Total de visualizações de página

sábado, 18 de novembro de 2023

Jogadores do passado: Jorge Wagner



Jorge Wagner Góes Conceição nasceu em Feira de Santana (BA), em 17 de novembro de 1978.

Jorge Wagner começou a jogar futebol nas categorias de base do Vitória, onde ficou de 1992 a 1994, ingressando depois na base do Bahia, onde se profisisonalizou em 1996.

Mo Bahia, Jorge Wagner venceu os campeonatos estaduais de 1998 e 1999, firmando-se como titular nessa última temporada. Em 2000, durante a Copa João Havelange, o futebol de Jorge Wagner apareceu para o Brasil. Nesse campeonato, ele enfrentou o Internacional em 14 de outubro de 2000, quando o Bahia perdeu por 3x2, no Beira-Rio. Nesse momento ele já atuava como meia.

O bom futebol de Jorge Wagner o levou para o Cruzeiro, em 2001. Pelo clube mineiro, venceu a Copa Sul-Minas em 2001 e 2002 e o Supercampeonato Mineiro em 2002. Enfrentou o Internacional em três ocasiões, em 2001: dois jogos pela Copa Sul Minas (Cruzeiro 2x0 e empate 2x2) e uma pelo campeonato brasileiro (Cruzeiro 4x2).

No início de 2003 Jorge Wagner foi emprestado ao Corinthians, para a disputa do campeonato paulista. Foi campeão estadual, marcando dois gols na final contra o São Paulo. De volta ao Cruzeiro, foi negociado com o Lokomotiv Moscou, onde foi campeão russo em 2004.

No início de 2005, o Internacional contratou Jorge Wagner. Sua estreia ocorreu em 30 de janeiro de 2006. No Nicolau Fico, o Internacional empatou em 1x1 com o Farroupilha, pelo campeonato gaúcho. No jogo seguinte, em 2 de fevereiro, o Colorado bateu o Chapadão, em Cahpadão do Sul, por 2x1, em partida válida pela Copa do Brasil. No começo do ano o time de Muricy Ramalho estava com dificuldades para acertar-se e tropeçou em algumas partidas do Gauchão. Jorge Wagner atuou nesses jogos na meia, com Vinícius e Galego se revezando na lateral-esquerda. No dia 27 de fevereiro, na vitória por 1x0 sobre o Veranópolis, no Beira-Rio, Jorge Wagner atuou na lateral. No jogo seguinte, em 6 de março, o Internacional venceu o Glória, em Vacaria, por 2x1. E Jorge Wagner, cobrando falta, fezu seu primeiro gol pelo Internacional. Em 26 de março o Glória surpreendeu e venceu o Internacional no Beira-Rio por 3x1, mas Jorge Wagner fez mais um gol, novamente cobrando falta. Em 1º de abril, em Veranópolis, o Internacional venceu os donos da casa por 2x0, e Jorge Wagner abriu o placar, cobrando pênalti. Esse jogo classificou o Internacional para a final do campeonato gaúcho. Em 7 de abril, pela Copa do Brasil, o Internacional enfrentou o Friburguense, no Beira-Rio. A equipe fluminense resistiu no 1º tempo, mas na 2ª etapa caiu por 4x0. Jorge Wagner, cobrando pênaltis, fez os dois primeiros gols. Em seguida, o Internacional enfrentou o 15 de Novembro, na decisão do campeonato gaúcho, e conquistou o título, em 17 de abril.

