Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Jogadores do passado: Nílson Dias


Nílson Severino Dias nasceu em 25/01/1952, no Rio de Janeiro.

Torcedor rubro-negro, Nílson Dias tentou ingressar nas categorias de base do Flamengo em 1967, mas não teve êxito. No ano seguinte ingressou nos juvenis do Botafogo. No time principal, o centroavante estreou em abril de 1970.

Em março de 1971 Nílson Dias foi convocado para a Seleção Brasileira que disputaria o Torneio da Juventude (atual Campeonato Sul-Americano de Juniores), no Paraguai. O Brasil foi eliminado na 1ª fase, com duas vitórias e duas derrotas. Em abril, disputou o Torneio de Cannes, onde o Brasil foi campeão tendo Abel Braga como capitão da equipe. Em novembro foi novamente convocado para disputar o Torneio Pré-Olímpico, na Colômbia. O Brasil foi campeão e Nílson Dias marcou três gols. Em 1972 chegou a disputar dois amistosos pela seleção olímpica em junho. Em 13/06 um empate em 0x0 com o Atlético, no Mineirão, e em 17/06 uma vitória por 4x1 sobre o Hamburgo (ALE) no Beira-Rio, em jogo que o colorado Falcão marcou dois gols.

Mas Nílson Dias não foi convocado para os Jogos Olímpicos, sendo emprestado, no mesmo mês de junho, para o Deportivo Cali. Lá conquistou o Torneio Finalización, equivalente ao 2º turno. No Triangular Final, entretanto, o Deportivo Cali ficou com o vice-campeonato.

Em fevereiro de 1973 Nílson Dias retornou ao Botafogo, assumindo a titularidade e sendo o responsável pela maioria dos gols do clube. Em 13/11/1975 Nílson Dias rompeu os ligamentos do tornozelo direito e fraturou a fíbula, em uma dividida com Zé Maria, do Corinthians. Ele retornaria aos gramados em 06/06/1976, em um amistoso com o Grêmio, no Olímpico. A partida terminou 1x1 e Nílson Dias fez o gol do Botafogo.

No início de 1977 Nílson Dias foi convocado para a Seleção Brasileira, disputando cinco amistosos (Bulgária, Seleção Paulista, Combinado Flamengo/Fluminense, Millonarios e Combinado Vasco/Botafogo). Marcou seu único gol na vitória por 6x1 sobre o Combinado Vasco/Botafogo. Entre setembro de 1977 e julho de 1978 participou da sequência de 52 partidas invictas do Botafogo, recorde nacional. Nílson Dias tornou-se um dos maiores artilheiros do alvi-negro carioca, com 127 gols marcados. Em setembro de 1978, sofrendo grave crise financeira, o Botafogo negociou Nílson Dias com o Universidad Guadalajara, do México. Em sua primeira temporada em terras mexicanas marcou 17 gols, sendo o 8º artilheiro do campeonato. Nas duas temporadas seguintes, porém, lesões e poucas sequências de jogos o levaram a marcar apenas três gols.

Em março de 1981 o Internacional enfrentava problemas no comando do ataque. Bira, um dos heróis do título brasileiro de 1979 enfrentou lesões e más atuações em 1980 e já não contava com a confiança da torcida. E Internacional e Universidad Guadalajara acertaram as trocas por empréstimo de seus centroavantes, por quatro meses. Bira saiu magoado, dizendo que preferia jogar no Rio ou em São Paulo, na volta. Nílson Dias chegou esperançoso, falando em voltar à Seleção Brasileira.

A estreia de Nílson Dias no Colorado ocorreu em 08/03/1981. O Internacional enfrentava o Goiás, no Beira-Rio. Nílson Dias entrou no time substituindo Cléo e marcou o único gol do jogo, aos 34'. Em 15/03, outra vez saindo do banco de reservas, substituiu Jones e marcou dois gols contra o Sport. Mas os pernambucanos reagiram e empataram a partida em 2x2. Em 21/03 ele seria titular pela primeira vez, no Serra Dourada, em partida que terminou 0x0, contra o Goiás. Na histórica goleada de 6x0 sobre o Palmeiras, em 28/03, Nílson Dias marcou o 5º gol colorado, após assistência de Batista. Em 05/04, na partida contra o Sport, Nílson Dias foi expulso, ficando de fora da 1ª partida das oitavas-de-final, contra o Atlético MG, no Mineirão. Mas voltou para o jogo no Beira-Rio, onde fez o gol salvador do empate em 1x1, que classificou o Colorado. Nas quartas-de-final o Internacional foi batido nos dois jogos pelo São Paulo, sem marcar gols. Nílson Dias disputou 9 partidas no campeonato brasileiro, marcando 5 gols.

Nílson Dias disputou os 4 amistosos realizados entre o campeonato brasileiro e o campeonato gaúcho, marcando um gol contra o Mixto. No Gauchão, o primeiro gol colorado foi de Nílson Dias, na vitória de 2x1 sobre o São Gabriel, em 07/06. Mas começava também um momento de angústia para a torcida e jogador. Seu empréstimo se encerrava em 30/06. Apesar do centroavante cair nas graças da torcida e do técnico Cláudio Duarte, o presidente José Asmuz não se mostrava disposto a pagar os 23 milhões de cruzeiros pedidos pelos mexicanos para negociá-lo em definitivo. Apesar de uma enquete realizada pela rádio Gaúcha indicar que 65% dos torcedores ouvidos queriam a contratação do atacante o negócio não se concretizou. Em 28/06, dois dias antes do fim do contrato, Nílson Dias entrou em campo pela última vez com o manto colorado. O Internacional enfrentava o Brasil de Pelotas, no Beira-Rio, e penava em um empate em 1x1, quando Nílson Dias, aos 40' do 2º tempo, como presente de despedida, fez o gol da vitória.

O contrato com o Internacional encerrou-se, mas Nílson Dias não voltou ao México, sendo negociado com o Santos. Sua carreira, a seguir, foi esta: Santos (1981/1982), Santa Cruz (1982), São Cristóvão (1983), Santos (1983), Acadêmica Coimbra POR (1983/1985), Olaria (1985), Al Riffa BAR (1985/1987), Central RJ (1988) e Sobradinho (1989). No seu último clube, chegou em maio de 1989, para um contrato de 4 meses. Em sua estreia marcou dois gols na vitória sobre o Taguatinga, por 3x1. Nílson Dias jogou mais três partidas e pediu a rescisão do contrato, alegando problemas particulares e falta de campo de treinamento.

Seus números pelo Internacional:
19 partidas
8 vitórias
7 empates
4 derrotas
8 gols marcados
campeão gaúcho em 1981 (participou dos seis primeiros jogos)

Um comentário:

  1. Olá, Raul. Boa tarde! Meu nome é Ronan e escrevo em nome do portal de resultados esportivos FlashScore BR. Gostaria de lhe propor uma troca de links conosco. Caso haja interesse de conversar a respeito, estou à disposição para tratarmos do assunto por email (support@flashscore.com.br). Obrigado pela atenção e boa semana.

    ResponderExcluir