Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de julho de 2021

Craques - Nilmar


Nilmar Honorato da Silva nasceu em 14 de julho de 1984, na cidade de Bandeirantes (PR).

Garimpado no interior paranaense, atuando na base do Matsubara, chegou ao Internacional para atuar nas categorias de base. Estreou no time principal em 27 de fevereiro de 2003, em um amistoso contra o Brasil de Pelotas. O Internacional venceu por 2x0, no Bento Freitas, e Nilmar ingressou no time substituindo Gavilán.

Em pouco tempo Nilmar ganhou um lugar no time. Na primeira partida da decisão do campeonato gaúcho de 2003, contra o 15 de Novembro de Campo Bom, no Sady Schmidt, Nilmar abriu o caminho para a vitória de 2x0 com um gol de calcanhar. Junto com Daniel Carvalho e Diego, Nilmar formou um trio originário da base colorada que infernizava os adversários. Nessa primeira temporada Nilmar marcou doze gols. No mesmo ano foi campeão mundial sub-20 com a Seleção Brasileira.

Em 2004 Nilmar marcou seus dois primeiros gols em Gre-Nal. Na decisão do Grupo 1 da 1ª fase do Gauchão, Nilmar marcou aos 8' do 2º tempo da prorrogação, dando a vitória no clássico por 2x1 e o 1º lugar do grupo. Na decisão, contra a Ulbra, em Canoas, a partida estava 1x1 e o Colorado tinha um jogador a menos, mas Nilmar fez o gol da vitória e do título gaúcho. Em agosto de 2004, porém, o Internacional o negociou com o Lyon, da França. Seu último jogo foi em 25 de agosto de 2004, um empate em 0x0 com o Figueirense, pela Copa Sul-Americana. Marcou 13 gols na temporada.

No Lyon, embora não tenha se firmado como titular, Nilmar foi campeão francês e da Supercopa da França, em 2005. Em agosto de 2005 retornou ao Brasil, para atuar no Corinthians, onde sagrou-se campeão brasileiro. No 2º semestre de 2006 sofreu uma grave lesão no joelho, que o deixou seis meses fora dos gramados. Na volta, entrou em litígio com o Corinthians e em 17 de agosto de 2007 conseguiu na justiça a rescisão de contrato pelo não pagamento das luvas. No dia 13 de setembro, assinou contrato com o Internacional. Mas recuperando-se de nova lesão, só estreou em 4 de novembro de 2007, na vitória de 2x1 sobre o Vasco da Gama, em São Januário. Jogando apenas duas partidas em 2007, não marcou gols.

Seu primeiro gol no retorno ao clube foi uma pintura! De bicicleta ele superou o goleiro Júlio César e fez o gol da vitória por 2x1 sobre a Internazionale, na decisão da Copa Dubai. No título gaúcho, ele fez o 6º gol na vitória por 8x1 sobre o Juventude. Mas seu principal gol na temporada ocorreu em 3 de dezembro de 2008. Aos 8' do 2º tempo da prorrogação ele marcou o gol de empate com o Estudiantes, que deu o título da Copa Sul-Americana ao Internacional. Nilmar foi também o artilheiro da competição, com 5 gols, ao lado de Alex. Foi sua melhor temporada no clube, com 21 gols marcados.

Em 2009 Nilmar também começou marcando muitos gols. No título gaúcho, marcou o 3º e o 4º gol nos 8x1 sobre o Caxias. Convocado por Dunga para a disputa da Copa das Confederações por Dunga, desfalcou o Internacional, desfalcou o Internacional na segunda partida da semifinal e primeira partida da final da Copa do Brasil. Em julho Nilmar foi negociado com o Villarreal. Seu último jogo pelo clube ocorreu em 22 de julho, um empate em 2x2 com o São Paulo, no Beira-Rio. Nilmar já havia marcado 19 gols na temporada.

Nilmar foi a contratação mais cara da história do Villarreal. Pelo "submarino amarelo" marcou gols em poderosos clubes europeus, como a Juventus, Real Madrid e Barcelona. Em agosto de 2011 o Villarreal recusou uma proposta elevada da Roma por Nilmar. Mas José Francisco Lamolina, ex-técnico do time B do Villarreal assumiu o comando da equipe e colocou o craque na reserva. O Villarreal foi rebaixado no campeonato espanhol e Nilmar seguiu para o Al-Rayyan, do Catar. Pelo clube, venceu duas copas locais, em 2012 e 2013. Na temporada de 2014 começou atuando no Al-Jaish, mas em 31 de julho rescindiu contrato com o clube.

Em 16 de setembro de 2014 Nilmar foi contratado pelo Internacional, para sua terceira passagem pelo Beira-Rio. Estreou em um dia ruim, quando o Internacional foi goleado pela Chapecoense por 5x0. Ele entrou no time aos 24' do 2º tempo, no lugar de Bertotto, quando a partida já estava 3x0 para a equipe catarinense. Nessa temporada Nilmar marcaria apenas dois gols.

Em 2015 Nilmar disputou sua primeira Taça Libertadores pelo Internacional, tendo algumas atuações de destaque, como na vitória por 4x0 sobre a Universidad de Chile, no estádio Nacional. Nilmar marcou dois gols, deu uma assitência para Eduardo Sasha marcar e ainda sofreu um pênalti desperdiçado por D'Alessandro. No Gre-Nal que decidiu o título gaúcho, em 3 de maio, Nilmar marcou o primeiro gol sa vitória por 2x1. Mas em julho de 2015, logo após a eliminação do Colorado na semifinal da Taça Libertadores, Nilmar foi negociado com o A-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos. Seu último jogo ocorreu em 26 de julho de 2015, empate em 0x0 com a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli. Foram oito gols marcados na temporada.

Nilmar voltou ao Brasil em julho de 2017, para atuar pelo Santos. Mas jogou apenas duas partidas pelo clube. Sofrendo de depressão, teve seu contrato suspenso em setembro.

Nilmar atuou apenas uma vez contra o Internacional, em 20 de novembro de 2005, defendendo o Corinthians, no empate em 1x1. Não marcou gol.

Seus títulos no Colorado:
Campeão da Copa Sul-Americana em 2008
Campeão gaúcho em 2003, 2004, 2008, 2009 e 2015

Números de Nilmar no Internacional:
Geral: 75 gols marcados (20º na lista de artilheiros do clube)
Taça Libertadores: 3 gols marcados (18º na lista de artilheiros do clube)
Copa Sul-Americana: 5 gols marcados (2º na lista de artilheiros do clube)
Campeonato Brasileiro: 40 gols marcados (5º na lista de artilheiros do clube)
Copa do Brasil: 3 gols marcados (24º na lista de artilheiros do clube)
Campeonato Gaúcho: 22 gols marcados (21º na lista de artilheiros do clube)
Beira-Rio: 34 gols marcados (12º na lista de artilheiros do clube)

Suas vítimas:
7 gols: Grêmio
5 gols: Atlético MG
4 gols: Náutico e Juventude
3 gols: Bahia, Vitória, Athlético PR, São Paulo, Coritiba, Figueirense, Guadalajara MEX, Esportivo e Corinthians
2 gols: Santa Cruz RS, Prudentópolis, Ulbra, Flamengo, Fluminense, Sapucaiense, Caxias e Universidad de Chile CHI
1 gol: São Gabriel, 15 de Novembro, Criciúma, Palmeiras, Paraná, Internazionale ITA, Portuguesa de Desportos, Estudiantes ARG, Novo Hamburgo, Brasil, Emelec EQU e Vasco da Gama

Nenhum comentário:

Postar um comentário