Total de visualizações de página

terça-feira, 11 de janeiro de 2022

Nossos títulos: Campeonato Municipal de 1941


O Internacional havia conquistado o título de 1940, após quatro anos de jejum.

Em 1941, a estreia no campeonato ocorreu em 6 de abril, contra o Porto Alegre, na Chácara das Camélias. Em relação ao time base do ano anterior, a equipe apresentava quatro mudanças. No gol, Rubem jogou, no lugar de Júlio. Na posição de centromédio, Brandão, que voltava do Força e Luz, foi titular no lugar de Magno, que estava se transferindo para o Cruzeiro. E de centroavante, estreava no time o argentino Villalba, no lugar de Marques, que foi jogar no Gaúcho de Passo Fundo. O time foi a campo com: Rubens; Alpheu e Borges; Assis, Brandão e Pedrinho; Tesourinha, Russinho, Villalba, Rui e Carlitos. O Internacional venceu por 6x1, com gols de Brandão (2), Rui, Villalba, Russinho e Tesourinha.

A segunda partida só ocorreria em 1º de junho, contra o Cruzeiro, nos Eucaliptos. O time tinha duas mudanças. Ávila, centromédio que veio do Pelotas, e Nickelagem, lateral-esquerdo que veio do Força e Luz, entraram no time, saindo Pedrinho e Villalba. Brandão atuou de centroavante. O Cruzeiro saiu vencendo a partida, logo a um minuto, mas aos 15' o Internacional já tinha virado o placar. No final, Colorado 9x3, com gols de  Carlitos (4), Brandão (3), Tesourinha e Russinho.

No dia 13 de julho o adversário era o Força e Luz, na Timbaúva. O veterano titular Risada voltou á zaga, no lugar de Borges, e Villalba voltou ao comando do ataque, no lugar de Brandão. O gramado estava sem condições, devido às chuvas que caíram na cidade, mas o juiz Alfredo Cesaro decidiu autorizar a partida. O Colorado esteve duas vezes atrás no placar, mas conseguiu o empate em 2x2, com gols de Villalba e Rui.

Em 3 de agosto de 1941 o adversário era o São José, no Passo da Areia. Borges e Brandão voltaram ao time, com a saída de Risada e Ávila. O Internacional terminou o 1º tempo perdendo por 2x0, mas Rui e Villalba garantiram o empate, no 2º tempo: 2x2.

O Internacional vinha de dois tropeços e no dia 17 de agosto o adversário era o Grêmio, nos Eucaliptos. Na zaga o time teve que colocar Júlio Ramos, pois nem, Borges nem Risada estavam em condições de jogar. E o veterano Júlio voltou ao gol. Mas comandado por Carlitos o Internacional não teve dificuldades. Vitória por 3x0, com gols de Carlitos (2) e Villalba.

Em 31 de agosto de 1941, nos Eucaliptos, o Internacional estreou no 2º turno, enfrentando o Porto Alegre. Risada voltou ao time, no lugar de Júlio Ramos, e Salvador jogou no lugar de Russinho. O Colorado saiu perdendo, mas venceu por 7x1, gols de Rui (2), Carlitos (2), Tesourinha, Brandão e Villalba.

No dia 7 de setembro o adversário era o Cruzeiro, na Montanha. O problema na zaga continuava. Ary, do 2º quadro, entrou no time no lugar de Risada. E Russinho voltou ao time, para a saída de Salvador. Com gols de Russinho e Carlitos, o Internacional venceu por 2x0.

Em 21 de setembro o adversário foi o Força e Luz, nos Eucaliptos. Pela primeira vez no campeonato o técnico Wolmy Bocorni conseguiu repetir a escalação. Aos 24' do 1º tempo o Internacional abriu o placar com Villalba. Mas aos 34', Cascão invadiu a área marcado por Brandão. Alves cruzou para a área e Cascão subiu para cabecear, segurando a camisa de Brandão, impedindo-o de subir. Cabeceando no canto, gritou para provocar Júlio - "vai te machucar!". O goleiro realmente bateu com a cabeça na trave, sofrendo um corte profundo.  O juiz validou o gol irregular e Júlio ficou vários minutos fora da partida. Como não havia substituição, Brandão foi para o arco, atuando de 34' do 1º tempo até 12' do 2º tempo, quando Júlio voltou para o gol. Mas mesmo com um a menos, o Internacional ainda fez mais um gol, com Tesourinha, No 2º tempo Carlitos fechou o plcar (3x1).

No dia 12 de outubro, nos Eucaliptos, o adversário foi o São José. Ávila voltou ao time, saindo Nickelagem. Com gols de Tesourinha, Brandão, Russinho e Carlitos o Internacional venceu por 4x1.

No dia 19 de outubro ocorreu o Gre-Nal, na Baixada. O time foi o mesmo do jogo anterior e Villalba abriu o placar, mas o Grêmio virou o jogo e venceu por 2x1.

Mesmo com a derrota, o Internacional continuava com grande vantagem sobre o Grêmio. O campeonato teria ainda um terceiro turno, com os três melhores colocados: Internacional, Grêmio e Força e Luz. A pontuação continuava contando nos três turnos. Assim o Colorado precisava apenas de um ponto nos dois jogos restantes para chegar ao título.

O Internacional voltou a jogar em 11 de janeiro de 1942. O adversário era o Grêmio, na Timbaúva. O time apresentava duas modificações em relação ao Gre-Nal anterior: Risada e Nickelagem entraram no time, saindo Ary e Ávila. Malaquias abriu o placar para o Grêmio aos 11' do 1º tempo, mas Villalba empatou aos 27' do 2º tempo. Com o empate o Internacional conquistou o bicampeonato municipal da cidade com uma rodada de antecedência.

Na última rodada, em 15 de janeiro de 1942, na Baixada, o Internacional enfrentou o Força e Luz. Álvaro, Ávila e Castillo entraram no time, no lugar de Risada, Brandão e Rui. O Internacional venceu por 3x0, gols de Villalba (2) e Russinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário