Total de visualizações de página

domingo, 31 de outubro de 2021

Um clássico - Internacional 4x1 Grêmio - 31/10/1915


Em setembro de 1915 as duas ligas em que se dividiam os clubes de Porto Alegre, a Liga de Foot-Ball Porto Alegrense, da qual fazia parte o Internacional, e a dissidente Associação de Foot-Ball Porto Alegrense, fundada pelo Grêmio, chegaram a um acordo para unificarem-se. Estava nascendo uma nova liga, a Federação Sportiva Rio-Grandense. Em 26 de setembro de 1915 ocorreu um amistoso comemorativo da fusão das ligas, onde o Internacional goleou o Porto Alegre por 10x2. Em 31 de outubro de 1915 foi marcado novo amistoso comemorativo, entre Internacional e Grêmio. A partida seria disputada na Baixada, "ground" gremista. Era a sétima vez que os dois clubes se enfrentariam, mas a rivalidade já era a maior da cidade, atraindo o interesse dos esportistas da capital e do interior. O Grêmio, que havia vencido os seis clássicos anteriores, contava vencer mais um. O Internacional buscava sua primeira vitória. E o fato dos dois clubes estarem há mais de dois anos sem se enfrentarem aumentava a expectativa.

No dia do jogo, cerca de quatro mil pessoas compareceram à Baixada. Na preliminar, os segundos quadros dos dois clubes se enfrentaram, empatando em 1x1. Em seguida, os times principais entraram no gramado. Os jogadores entraram lado a lado, de braços dados, ovacionados pelas torcidas.

Os dois quadros estavam assim formados:
INT: Baes; Simão e Fidélis; Bitú, Kluwe e Lucídio; Túlio, Oswaldo, Bendionda, Miller e Vares.
GRE: Schuback; Dias e Mohrdieck; Hanssen, Alencastro e Chiquinho; Dorival, Sisson, Gertum, Scalco e Lúcio Assumpção

O Internacional estava desfalcado do goleiro Silla e do zagueiro Satyro, enquanto Kluwe, dúvida até antes do jogo, ainda não estava plenamente recuperado da lesão que havia sofrido no amistoso contra o São Paulo de Rio Grande. O Grêmio apresentava uma novidade: Schuback passou a atuar como goleiro, enquanto Dias ingressava em seu lugar, na zaga.

Desde os minutos iniciais ficou clara a superioridade colorada. A zaga gremista, formada por Dias e Mohrdieck, passou trabalho para segurar o ataque colorado. O goleiro Schuback também foi muito exigido. A 1ª etapa encaminhava-se para terminar com placar zerado quando, aos 44', após uma confusão na área gremista, Miller aproveitou uma sobra de bola para chutar para as redes. Internacional 1x0! Os torcedores colorados invadiram o campo e carregaram o jogador nos braços.

No intervalo, a direção gremista ofereceu ao presidente colorado, Felipe Silla, um bouquet de flores.

No 2º tempo a situação do jogo não mudou em relação ao domínio colorado. Mas os gols começaram a aparecer. Logo aos 4', após um cruzamento, Bendionda cabeceou para as redes, marcando o segundo gol colorado. O Internacional dominava a partida, com Carlos Kluwe distribuindo o jogo, no meio. Aos 30', Túlio chutou cruzado, a bola bateu na trave e entrou no gol. Internacional 3x0! Aos 38', o atacante gremista Sisson chutou forte a gol. Baes, goleiro colorado, ainda tocou na bola, mas ela chocou-se na trave e entrou no gol. Entretanto, aos 42', Bendionda mandou uma bomba para fechar o placar: Internacional 4x1!

Após o fim do jogo a torcida colorada entrou no gramado e carregou os atletas vencedores até o pavilhão gremista, onde as torcedoras tricolores lançaram pétalas de rosas sobre os jogadores. Os atletas colorados receberam onze medalhas de ouro, oferecidas pela empresa "A Amparadora" aos vencedores da partida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário