Total de visualizações de página

domingo, 19 de novembro de 2023

Jogadores do passado: Ivo Diogo


Ivo Lul Diogo nasceu em 12 de janeiro de 1935, em São Borja (RS).

O atacante Ivo Diogo começou a carreira no Internacional de São Borja, onde conquistou o título de campeão gaúcho amador em 1954. No triangular final, disputado em Porto Alegre, em janeiro e fevereiro de 1955, Ivo Diogo marcou 8 gols em 6 partidas Seu desempenho na competição chamou a atenção do Internacional de Porto Alegre, que o contratou logo depois da competição.

Sua estreia no Internacional ocorreu em 10 de abril de 1955. Nos Eucaliptos, o Internacional enfrentava o Naútico, em um amistoso. O Náutico vinha com um bom cartaz, pois havia batido o Botafogo por 4x2. O Colorado venceu por 4x1 e Ivo Diogo entrou no time aos 31 minutos do 2º tempo, substituindo Larry. Na época, era chamado ainda apenas Ivo.

No jogo seguinte, em 17 de abril, novamente Ivo Diogo substituiu Larry, aos 30 minutos do 2º tempo. Em 24 de abril de 1955 o Internacional foi disputar um amistoso com o Avenida, em Santa Cruz do Sul. Teté resolveu escalar uma equipe mista e Ivo Diogo começou como titular, marcando seu primeiro gol, o que abriu a vitória colorada por 2x1. No dia 18 de maio, entrou no time aos 40' do 2º tempo em um amistoso histórico. Em pleno Centenário o Internacional empatou em 3x3 com o Peñarol, após estar perdendo por 3x0.

Na estreia do campeonato metropolitano, em 5 de junho, Ivo Diogo atuou no lugar de Bodinho (não havia substituição nos jogos de campeonato). O Internacional perdeu para o Floriano por 3x0, no Santa Rosa. Foi a única partida do campeonato que Ivo Diogo jogou, mas ele ainda atuaria em vários amistosos.

A temporada de 1956 começou com vários jogadores gaúchos defendendo a Seleção Brasileira no campeonato pan-americano no México. Em Porto Alegre, alguns clubes decidiram participar do Torneio da ACEPA (Associação dos Cronistas Esportivos de Porto Alegre). Na estreia, o Colorado perdeu para o Renner por 6x3, com Ivo Diogo de titular. O Internacional ainda empataria com o Floriano (1x1) e Cruzeiro (2x2). Ivo Diogo foi titular na maioria dos amistosos durante o período do campeonato pan-americano. Na volta dos titulares e do técnico Teté, também na Seleção, Ivo Diogo tornou-se um reserva que entrava em quase todos os amistosos, incluindo a excursão ao Paraná. Em 15 de julho de 1956 ele jogou contra o Flamengo de Caxias do Sul, pelo campeonato metropolitano. Ivo Diogo aproveitou bem a chance: o Internacional venceu por 5x0 e ele marcou 3 gols e deu assistência para mais um. Em 5 de agosto, outra chance, contra o Renner. O Internacional venceu por 2x1 e Ivo Diogo marcou os dois gols. Em 2 de setembro, mais uma partida pelo campeonato; o Gre-Nal disputado no Olímpico. O Grêmio venceu por 2x1 o clássico onde Larry teve um gol anulado e foi expulso logo depois. Em 18 de novembro, o Internacional venceu o Juventude por 8x1 e Ivo Diogo marcou dois gols e fez a assistência para mais um. Ivo Diogo já estava definido como um 12º jogador em uma equipe que contava, para o ataque, com jogadores como Chinesinho, Bodinho, Larry, Canhotinho, Jerônimo e Luizinho. O Jornal do Dia definiu Ivo Diogo como "um verdadeiro e avassalador terror dos arqueiros." (1)

O título não veio em 1956, mas Ivo Diogo ia se confirmando como artilheiro e cavando uma vaga no time titular. No início de 1957 havia um temor na torcida de perder o atacante, mas em 20 de fevereiro de 1957 Ivo diogo renovou por dois anos.

No Torneio Triangular de Porto Alegre, contra o Bangu, em 10 de março, o Internacional perdeu por 3x2, mas Ivo Diogo fez os dois gols colorados. No jogo seguinte do torneio, Ivo Diogo marcou um gol na vitória por 2x1 sobre o Renner. Em 24 de março, vitória por 2x1 em amistoso com o América Mineiro, com mais um gol de Ivo Diogo. Em 7 de abril, em amistoso que fazia parte das comemorações do aniversário colorado, vitória de 5x1 sobre o Brasil, com Ivo Diogo fechando o placar. Em 1º de maio, o Internacional enfrentou o Boca Juniors e venceu por 4x2, com dois gols de Ivo Diogo.

No campeonato metropolitano, o Internacional começou vencendo suas primeiras partidas. No terceiro jogo, o Colorado venceu o Juventude por 3x0 e Ivo Diogo marcou o seu gol. Mas nas rodadas seguintes o clube perdeu para o Cruzeiro (0x2) e Renner (1x2). O gol colorado, contra o Renner, foi de Ivo Diogo. No jogo seguinte, empate em 1x1 com o Aimoré. No Gre-Nal, empate em 1x1, com gol de Ivo Diogo. O Internacional se recupera contra o Flamengo, vencendo por 2x1, com mais um gol de Ivo Diogo. Mesmo assim, o técnico Teté foi demitido. No final do turno, estreia de Gastão Leal, 3x0 sobre o Nacional, com mais um gol de Ivo Diogo.

No intervalo dos turnos, o Internacional excursionou ao Nordeste. Ivo Diogo marcou contra o Santa Cruz (3x3) e Ypiranga (1x0). No returno, Ivo Diogo não jogou contra o Juventude, mas foi decisivo contra o Floriano, marcando os dois gols da vitória por 2x1. Tambpem marcou no jogo seguinte, contra o Força e Luz (4x2). Contra o Aimoré, o jogo se encaminhava para o 1x1 quando Ivo Diogo chutou a gol, o goleiro defendeu parcialmente e Chinesinho mandou para as redes. No jogo seguinte, 1x0 sobre o Cruzeiro. Ivo Diogo não jogou contra o Renner (3x2), mas voltou contra o Nacional (5x0), marcando um gol. O Colorado estava com 100% de aproveitamento no 2º turno, mas no Gre-Nal o time não foi bem e perdeu por 5x3. No fechamento do turno, 2x0 no Flamengo, com um gol de Ivo Diogo. Na abertura do 3º turno, o Internacional venceu o Aimoré por 5x2, com um gol de Ivo Diogo. No Gre-Nal, no Olímpico, vitória por 2x1, com gol de Ivo Diogo. Mas o atacante não disputou as duas partidas restantes do campeonato, já em janeiro de 1958. O título ficou com o Grêmio.

Na temporada de 1958, um técnico do centro do país, Martim Francisco, chegou para treinar o Internacional. Nos amistoso de pré-temporada Ivo Diogo continou marcando seus gols (Lajeadense, Esportivo, Floriano, São Paulo de Rio Grande), mas foi perdendo espaço com o novo técnico. Martim Francisco considerava que Ivo Diogo tinha que disputar posição com Bodinho. Técnico e jogador discutiram e Ivo Diogo foi afastado. No campeonato metropolitano, só estreou na 3ª rodada, após Martim Francisco pedir demissão. O Internacional empatou em 2x2 com o Nacional e Ivo Diogo teve um gol anulado.

O Internacional tentou contratar o técnico carioca Jorge Vieira, que veio a Porto Alegre e assistiu treinos do time, mas não houve o acerto financeiro. Luís Engelke, técnico do Aimoré, acabou fechando com o Internacional. mas antes de ir embora Jorge Vieira elogiou o futebol de Ivo Diogo.

Com Luiz Engelke, Ivo Diogo voltou a ser titular. E no primeiro jogo, vitória por 4x0 sobre o Floriano, com dois gols dele. No jogo seguinte, contra o Aimoré, Ivo Diogo fez o gol da vitória por 3x2. Contra o São José, Ivo Diogo fez todos os gols da vitória por 3x1. Chegou o Gre-Nal do 1º turno. Aos 8' do 2º tempo, Ivo Diogo fez a assistência para Bodinho abrir o placar, mas o Grêmio virarria o jogo e venceria por 2x1. Depois de duas derrotas, contra Renner e Brasil de Pelotas, o Internacional iria enfrentar o poderoso Santos de Pelé. Mas em 25 de setembro de 1958 o Internacional teve uma atuação impecável e abateu a equipe santista por 5x1, com dois gols de Ivo Diogo.

