Total de visualizações de página

domingo, 17 de outubro de 2021

Um clássico - Internacional 7x0 Grêmio - 17/10/1948


Em 17 de outubro de 1948, um domingo, a tabela do campeonato municipal marcava o Clássico Gre-Nal para o estádio da Baixada, à tarde. Era a última rodada do campeonato e o Internacional já havia conquistado o título duas rodadas antes.
O Grêmio, que apenas cumpriria tabela, decidiu enviar o time titular para disputar um amistoso em Curitiba e deixou os reservas para encerrarem a participação do clube no campeonato.

Antes da partida, a diretoria e os jogadores gremistas entregaram ao Internacional uma corbeile de flores naturais e um cartão de prata, comemorativo ao bicampeonato municipal. Mas acabaram aí as cordialidades.

O Internacional enviou a campo a seguinte equipe: Ivo; Nena e Ilmo; Alpheu, Vianna e Abigail; Tesourinha, Beresi, Villalba, Roberto e Carlitos.

O Grêmio entrou no gramado com: Sérgio; Castrinho e Tonelli; Rui, Ribeiro e Ernesto; Beroci, Gita, Vinícios, Fossati e Roni.

O fato de que o campeonato já estava decidido e de que o Grêmio jogaria com uma equipe reserva desestimulou o público, e apenas 3.609 torcedores compareceram ao estádio gremista.

Desde o início o Internacional dominou a partida, demonstrando ser bem superior à equipe gremista.
Aos 19' do 1º tempo o lateral-esquerdo colorado Abigail passou para Villalba, que chutou de fora da área para marcar. Internacional 1x0!

No minuto seguinte, novamente Villalba balançou as redes. O atacante argentino chutou por cobertura, encobrindo Sérgio e Castrinho, goleiro e zagueiro gremistas. Internacional 2x0!

Aos 25', Abigail cruzou para Carlitos, que passou para Roberto concluir para as redes. Internacional 3x0!

O Internacional diminuiu um pouco o ritmo, mas aos 42' Villalba foi lançado por Abigail, e mesmo perseguido por Castrinho, invadiu a área e chutou para as redes. Internacional 4x0!

Após o intervalo, o Internacional voltou procurando mais gols. Aos 10' Villalba cruzou para Carlitos chutar para as redes. Internacional 5x0!

Aos 21', Castrinho interceptou um cruzamento para a área com a mão. O juiz José Valente Bastos marcfou a penalidade. Carlitos cobrou o pênalti e marcou. Internacional 6x0.

E finalmente aos 36', após uma confusão na área gremista, Villalba marcou, fechando o placar. Internacional 7x0!

Essa foi a maior vitória colorada em Gre-Nais e também a maior goleada do clássico após a adoção do profissionalismo.

O domínio colorado foi imenso, a ponto do jornalista Adão Carrazzoni, de fortes simpatias com o Tricolor, escrever no Jornal do Dia: "O Grêmio teve 7 tentos no fundo de suas redes, como poderia ter sido 20!"

O texto completo de Carrazzoni:

No mesmo domingo, pela manhã, nos Eucaliptos, diante de bom público, o Internacional venceu o Grêmio por 3x0, no Gre-Nal de juvenis (os antigos juniores) e impediu que o Tricolor chegasse ao título da categoria, que ficou com o Renner.

Por fim, mais um colorado, Odelmo Kern, teve motivos para comemorar naquele distante domingo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário