Cidade de Porto Alegre em 1972

Artilharia Colorada
13º 106 gols
Artilharia colorada em campeonatos brasileiros:
9º 34 gols
Artilharia colorada em campeonatos gaúchos:
4º 53 gols
Artilharia colorada na Taça Libertadores:
17º 3 gols
Artilharia colorada no Beira-Rio:
4º 62 gols

Suas vítimas:
5 gols
Grêmio, Internacional SM e Associação Caxias
4 gols
Aimoré, Gaúcho e Esportivo
3 gols
Pelotas, São Luiz, Riograndense RG, São Paulo, Coritiba e Bahia
2 gols
Cruzeiro POA, São José, Encantado, Atlético de Carazinho, Ypiranga, São Paulo RG, Associação Santa Cruz, AESA, América RN, Dom Bosco, Flamengo, Vasco da Gama, Santos, Cruzeiro MG e Palestinho CHI
1 gol
Guarany de Bagé, Santa Cruz RS, 14 de Julho PF, Novo Hamburgo, Internacional SB, Cruzeiro SB, Ferrocarril, Cachoeira, Juventude, Combinado de Vacaria, CRB, Grêmio Maringá, Brasília, Guarani, Rio Branco ES, Santa Cruz PE, Fluminense, Corinthians, América MG, Itabaiana, Olaria, Paysandu, Sport, Tiradentes, Moto Clube, Figueirense, Seleção do Chile, Deportivo Cuenca EQU, El Nacional EQU, Portuguesa VEN e Nacional PAR









Um comentário:


  1. Oi! Sinto muito por Maradona.
    Encontrei o valioso vídeo da partida de futebol.
    Boca Juniors contra o Racing Club 1995.
    Jogador famoso Maradona, Claudio López, Kily González.
    https://youtu.be/sGoqdqhlq4k


    ResponderExcluir