Total de visualizações de página

quinta-feira, 1 de julho de 2021

Um jogo - Internacional 2x2 Flamengo - 01/07/1945


Em 1945 o Flamengo construiu novas novas arquibancadas na Gávea, estádio rubro-negro. E pretendia inaugurá-las no intervalo entre o 1º e o 2º turno do campeonato carioca. Originalmente o adversário do Flamengo seria o River Plate, "La Maquina", que acabou tendo que declinar do convite. Aí os cariocas resolveram convidar o "Rolo Compressor" colorado.

A imprensa carioca recebeu positivamente a escolha do Internacional.




Os atacantes colorados encantavam a imprensa carioca. Tesourinha era reconhecidamente um dos melhores jogadores do país. Carlitos era um artilheiro implacável, mas especialmente Adãozinho chamava a atenção do centro do país. No ano anterior o endiabrado centroavante colorado havia feito o renomado Domingos da Guia sofrer, no campeonato brasileiro de seleções.



Apesar da imprensa carioca cobrir de elogios os atletas colorados, havia uma quase certeza de vitória do Flamengo. Alguns falavam até em goleada. Parte da imprensa tentava não parecer desprezar os gaúchos, dizendo que o cansaço da viagem atrapalharia o desempenho do time. Mas em campo a história foi um pouco diferente...

O Colorado começou jogando melhor, em uma partida equilibrada. Mas aos 11', o lateral-esquerdo rubro-negro Jayme chutou forte, de longe, e acertou a trave. O ex-colorado Sylvio Pirillo pegou o rebote, cabeceando para as redes. O centroavante, que ficou emocionado com a homenagem que recebeu de seu ex-clube, antes do jogo, não comemorou o gol.

Após sofrer o gol, o time do Internacional ficou perdido em campo, por alguns minutos. Mas aos 22', em um ataque despretensioso, Carlitos disputou a bola com Jacy, que falhou ao tentar rebater. Carlitos invadiu a área e chutou cruzado, empatando a partida.

Com o empate, o Colorado tomou conta da partida. Logo depois, aos 26', Adãozinho driblou Newton e chutou forte, no canto direito. Internacional 2x1! No restante do 1º tempo, o Internacional teve o domínio da partida.

No 2º tempo, o técnico colorado Hermínio de Britto recuou Rui e Elizeu, para fechar o time. Assim, o Internacional perdeu poder ofensivo e o Flamengo começou a pressionar em busca do empate. Aos 24', Bucheli invadiu a área com a bola dominada e o goleiro Ivo saiu para interceptar a jogada. Na disputa entre os dois, a bola sobrou para Sylvio Pirillo, livre, chutar para o gol vazio. Novamente o ex-atacante colorado não comemorou e ainda pediu desculpas a Ivo pelo gol.

O Flamengo ainda pressionou, buscando a virada, mas o resultado final foi 2x2. A imprensa carioca ficou impressionada com o futebol do Internacional e com o preparo físico da equipe, que mesmo com o cansaço da viagem não mudou um único jogador, enquanto o Flamengo fez três substituições.

INT: Ivo; Alpheu e Nena; Vianna, Ávila e Abigail; Tesourinha, Rui, Adãozinho, Elizeu e Carlitos
Técnico: Hermínio de Britto
FLA: Jurandir; Newton e Norival; Paulo Amaral (Jacy), Bria e Jayme; Adílson, Zizinho, Sylvio Pirillo, Tião (Bucheli) e Vevé (Jarbas)
Técnico: Flávio Costa




O gaúcho e colorado Vargas Netto, radicado no Rio de Janeiro e presidente da Federação Metropolitana de Futebol (atual Federação Carioca), criticou os que pensavam que o Internacional era uma equipe fraca.

Mas após a partida a imprensa carioca já havia sido conquistada pelo Internacional, rasgando elogios ao time e considerando-o um time de futebol técnico e bonito, diferente da "moda carioca", de marcação cerrada e futebol tosco.







Nenhum comentário:

Postar um comentário