Total de visualizações de página

domingo, 24 de outubro de 2021

Internacional x Pelé


As partidas em que o Rei do Futebol enfrentou o Clube do Povo:

25/09/1958 Internacional 5x1 Santos
Eucaliptos (Porto Alegre)
Amistoso
O Santos tinha três jogadores campeões mundiais poucos meses antes. Pelé havia encantado o mundo na Suécia. No campeonato paulista, a equipe santista liderava com folga e Pelé empilhava gols. Faria 58, recorde até hoje. Mas naquela quinta-feira à noite o Santos foi completamente dominado. O Colorado marcou cinco gols e ainda teve um anulado.

15/06/1967 Internacional 1x5 Santos
Pacaembu (São Paulo)
Torneio Robertão
O Rei Pelé precisou esperar quase dez anos para ter sua vingança. O Internacional começou a partida desfalcado de Sadi, que estava fortemente gripado, e de Bráulio, por opção do técnico. O Colorado começou jogando de igual para igual para o Santos, sem tomar nenhuma preocupação defensiva maior, tomando dois gols em 11 minutos. No 1º gol o goleiro Gainete se lesionou, sendo substituído por Guaporé. A 1ª etapa terminou 3x1. No 2º tempo, com as mudanças ocorridas nas equipes, o Internacional criou três ou quatro chances de gols, desperdiçando-as. No final da partida, o Santos ampliou a vantagem, marcando mais dois gols. Pelé marcou o último gol. Laurício derrubou Toninho Guerreiro na área. Pelé cobrou o pênalti no canto esquerdo enquanto Guaporé pulou no canto direito. O gol colorado foi marcado por Davi, que mais tarde casaria com a irmã de Pelé.

23/10/1968 Internacional 1x3 Santos
Olímpico (Porto Alegre)
Torneio Robertão
Com o Beira-Rio em construção e o Eucaliptos tendo uma capacidade menor de público, o Internacional mandou seus jogos no Robertão de 1967 e 1968 no estádio Olímpico. Era aniversário de Pelé, e o público cantou "Parabéns a Você" para o Rei. No 1º tempo o Internacional conseguiu equilibrar as ações, com Tovar marcando Pelé, e a etapa terminou 1x1. No 2º tempo, Pelé passou a jogar mais avançado, obrigando Tovar a jogar quase na linha de zaga. Além disso, o Internacional não conseguiu manter o ritmo intenso da 1ª etapa e a maior qualidade do Santos apareceu. Aos 14', Pelé avançou para a área colorada, ganhou de Scala e frente a frente com Schneider, chutou para as redes, marcando o 2º gol santista.

04/12/1968 Internacional 1x2 Santos

Olímpico (Porto Alegre)
Torneio Robertão
A partida abriu o Quadrangular Final do Robertão (O Santos terminaria como campeão e o Internacional como vice). O Colorado jogou uma grande partida, especialmente no 1º tempo, quando teve o domínio territorial da partida. A velocidade colorada surpreendeu o Santos. Mesmo assim, os dois clubes concluíram a gol o mesmo número de vezes: quatro. Na 2ª etapa, a maior qualidade técnica da equipe santista fez a diferença, tendo o time de Pelé concluído nove vezes a gol, contra duas conclusões coloradas. Entretanto, a vitória santista só veio no final, em um lance infeliz de Jorge Andrade, que, aos 43', ao tentar interceptar um cruzamento santista, de cabeça acabou entregando a bola para Toninho, que foi derrubado por Tovar, dentro da área, quando ia concluir a gol. Carlos Alberto cobrou o pênalti e marcou. Pelé havia feito o 1º gol santista. No final da partida, Daltro Menezes, em entrevista para os repórteres, chamou o juiz argentino Roberto Goycochea (que trabalhava para a Federação Paulista) de "filho da puta, cretino e ladrão".

26/10/1971 Internacional 1x1 Santos

Beira-Rio (Porto Alegre)
Campeonato Brasileiro
Partida marcada por jogadas rápidas e objetivas. Um Internacional em ritmo de campeão (segundo o Jornal dos Sports) dominou completamente o Santos nos primeiros 30 minutos, obrigando Pelé a recuar e auxiliar na destruição de jogadas. No 2º tempo, o Santos foi superior nos primeiros 20 minutos, quando chegou ao seu gol. Depois o Internacional voltou a ser superior, buscando o empate, com a entrada de Bráulio no time. Paulo César Carpegiani acertou dois chutes na trave, aos 25' e 28'. Finalmente, aos 44' Bráulio empatou, fazendo a torcida explodir em festa no estádio.

20/11/1971 Internacional 1x1 Santos

Beira-Rio (Porto Alegre)
Campeonato Brasileiro
O Internacional começou arrasador, com Claudiomiro marcando um gol na saída de jogo. Mas depois dos 20' o Colorado recuou, entregando a iniciativa ao Santos e esperando atuar nos contra-ataques. O Santos passou a dominar o jogo, mas só conseguiu empatar no início da 2ª etapa. Após o gol santista o Internacional voltou a tomar a iniciativa. Pelé, que fez a assistência para o gol santista, ainda salvou o clube da derrota. Aos 14', Valdomiro cobrou falta, Cejas rebateu e quando Claudiomiro ia marcar, Pelé jogou para escanteio. Pouco depois Rildo salvou em cima da linha um chute de Árlem. Nos minutos finais o Internacional voltou a recuar e o Santos pressionou, mas não conseguiu alterar o placar.

05/12/1971 Internacional 1x0 Santos

Morumbi (São Paulo)
Campeonato Brasileiro
Esse jogo decidiu as eleições do Internacional e eliminou o Santos da possibilidade de chegar ao Triangular Final do campeonato brasileiro. Carlos Stchemann concorria à reeleição, mas estava em desvantagem. Bráulio era um dos pontos de discórdia, pois representava o futebol técnico, criticado pela oposição, que defendia o futebol-força e queria o jogador fora da equipe. Apesar de estar abalado pela morte recente de seu avô, Bráulio pediu para jogar. Figueroa, recém contratado, tranquilizou o Garoto de Ouro: "Te quedes tranquilo, que Pelé no vai jugar. Faça a tua parte e ganha o jogo para nós.". Confiante, Bráulio jogou uma grande partida, enquanto o chileno barrou as investidas do Rei. Aos 25' do 1º tempo, Édson Scott, na ponta-esquerda, cruzou para a área, Oberdan cortou de cabeça e a bola caiu nos pés de Bráulio, que a dominou, deixou dois marcadores sentados (Rildo e Paulo), e de perna esquerda (ele era destro), desviou de Cejas, para fazer o único gol do jogo. A melhor chance do Santos ocorreu aos 36' do 1º tempo, quando Douglas cabeceou na trave e na sequência do lance Pelé chutou também na trave. O gol garantiu a vitória de Carlos Stechmann nas eleições, e o fim da influência dos Mandarins na política colorada. O Internacional ainda surpreenderia o Brasil ao derrotar o Atlético no Mineirão, só não se classificando para a final pelo saldo de gols (precisava vencer por 6x0).

28/11/1973 Internacional 0x2 Santos

Beira-Rio (Porto Alegre)
Campeonato Brasileiro
Foi um jogo de pouca qualidade. No início do 2º tempo o Santos abriu o marcador, e o Internacional passou a pressionar pelo empate. Em um contra-ataque, o Santos chegou ao 2º gol, com Pelé. A torcida colorada reclamou de impedimento no 2º gol santista e alguns torcedores chegaram a agredir o assistente Abel Santos. Segundo o Jornal dos Sports, a atuação do juiz foi muito ruim, prejudicando sempre o Internacional (mas diferente do que aparece na matéria, o juiz não era Agomar Martins, e sim Sebastião Rufino).

24/07/1974 Internacional 1x2 Santos

Beira-Rio (Porto Alegre)
Campeonato Brasileiro
A partida valia pela penúltima rodada do Quadrangular Final do campeonato brasileiro. Foi um grande jogo com as duas equipes procurando a vitória, único resultado que as manteriam na luta pelo título. O duelo Pelé x Figueroa encantou a torcida presente no Morumbi. O jogo foi muito equilibrado no 1º tempo, mas aos 32' Brecha abriu o placar para o Santos. Após o gol santista o Internacional jogou-se ao ataque, criando duas grandes chances. Em uma delas Claudiomiro foi derrubado na área, mas o juiz Saul Mendes nada marcou. No 2º tempo, Claudiomiro empatou logo aos 5', aparando cruzamento de Valdomiro. Após o gol colorado o jogo ganhou em movimentação, com as duas equipes buscando a vitória. Nos últimos 10 minutos de jogo o Santos tomou conta do jogo, na base da empolgação, e chegou à vitória. Em uma confusão na área colorada, após o estreante Manga fazer três defesas parciais, a bola sobrou para Fernandinho marcar.

Resumo:
9 partidas
2 vitórias do Internacional
2 empates
5 vitórias do Santos de Pelé
12 gols marcados pelo Internacional
17 gols marcados pelo Santos de Pelé
4 gols marcados por Pelé


Nenhum comentário:

Postar um comentário