Total de visualizações de página

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Nossos títulos: campeonato gaúcho de 1940


Até 1960, o campeonato gaúcho era disputado pelos campeões municipais. Como campeão de Porto Alegre de 1940, o Internacional estreou no campeonato estadual direto na final da Zona Nordeste, contra o Juventude. Porto Alegre não teve representante no campeonato estadual de 1939 e seu último título tinha sido em 1934, com o próprio Internacional.

Em 10 de novembro de 1940 o Internacional entrou no gramado da Timbaúva para enfrentar o Juventude. O ataque colorado era formado por Tesourinha, Carlitos e Castillo. Desde agosto Carlitos vinha jogando de centroavante. Logo no início de jogo Castillo abriu o placar para o Colorado. Pouco depois, Carlitos sentiu uma lesão, mas continuou em campo. Magno, cobrando pênalti, ampliou para 2x0, mas o Juventude reagiu e empatou com gols de Renato e Raul. No intervalo, Carlitos não resistiu à lesão e foi substituído por Marques. Mas logo no início do 2º tempo Tesourinha colocou o Colorado novamente em vantagem e Castillo ampliou para 4x2. O jogo continuava disputado e Renato diminuiu para o Juventude. Logo depois, o juiz Otto Pedro Bumbel marcou pênalti para o time da Serra. Bolacha cobrou, mas o goleiro colorado Marcelo defendeu. Tesourinha e Marques ampliaram o placar para 6x3. Nos minutos finais da partida, o ataque colorado ficou tocando a bola, para cansar a equipe adversária.

No dia 15 de novembro, novamente na Timbaúva, o Internacional enfrentou o Riograndense de Santa Maria, pela semifinal do campeonato. O Colorado estava desfalcado de Carlitos, tendo Marques como centroavante. E o próprio Marques abriu o placar. Ainda no 1º tempo Negrito empatou, mas Mário Pinto, marcando contra, deixou o Internacional em vantagem, novamente, e Castillo fez 3x1 antes do intervalo. Na 2ª etapa Russinho ampliou para 4x1 e Mário Pinto deu números finais ao jogo, que terminou com vitória colorada por 4x2.

A final, contra o Bagé, seria disputada em duas partidas. No dia 19 de novembro, novamente na Timbaúva, ocorreu o primeiro jogo da decisão. O Internacional novamente sem Carlitos, e o Bagé com o veterano Tupan, líder do Colorado no último título estadual do clube, em 1934. E logo aos 2' de jogo, Fierro abriu o placar para o clube da Rainha da Fronteira. Entretanto marques havia assumido a responsabilidade de substituir o artilheiro Carlitos, e ainda no 1º tempo marcou três gols, um deles de bicicleta. No 2º tempo Russinho fechou o placar em 4x1.

Em 24 de novembro ocorreu a grande final. Novamente a Timbaúva era o palco da partida. Na época não existia saldo de gols. Uma vitória simples do Bagé provocaria uma prorrogação para decisão do título. Mas logo aos 2' de jogo, Tesourinha avançou para a linha de fundo, ganhou de Ganchinho e cruzou para Ruy Motorzinho marcar. Internacional 1x0! Aos 19' do 1º tempo, Rodrigues chutou a gol, a bola passou por Júlio, mas Alpheu salvou sobre a linha, evitando o gol de empate. Aos 32' do 1º tempo, Tesourinha acertou um chute no travessão. E na sequência, aos 33', Ballejo cruzou e Tupan cabeceou para as redes. Estava empatada a partida! Mas o Bagé nem pode comemorar. No reinício do jogo, Laerte colocou a mão na bola, na intermediária. Castillo cobrou a infração, lançando a bola para a área. Marques cabeceou para Russinho que, também de cabeça, enviou a bola para as redes. Internacional 2x1! No 2º tempo o Colorado tratou de administrar a vantagem, e aos 40' do 2º tempo, em homenagem ao grande artilheiro, se recuperando de lesão, Carlitos entrou no time, no lugar de Castillo, para conquistar o título em campo. Ao final do jogo, a torcida colorada comemorou o título jogando serpentinas e confetes nos jogadores, o que era uma novidade na capital e um comportamento desprezado pelas torcidas mais elitistas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário