Total de visualizações de página

quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

O Internacional antifascista: quatro momentos da história do clube em apoio às forças que lutavam contra o nazi-fascismo


Entre 1939 e 1945 o mundo sofreu com as agressões nazistas e os horrores da Segunda Guerra Mundial, o conflito que mais mortes causou na história da humanidade.

O Brasil seria envolvido diretamente no conflito a partir de 1942, enviando tropas para combater na Itália a partir de 1944.

A luta contra o nazi-fascismo alcançou vários setores da sociedade brasileira, inclusive o esporte. E no futebol o Internacional deu sua contribuição, em quatro partidas.

04/10/1942
Internacional 3x0 Combinado de Porto Alegre
Em 22 de agosto de 1942 o Brasil declarou guerra à Alemanha e à Itália. Havia o temor de possíveis retaliações nazistas, em um momento em que as forças do Eixo ainda tinham a ofensiva do conflito. O grande temor eram os ataques aéreos, embora na prática esse risco fosse inexistente para o Brasil, na época (e continuaria assim durante todo o conflito). As emissoras de rádio Gaúcha, Difusora e Farroupilha, e jornais Correio do Povo e Folha da Tarde decidiram promover um amistoso para arrecadar fundos para a construção de abrigos anti-aéreos em Porto Alegre. As equipes escolhidas para a partida foram o Internacional, tricampeão da cidade, e um combinado da capital, que também ficou conhecido como "Combinado dos Cinco", por ser formado por jogadores do Grêmio, Cruzeiro, Força e Luz, Nacional e São José (embora só tenham atuado atletas dos três primeiros). A partida foi disputada nos Eucaliptos. Na preliminar o Ginásio Cruzeiro do Sul venceu o Ginásio Nossa Senhora das Dores por 3x0. No jogo de fundo o Colorado bateu o Combinado da cidade por 3x0, três gols de Carlitos.

28/05/1944
Internacional 7x3 Grêmio
Em maio de 1944 os preparativos para o embarque da Força Expedicionária Brasileira rumo à Europa estavam sendo finalizados (a FEB embarcaria em direção à Itália em 30 de junho). No dia 28 de maio foi realizado um Gre-Nal amistoso na Baixada, para marcar a inauguração da nova bandeira do Grêmio e em homenagem à Força Expedicionária Brasileira. O Internacional abriu vantagem com gols de Tesourinha e Rui, porém o Grêmio descontou ainda no 1º tempo, com Ivo Aguiar. Mas logo aos 2' do 2º tempo Volpi ampliou para 3x1, e aos 6' Rui marcou o 4 gol colorado. Vinícius descontou para o Grêmio, Volpi ampliou para o Internacional, Bentevi voltou a descontar, mas Volpi e Assis fecharam a goleada por 7x3 sobre o rival.

13/05/1945
Internacional 2x0 Cruzeiro
Em 8 de maio de 1945 a Alemanha se rendeu aos aliados ocidentais e no dia seguinte à União Soviética. Embora até pelo menos o dia 15 de maio forças nazistas continuaram resistindo em alguns pontos da Europa, o dia 8 passou a ser considerado o dia da vitória. No dia 13 o Internacional enfrentava o Cruzeiro, na Montanha, pelo campeonato municipal. Era a primeira partida do clube depois da vitória aliada. Antes do início da partida, os atletas das duas equipes entraram em campo com bandeiras do Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e União Soviética, e várias flâmulas do Brasil, em comemoração da vitória dos Aliados na II Guerra Mundial. Após receberem calorosos aplausos da torcida, foi observado um minuto de silêncio em homenagem aos mortos na guerra. Com a bola rolando, o Internacional venceu com gols de Carlitos e Rui.

27/05/1945
Internacional 8x0 Força e Luz
O Colorado enfrentaria o Força e Luz, pelo campeonato municipal, na Timbaúva. Por iniciativa do Internacional, antes da partida os atletas dos dois clubes entraram no gramado, acompanhados de uma banda, e percorreram o campo recolhendo doações dos torcedores para a construção de um Monumento aos Expedicionários. Depois, com a bola rolando, Carlitos (2), Adãozinho (2), Tesourinha e Rui construíram a goleada colorada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário