Total de visualizações de página

quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Jogadores do passado: Dorval


Dorval de Lima e Silva nasceu em 23 de novembro de 1895. Geralmente é apontado como sendo neto do general João Manoel de Lima e Silva, mas essa informação não é confirmada em sites de genealogia e nem mesmo pelas idades dos filhos do militar farroupilha. Bisneto é um parentesco mais provável, embora também não confirmado nas listas genealógicas dos Lima e Silva.

Independente do grau de parentesco, pertencer a uma família tradicional abriu portas a Dorval. Negro em uma sociedade altamente preconceituosa, teve acesso a boas escolas. Em 1916 ingressou na Escola de Comércio. No mesmo ano, passou a atuar pelo 2º quadro do Internacional.

Em 1918, após a saída de Simão, o Internacional apresentava dificuldades para encontrar um companheiro de zaga para Bello. Testou Zé Luís, Mascarello e até o atacante Ribas. Nenhum deu bom resultado e assim, no Gre-Nal 4 de de agosto de 1918, Dorval foi chamado a atuar no time principal. O Internacional foi derrotado por 1x0. Foi a única partida em que atuou, no ano de 1918.

Em 1919 Dorval começou como titular da equipe. Na estreia, derrota para o Cruzeiro (0x1), em amistoso. No jogo seguinte, em 4 de maio de 1919, o Internacional enfrentou o Porto Alegre, pelo campeonato municipal. O Colorado perdeu por 2x1, e dias depois a Associação Porto Alegrense de Desportos puniu Dorval com 60 dias de suspensão, por acontecimentos da partida. Mas na cobertura da partida pela imprensa nada de anormal foi registrado. Também nas notícias sobre a punição, nada foi apontado como a causa da suspensão.

Mesmo punido, Dorval atuou em 13 de maio, no amistoso contra o Militar (2x2). O clube formado por alunos do Colégio Militar não era filiado à APAD e a punição não tinha valor. Após a punição, Dorval ainda voltou a atuar no Internacional em 28 de setembro de 1919, na vitória por 2x0 sobre o Cruzeiro, pela Taça Sete de Setembro. Durante sua punição, Woebcke ganhou a posição.

Dorval, após a temporada de 1918, encerrou a carreira. Reaparece na imprensa em 1926, escolhido suplente de juiz distrital em 1926, em Uruguaiana. Mas mesmo a data de falecimento não consegui localizar.

Seus números no Internacional:
5 partidas
1 vitória
1 empate
3 derrotas


Nenhum comentário:

Postar um comentário