Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Salve o Dia do Saci!


Em 2003, um grupo de pessoas preocupadas com a "invasão" do Halloween, que chegou no Brasil, via escolas particulares, na década de 1990, fundou a SOSACI (Sociedade dos Observadores de Saci ). No mesmo ano, dois projetos de lei foram criados, estabelecendo o Dia do Saci em 31 de outubro o PL 2.479/2003 e o PL 2.762/2003. Infelizmente, nenhum dos projetos ainda foi votado.

Por outro lado, entre 2003 e 2004 vários municípios dos estados de São Paulo, Espírito Santos, Minas Gerais e Ceará aprovaram leis municipais estabelecendo o Dia do Saci, inclusive a própria capital paulista. O estado de São Paulo também oficializou a data. Em São Luiz do Paraitinga (SP), a Festa do Saci dura vários dias. E em muitos rincões do Brasil, mesmo sem a oficialização da lei, o Dia do Saci é comemorado. Algumas escolas também comemoram o Dia do Saci junto com a Festa de Halloween, valorizando a rica cultura nacional.

E o Saci também é, orgulhosamente, a mascote do Sport Club Internacional (e quase foi a mascote da Copa do Mundo, no lugar do tatu bola que acabou escolhido). O clube que enfrentou o preconceito e desde cedo contou com torcedores e atletas negros, e que era chamado pelo tradicional rival de "Clube dos Negrinhos", adotou originalmente um menino negro como mascote, e mais tarde esse menino negro passou a ser representado pelo Saci, especialista em ardis e truques, e que nunca é enganado pelos seus inimigos. Curiosamente, nossa primeira vitória em Gre-Nal ocorreu em 31 de outubro de 1915, por 4x1.

Então, como diz a música de Jorge Benjor:

"Saci, Saci Pererê
Pula, brinca e joga que eu quero ver!"

2 comentários:

  1. O próprio INTER infelizmente está deixando o Saci em segundo plano em razão do cachimbo (no mínimo ideia dos politicamente corretos) infelizmente!

    ResponderExcluir
  2. Já houve uma tentativa mais forte de escantear o Saci, durante a gestão Píffero, mas atualmente o nosso mascote recuperou um pouco de espaço.

    ResponderExcluir