Total de visualizações de página

quarta-feira, 22 de novembro de 2023

Jogadores do passado: João Flores


João Flores da Cunha nasceu em Santana do Livramento, em 22 de novembro de 1894. Era irmão de José Antônio Flores da Cunha, que se destacaria na política gaúcha.

Mudando-se para Porto Alegre para estudar, João Flores, assim como o resto da família, aproxima-se do Internacional. Seu irmão Guilherme já jogava no Internacional desde 1911. João ingressou no 2º quadro colorado em 1912. No dia 29 de setembro de 1912, na Baixada, ocorreu o clássico Gre-Nal extra para decidir o campeonato de 2ºs quadros. O Internacional venceu por 6x1, com dois gols de João Flores, conquistando sua primeira taça.

Em 1914 João Flores ingressou na Faculdade de Direito. Em 1915 chegou ao time principal do Internacional. Sua estreia ocorreu em 25 de abril, contra o Cruzeiro, ma inauguração da Vila Cruzeiro. A partida terminou 2x2. No jogo seguinte, em 2 de maio, já pelo campeonato municipal, o Internacional venceu o Colombo por 3x0, e João Flores marcou o último gol do jogo. Ele também participou da vitória por 7x0 sobre o Cruzeiro, pelo campeonato.

João Flores ficou de fora das duas partidas seguintes, contra São Paulo (9x1) e Cruzeiro (6x2), uma pelo campeonato e outra amistosa. Mas retornou contra o Colombo, pelo 2º turno. O Internacional venceu por 7x0 e João Flores marcou dois gols. Essa foi a última partida do atleta pelo Internacional.

João Flores afastou-se do futebol. Em 1919 formou-se em direito e mais tarde voltou para sua cidade natal, Santana do Livramento. Na Revolução de 1923, participou dos combates junto com seus irmãos José e Guilherme, que morreu no combate da ponte do Ibirapuitã. João Flores faleceu em 13 de novembro de 1970, em Santana do Livramento.

Seus números no Internacional:
4 partidas
3 vitórias
1 empate
3 gols marcados
Campeão municipal em 1915

Nenhum comentário:

Postar um comentário