Total de visualizações de página

sábado, 2 de janeiro de 2021

Jogadores do Passado: Paulo Diniz


Paulo César da Silva Diniz nasceu em Porto Alegre, em 02/01/1976.

Nas categorias de base do Internacional, onde o menino foi jogar na posição de ponteiro-direito, ganhou o apelido de Paulinho Cavalhada. E foi com esse nome que estreou no time principal do Internacional, em 03/11/1994. O Colorado enfrentava o Sport, pelo campeonato brasileiro, no Beira-Rio, e o técnico Cláudio Duarte colocou dois juniores para começarem a partida: Paulo Diniz e Leandro Machado. Ois dois tiveram boa atuação e o Internacional venceu a partida por 1x0, gol do Leandro.

Pelo campeonato brasileiro de 1994, Paulo Diniz ainda atuaria em mais quatro partidas. Nesse período, o jogador pediu para não ser chamado de Paulinho Cavalhada, passando a ser Paulinho Diniz ou apenas Paulo Diniz, como ficaria mais conhecido.

Paulo Diniz voltou a atuar pelo time principal em 07/05/1995, quando o Internacional perdeu para o Chivas por 2x0, em Los Angeles. Em seguida, disputaria mais cinco partidas pelo campeonato gaúcho. Logo depois, seria emprestado ao Mogi-Mirim. No início de 1996 foi emprestado ao Atlético MG. De retorno ao Colorado no 2º semestre de 1996, reestreou no time em 23/07/1996, na vitória por 2x0 sobre o Universidad Católica, pelo Torneio Mercosul, que o Internacional acabou conquistando o título. Mas finalizou a temporada com apenas seis partidas.

Em 1997, Paulo Diniz teve mais chances, atuando em 21 partidas. Também foi nessa temporada que marcou seu primeiro gol, em 08/02/1997. O Colorado enfrentou o Platense, em Torres, e venceu por 3x0. Paulo Diniz marcou o terceiro gol. Nessa temporada Paulo Diniz foi campeão gaúcho pelo Internacional.

Em 1998 Paulo Diniz começou a temporada ainda na condição de reserva que entrava com frequência no time. Mas durante o campeonato gaúcho, aos poucos, foi conquistando a posição de titular. Em seu segundo jogo como titular, o Internacional venceu o Santanense por 3x0 (16.04.1998), no Atílio Paiva, em Rivera. A partida valia pelo campeonato gaúcho e, aos 43' do 2º tempo, Marcelo Rosa cruzou para a área e Paulo Diniz, de bicicleta, acertou o canto esquerdo do goleiro Reinaldo, fazendo o último gol do jogo. O atacante já havia feito outro gol, anulado pelo juiz. A partir daí sua titularidade foi se afirmando.

No Gauchão de 1998, Paulo Diniz ainda marcaria gols contra o Glória, Santanense (dois gols), Santo Ângelo e Veranópolis (dois gols). Em 14/07/1998 o Internacional empatou em 2x2 com o Peñarol, em um amistoso, e Paulo Diniz fez o primeiro gol colorado. Foi seu último gol pelo Internacional. O ponteiro começou o campeonato brasileiro como titular, mas acabou perdendo a posição para Betinho. Sua última partida pelo clube ocorreu em 12/11/1998. No Couto Pereira o Internacional perdeu por 1x0 para o Coritiba e se despediu do campeonato brasileiro. Paulo Diniz entrou no time aos 32' do 2º tempo, substituindo Marcelo Rosa.

Em 1999 Paulo Diniz transferiu-se para o Braga, de Portugal, mas no mesmo ano retornou ao Brasil, para jogar no Athlético PR. Em 200 jogou no Rio Branco de Americana e em 2001 no Santa Cruz gaúcho. No mesmo ano, começou uma aventura colombiana, atuando no Deportivo Pasto (2001) e no Independiente Medellin (2003). Mas lesões e problemas no pagamento de salários o fizeram retornar ao Brasil, mesmo estando quase acertado com o Independiente Santa Fé. Paulo Diniz atuou na Ulbra em 2005, e algumas fontes dizem que ainda teria atuado no Sorriso MT em 2008.

Em 2016, Paulo Diniz concorreu a vereador, em Porto Alegre, pelo Partido Progressista (PP), recebendo 367 votos.

Seus números pelo Internacional:
76 partidas
31 vitórias
21 empates
24 derrotas
9 gols marcados
Títulos:
campeão gaúcho em 1997
campeão do Torneio Mercosul em 1996

Mesmo tendo disputado um número não muito alto de partidas pelo clube, em um período que o Colorado estava fora de competições internacionais, enfrentou várias equipes estrangeiras. Jogou contra San Lorenzo ARG, Platense ARG, Universidad Católica CHI, Millonarios COL, Chivas Guadalajara MEX, Cerro Porteño PAR e Peñarol URU. Marcou gols contra Platense e Peñarol.

2 comentários: