Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Nossos títulos: campeonato municipal de 1940

Gre-Nal 20/10/1940- Internacional 4x3 Grêmio

Em 1940 a Associação Metropolitana Gaúcha de Esportes Atléticos (AMGEA) regia o futebol da capital gaúcha. A temporada esportiva de 1940, em Porto Alegre, começou em 31 de março, no estádio da Timbaúva. Nesse dia foi disputado o Torneio Início, com partidas de 20 minutos. O Internacional conquistou o título na Série A. Os resultados do torneio foram os seguintes:

Grêmio 2x0 Força e Luz - Basílio e Rubi
Internacional 3x0 São José - Russinho (2) e Ruy Motorzinho
Grêmio 1x0 Cruzeiro - Malachias
Internacional 1x0 Grêmio - Marques
Equipe campeã: Júlio; Alpheu e Risada; Rubim, Assis e Pedrinho; Tesourinha, Russinho, Marques, Ruy Motorzinho e Carlitos

Na Série B o Porto Alegre venceu o Torneio Início.

O campeonato começou em 14 de abril de 1940, com o confronto Internacional x Cruzeiro, nos Eucaliptos. O jogo deveria ter sido realizado em 7 de abril, as foi transferido devido às fortes chuvas. A partida foi bastante disputada. Rui, do Cruzeiro, abriu o placar logo no início, mas no final do 1º tempo o colorado Ruy Motorzinho empatou. No 2º tempo, Russinho virou o jogo, mas Rui empatou novamente. Marques, de cabeça, colocou o Colorado novamente na frente, e Espir, contra, deixou o o Internacional com dois gols de vantagem. Mas nos últimos 8 minutos de jogo, Rui e Plá empataram a partida em 4x4.

Equipe colorada: Júlio; Alpheu e Risada; Perez, Assis e Pedrinho; Tesourinha, Russinho, Marques, Ruy Motorzinho e Carlitos

O Internacional protestou contra a participação de Plá, ponteiro-esquerdo do Cruzeiro, contratado ao Riograndense de Rio Grande, e que segundo a direção colorada, não estaria regularmente inscrito. Em 17 de abril a AMGEA não acatou o protesto colorado, reconhecendo o atleta como legitimamente inscrito.

Jogo seguinte:
21/04 Força e Luz 1x1 São José
[Zequita; Elustondo]

No dia 28 de abril ocorreu o Gre-Nal do 1º turno, na Baixada. A empresa Chá Miromas ofereceu um prêmio de 50$000 para o jogador que marcasse o primeiro gol do clássico. O árbitro da partida, Francisco Azevedo, era pelotense e foi trazido de avião especialmente para dirigir o clássico. Como a bola rolando, logo aos 8' Ruy Motorzinho marcou um gol, mas o juiz anulou alegando impedimento. Mas cinco minutos depois Ruy Motorzinho voltou a marcar, ganhando o prêmio do Chá Miromas. Ainda no 1º tempo, poré, César Basílio ematou o jogo. Logo no início do 2º tempo, o mesmo César Basílio, de bicicleta, virou o jogo. Mas Russinho empatou de cabeça. Pouco depois, o goleiro gremista Edmundo lesionou-se ao defender uma bola nos pés de um atacante colorado e teve que ser substituído por Enobar. Pouco depois, César Basílio venceu o goleiro colorado Júlio em um chute, mas Risada salvou sobre a linha. E Carlitos, aos 38' do 2º tempo, após driblar o zagueiro Dario, chutou forte para fazer o gol da vitória colorada: 3x2.

Equipe colorada: Júlio; Alpheu e Risada; Assis, Magno e Pedrinho; Tesourinha, Russinho, Marques, Ruy Motorzinho e Carlitos

Jogos seguintes:
05/05 Força e Luz 2x4 Cruzeiro
[Acácio e Filhinho; Rui (2) e Rico (2)]
12/05 São José 2x4 Grêmio
[Alemãozinho e Javel; Malachias (2), Cezar Schinini e César Basílio]


No dia 19 de maio, o Internacional jogava sua terceira partida, contra o Força e Luz. Um torcedor colorado apostou 500$000 contra os onze jogadores do Força e Luz. O jogo começou em alta velocidade. Aos 5', Russinho fez 1x0 para o Internacional, aos 6', Tóbis empatou e aos 7', Russinho colocou o Colorado em vantagem novamente. Aos 10', o meia do Força e Luz, Salvador, lesionou-se, desfalcando seu clube, pois não existiam substituições na época. Ainda no 1º tempo o Internacional ampliou com Russinho e Marques. No 2º tempo, Tesourinha, Carlitos e Marques fecharam a vitória em 7x1.

Equipe colorada: Júlio; Alpheu e Risada; Assis, Magno e Pedrinho; Tesourinha, Russinho, Marques, Ruy Motorzinho e Carlitos

Jogo seguinte:
26/05 Grêmio 3x2 Cruzeiro
[Mesquita, César Basílio e Malachias; Cascão e Ordovás]

O Internacional liderava com cinco pontos ganhos, vindo em seguida o Grêmio, com quatro. No dia 2 de junho, o Internacional enfrentou o São José, no Passo da Areia. Cidrônio abriu o placar para o Zequinha, mas Marques empatou ainda no 1º tempo. Aos 42' do 1º tempo, o juiz marcou pênalti para o São José. Javel cobrou, mas o goleiro Júlio defendeu. No 2º tempo, Marques virou o jogo e Tesourinha e Russinho, duas vezes, ampliaram a vantagem colorada. Cidrônio diminuiu no final, fechando o placar em 5x2.

Equipe colorada: Júlio; Alpheu e Risada; Assis, Magno e Pedrinho; Tesourinha, Russinho, Marques, Ruy Motorzinho e Carlitos

Jogos seguintes:
09/06 Força e Luz 3x2 Grêmio
[Zequita (2) e Filhinho; Foguinho e Vanário]
16/06 Cruzeiro 2x3 São José
[Ordovás e Cascão; Dentista, Alemãozinho e Cidrônio]

O Internacional fechou o 1º turno com sete pontos. O Grêmio vinha em segundo, com quatro, e Cruzeiro, Força e Luz e São José tinham três pontos.

Na abertura do 2º turno, novamente enfrentavam-se Internacional e Cruzeiro, na Timbaúva. Marques abriu o placar para o Internacional; No 2º tempo Ordovás empatou, Russinho colocou novamente o Colorado em vantagem, mas Ordovás voltou a empatar. Novamente o Internacional perdia um ponto no campeonato, e outra vez para o Cruzeiro. Esta foi a primeira partida com a participação do Departamento de Cooperação e Propaganda (DCP).

Equipe colorada: Júlio; Alpheu e Risada; Assis, Magno e Pedrinho; Tesourinha, Russinho, Marques, Ruy Motorzinho e Carlitos

Jogo seguinte:
30/06 São José 2x1 Força e Luz
[Javel e Alemãozinho; Filhinho]

No dia 7 de julho ocorreu o Gre-Nal do 2º turno, nos Eucaliptos. Foguinho abriu o placar para o Grêmio, mas Marques empatou, ainda no 1º tempo. Antes do intervalo, Malachias fez 2x1 para o Tricolor e o centromédio colorado Félix Magno quebrou o pé. Como não existiam substituições, o Internacional ficou com um jogador a menos. O zagueiro Alpheu também lesionou-se, mas continou fazendo número em campo. No 2º tempo, César Basílio (duas vezes) e Malachias ampliaram para o Grêmio e no final do jogo, Marques descontou. Vitória gremista por 5x2.