Em 21 de abril de 2005, no Beira-Rio, o Internacional venceu o Paulista por 1x0, pela Copa do Brasil. Jorge Wagner marcou o gol, cobrando pênalti. Mas dias depois o clube seria eliminado pelo mesmo Paulista. No começo do campeonato brasileiro, também o clube começa tropeçando. A recuperação começou com uma vitória sobre o Flamengo. No dia 14 de maio, em Florianópolis, Jorge Wagner abriu o placar, cobrando falta. O Figueirense empatou, mas aos 41' do 2º tempo, Jorge Wagner marcou mais um, garantindo a vitória fora de casa. No jogo seguinte, em Curitiba, vitória por 3x1 sobre o Atlético, e mais uma vez Jorge Wagner deixou sua marca, cobrando pênalti. Jorge Wagner voltaria a marcar (cobrando pênalti) em 10 de julho, na vitória por 4x2 sobre o Vasco, em São Januário. Em 17 de julho, no Beira-Rio, o Internacional bateu o Juventude por 5x2, e Jorge Wagner marcou duas vezes. Em 13 de agosto, o Internacional enfrentou o Palmeiras, no Parque Antártica. O Colorado perdeu por 3x2, mas Jorge Wagner fez mais um gol, de pênalti. Em 18 de setembro, no Beira-Rio, o Internacional venceu o Atlético Paranaense por 3x2, com mais um gol de falta de Jorge Wagner. Na Copa Sul-Americana, em 29 de setembro, o Internacional empatou em 1x1 com o Rosario Central, classificando-se para a fase seguinte, e Jorge Wagner marcou o gol colorado, cobrando pênalti. Em 2 de outubro de 2005, o Internacional, que liderava o campeonato brasileiro, entrou em campo atingido por uma das maiores falcatruas da história do futebol nacional. A CBF anulou 11 partidas supostamente manipuladas pelo árbitro Edílson Pereira de Carvalho. A decisão favorecia principalmente o Corinthians. Abatido, o Internacional saiu na frente contra o Fluminense, mas sofreu a virada. Jorge Wagner, porém, cobrando falta, garantiu o 2x2, aos 41' do 2º tempo. Na Copa Sul-Americana, o Internacional acabaria eliminado pelo Boca Juniors. Em 20 de novembro, contra o Corinthians, o Internacional jogou desfalcado de Jorge Wagner, e em uma atuação desastrosa de Márcio Resende de Freitas, foi seriamente prejudicado e apenas empatou em 1x1. No dia 27, contra o Palmeiras, Jorge Wagner voltou ao time e, de falta, marcou um dos gols da vitória por 2x1. Mas o título brasileiro não veio, o Internacional ficou com o vice.

Na temporada de 2006, Jorge Wagner ficou de fora das primeiras sete partidas. Em 5 de fevereiro, no Beira-Rio, contra o Passo Fundo, Jorge Wagner começou no banco de reservas, mas entrou no time substituindo Tinga, marcando o último gol da goleada por 4x0, novamente cobrando falta. Na Taça Libertadores, Jorge Wagner começou no banco, o que o deixava livre para atuar no estadual. Em 19 de fevereiro o Internacional bateu a Ulbra por 3x1 e Jorge Wagner fez o seu, cobrando pênalti. Em 26 de março o Internacional derrotou o São José por 6x2, e Jorge Wagner fez mais um, de pênalti. Nos dois Gre-Nais decisivos do Gauchão, vencido pelo Grêmio, Jorge Wagner não jogou.

Em 15 de abril, na estreia no campeonato brasileiro, Jorge Wagner atuou como titular, no empate em 1x1 com o Vasco. E assumiu a lateral-esquerda colorada também na Taça Libertadores. Contra o Nacional, no Uruguai, em 27 de abril, Jorge Wagner abriu o caminho para a virada (2x1) cobrando falta. Depois Rentería marcaria um golaço. Em 7 de maio, em Curitiba, Jorge Wagner garantiu a vitória colorada sobre o Atlético (2x1) cobrando pênalti. Em 10 de maio, em Quito, o Internacional perdeu para a LDU por 2x1, pela Taça Libertadores, mas Jorge Wagner deixou sua marca mais uma vez. O jogo da volta ocorreria apenas depois da Copa do Mundo, em 19 de julho. O Internacional venceu por 2x0 e classificou-se para a semifinal. A partir dessa partida, Jorge Wagner atuaria apenas em partidas da Taça Libertadores. Contra o Libertad, na semifinal, 0x0 e 2x0. No primeiro jogo da final, no Morumbi, o Internacional venceu por 2x1. Na volta, no Beira-Rio, em 16 de agosto, empate em 2x2 e a conquista da América! Mas essa foi a última partida de Jorge Wagner pelo Internacional. Dias depois a torcida colorada foi surpreendida com a transferência do jogador para o Betis.

Jorge Wagner ficou pouco tempo na Espanha. No início de 2007 voltou ao Brasil, para jogar no São Paulo. No Tricolor paulista foi campeão brasileiro em 2007 e 2008. No final de 2010 transferiu-se para o Kashiwa Reysol, do Japão. Pelo clube japonês venceu o campeonato nacional em 2011, a Copa do Imperador em 2012 e 2013, a Supercopa japonesa em 2012 e a Copa da Liga Japonesa em 2013.

No primeiro semestre de 2014, Jorge Wagner atuou pelo Botafogo, retornando ao Japão em julho, para defender o Kashima Antlers. Sem repetir o bom desemepnho que teve na sua passagem anterior pelo país, Jorge Wagner voltou ao Brasil em 2015, para jogar pelo Vitória. Em 2016 Jorge Wagner ficou sem clube, mas em 2017 voltou a atuar, jogando o campeonato baiano pelo Fluminense de Feira, clube de sua cidade natal.

Seus números no Internacional:
99 partidas
56 vitórias
23 empates
20 derrotas
23 gols
Campeão da Taça Libertadores em 2006
Campeão gaúcho em 2005

Nenhum comentário:

Postar um comentário