Jogos seguintes:
21/07 Força e Luz 3x4 Cruzeiro
[Brandão (2) e Filhinho; Plá, Ordovás, Rico e Rui]
28/07 Grêmio 0x0 São José

Com as partidas realizadas, o campeonato ficou embolado. O Internacional liderava, com 8 pontos, o Grêmio tinha 7 e Cruzeiro e São José vinham com 6 pontos. No jogo seguinte, o Internacional enfrnetava o lanterna, Força e Luz, na Timbaúva. E o jogo foi dramático. Assis abriu o placar para o Colorado, mas Tobis empatou ainda no 1º tempo. No 2º tempo, Mário Andrade virou o jogo, mas com dois gols nos últimos 15 minutos de jogo, Carlitos garantou a vitória colorada: 3x2.

Equipe colorada: Marcelo; Álvaro e Risada; Rubim, Assis e Pedrinho; Tesourinha, Russinho, Torelly, Castillo e Carlitos

Jogo seguinte:
11/07 Cruzeiro 0x2 Grêmio
[Vanário e César Basílio]

No dia 18 de agosto, o Internacional enfrentava o São José, nos Eucaliptos, seu último jogo no 2º turno. Uma vitória e a liderança estaria garantida. E logo aos 4 minutos Tesourinha fez 1x0, e em 15 minutos, com gols de Alemãozinho (2) e Javel, já vencia por 3x1. Aos 22 minutos de jogo, ocorreu pênalti para o Internacional. Tesourinha cobrou mas Ivo (futuro goleiro colorado) defendeu. No 2º tempo Carlitos diminuiu, Décio fez 4x2 para o São José, mas Russinho marcou dois gols nos últimos dez minutos, evitando a derrota: 4x4.

Equipe colorada: Marcelo; Álvaro e Risada; Alpheu, Assis e Pedrinho; Tesourinha, Russinho, Torelly, Ruy Motorzinho e Carlitos

Jogos seguintes:
01/09 Grêmio 4x0 Força e Luz *
[Vanário, Foguinho, Malachias e César Basílio]
08/09 São José 1x3 Cruzeiro**
[Alemãozinho; Cascão, Rafini e Ordovás]

*O goleiro gremista, Edmundo, com uma lesão no olho, foi substituído por Enobar. A substituição do goleiro, por lesão, era a única permitida. No 4º gol gremista, César Basílio estava impedido, fato reconhecido pelos próprios atletas tricolores. Como o juiz José Gomes de Oliveira insistiu em manter o gol, Brandão, do Força e Luz, o agrediu a socos, sendo preso e levado para a delegacia. Dois dias depois a AMGEA o suspendeu por seis meses.
** Plá, do Cruzeiro, foi expulso por reclamação. Para apressar sua saída de campo, o árbitro Oscar Denovaro o segurou pelo braço. Plá reagiu dando um soco no árbitro, sendo preso e suspenso por seis meses. A suspensão de Plá seria anulada pouco depois.

Com os resultados o 2º turno terminou com a dupla Gre-Nal empatada na liderança, com 11 pontos. E o Internacional começava o 3º turno enfrentando logo a equipe que não conseguira vencer nos dois jogos anteriores, o Cruzeiro. A partida ocorreu na Timbaúva. Mas o Internacional fez um bom 1º tempo, vencendo por 2x0, gols de Álvaro e Castillo. Na volta para o 2º tempo, ocorreu um fato inusitado. Vinícius, lateral do Cruzeiro, irritado com as vaias da torcida colorada momentos antes do reinício da partida, dirigiu gestos ofensivos para os torcedores, sendo flagrado por um inspetor de polícia, que comunicou o fato ao delegado Renato Souza. O delegado deu voz de prisão ao atleta e a partida ficou paralisada por 30 minutos, pois o Cruzeiro exigia poder substituir o jogador, já que ele havia sido punido por atos extra-campo. Mas a partida recomeçou com o Cruzeiro com dez jogadores em campo. Carlitos ampliou o placar, Ordovás descontou, mas Castillo e Tesourinha confirmaram a goleada: 5x1. No final da partida, mais polêmica: Alpheu contou que sofreu tentativa de suborno por parte de dirigentes do Grêmio, e acrescentou que mais três jogadores colorados foram procurados para "facilitarem" o jogo, no Gre-Nal seguinte: Marcelo, Assis e Magno.

Equipe colorada: Marcelo; Álvaro e Risada; Alpheu, Magno e Assis; Tesourinha, Russinho, Carlitos, Ruy Motorzinho e Castillo

Jogo seguinte:
13/10 São José 4x2 Força e Luz
[Elustondo (2), Alemãozinho e Cidrônio; Acário e Mário Andrade]

No dia 20 de outubro, na Timbaúva, ocorreu o Gre-Nal do 3º turno. O Grêmio precisava vencer, para voltar a empatar com o Internacional. Uma vitória colorada deixaria o Clube do Povo muito perto do título. Na preliminar, o Porto Alegre empatou em 3x3 com o Renner e conquistou o campeonato da Série B. Na hora do Gre-Nal, todos atletas que teriam sido procurados com propostas de suborno estavam presentes. E o jogo começou em alta velocidade. Logo aos 9 minutos, Mário abriu o placar para o Grêmio. Mas aos 11 minutos, Carlitos cruzou para Tesourinha, que ganhou do lateral-esquerdo Walter e na saída de Edmundo tocou por cima do goleiro gremista, para empatar. Aos 25 minutos, Magno cobrou falta e Tesourinha concluiu a gol, fraco, mas Edmundo engoliu um frango. Porém, aos 45 minutos a defesa colorada atrapalhou-se e a bola sobrou para César Basílio empatar. No intervalo o placar estava 2x2. Quando a bola voltou a rolar, logo aos 3 minutos, Nagno serviu a Russinho, que colocou o Colorado na frente outra vez. Mas aos 14 minutos, Mário empatou de novo. Entretanto, aos 26 minutos, Magno chutou para o gol, Noronha cortou de cabeça e a bola caiu nos pés de Russinho, que chutou forte para as redes, fechando o placar: Internacional 4x3!

Equipe colorada: Marcelo; Álvaro e Risada; Alpheu, Magno e Assis; Tesourinha, Russinho, Carlitos, Ruy Motorzinho e Castillo

Jogos seguintes:
26/10 Cruzeiro 0x5 Força e Luz
[Filhinho (2), Zequita (2) e Acácio]
27/10 Grêmio 1x1 São José
[Foguinho; Décio]

No dia 30 de outubro, uma quarta-feira, o Internacional enfrentava o Força e Luz. Com o empate do Grêmio, se o Colorado vencessse a partida conquistaria o título municipal. E a partida, disputada na Chácara das Camélias, foi tranquila para o Colorado. Logo no início do jogo, o lateral-direito Juvêncio, do Força e Luz, lesionou-se, deixando sua equipe com 10 atletas. Russinho e Castillo (duas vezes) constroem a vantagem colorada no 1º tempo. Na 2ª etapa, Carlitos e Russinho ampliam e Tobis diminui no final: Internacional 5x1, Colorado campeão municipal!

Jogo seguinte:
01/11 Cruzeiro 5x4 Grêmio
[Rui (2), Plá, Wilson e Walter (contra); Malachias (3) e César Basílio]

No dia 3 de novembro, já campeão, o Internacional enfrentou o São José, na Timbaúva. Cidrônio e Alemãozinho abriram vantagem para o Zequinha, mas ainda no 1º tempo Ruy Motorzinho descontou. No 2º tempo, Russsinho empatou o jogo. Mas a partida foi interrompida aos 34 minutos do 2º tempo, devido a um temporal. Na reunião da AMGEA de 6 de novembro, quando se decidiria uma nova data para jogar os 11 minutos faltantes, o Internacional abriu mão de disputar o jogo, entregando os pontos ao São José.

Jogos seguintes:
09/11 Grêmio 1x0 Força e Luz
[César Basílio]
10/11 Cruzeiro 1x0 São José
[Vinícius]

Classificação Final:
1º Internacional - 17 pontos
2º Grêmio - 14 pontos
3º Cruzeiro e São José - 12 pontos
5º Força e Luz - 5 pontos

Artilheiro: Russinho (Internacional) - 15 gols

Nenhum comentário:

Postar um comentário