Continuando o campeonato, Ivo Diogo voltou a marcar contra o Aimoré (4x0, 2 gols), Nacional (1x1), Renner (2x2) e Juventude (5x2, 2 gols). Nos últimos jogos, o Internacional estava sendo comandado por dois dirigentes, Abelard Jacques Noronha e Ephraim Pinheiro Cabral. O técnico Luís Engelke foi demitido após empatar em 0x0 com o São José, seu terceiro empate consecutivo. No dia 21 de dezembro ocorreu o Gre-Nal, no Olímpico, com o campeonato praticamente definido. Uma vitória tricolor deixaria os donos da casa com 8 pontos de vantagem, restando apenas quatro rodadas. Mas o Internacional venceu por 1x0, gol de Ivo Diogo. A partida foi assistida por Sylvio Pirillo (técnico contratado pelo Internacional para a temporada de 1959), Vicente Feola (técnico da Seleção Brasileira) e Oswaldo Brandão (técnico do Palmeiras). Em seguida Ivo Diogo teve que resolver problemas em São Borja e ficou fora do time por quatro partidas. Voltou no Gre-Nal da última rodada, empate em 2x2, com o campeonato já decidido.

Com Sylvio Pirillo de técnico, em 27 de fevereiro de 1959 o Internacional empatou em 3x3 com o Independiente, e Ivo Diogo marcou o primeiro gol do jogo. Nos amistosos de pré-temporada, apenas dois gols, contra o Internacional SM (6x0) e São José (4x2). Em maio, Sylvio Pirillo trocou o Internacional pelo Corinthians, no mesmo dia em que comandado pelo auxiliar técnico Sérgio Moacyr Torres Nunes, o Colorado bateu o Flamengo do Rio por 3x1. Selviro Rodrigues assumiu o comando do Internacional, mas os gols continuaram raros nos amistosos, novamente apenas dois, contra Rio Grande (2x1) e Bagé (4x4). O atacante não jogou na estreia do campeonato, contra o Cruzeiro. Mas no jogo seguinte, vitória por 4x0 sobre o Flamengo, em Caxias do Sul, com dois gols de Ivo Diogo. Na 3ª rodada, ele garantiu a vitória em um magro 1x0 sobre o São José. Mas o time não ia bem no campeonato, empatando três partidas e perdendo outra, nos seis primeiros jogos. No Gre-Nal, nova derrota (1x2), mas Ivo Diogo deixou sua marca.

Na abertura do 2º turno, um grande resultado: 6x1 no São José, com um gol de Ivo Diogo, que ainda deu a assistência para mais dois gols. Contra o Cruzeiro, 1x1, mas Ivo Diogo fez o gol colorado. Também foi o atacante que garantiu a vitória sobre o Juventude e o Aimoré (1x0). Contra o Flamengo, 3x0, com mais um gol de Ivo Diogo. A campanha do returno era bem melhor, mas no Gre-Nal novo tropeço, Grêmio 4x1. No terceiro turno o time começou perdendo para o Aimoré, mas na 2ª rodada bateu o Cruzeiro por 4x1, com um gol e uma assistência de Ivo Diogo. A diferença de pontos já era grande, e no Gre-Nal o Grêmio já era campeão. Mesmo assim, o Internacional venceu por 3x2, com um gol de Ivo Diogo.

Em 25 de janeiro de 1960 Ivo Diogo foi convocado para a Seleção Brasileira que iria disputar o Campeonato Pan-Americano na Costa Rica. Assim como em 1956, a CBD decidiu entregar a seleção aos gaúchos. Foguinho foi escolhido o técnico do selecionado. Nos treinos Ivo Diogo conquistou a titularidade, e em 18 de fevereiro estava na convocação definitiva para o torneio. Em 6 de junho o Brasil abriu a competição, empatando em 2x2 com o México. Ivo Diogo começou a partida, mas foi substituído por Juarez. No jogo seguinte, contra a Costa Rica, Ivo Diogo começou no banco, mas substituiu Gessi durante a partida. O Brasil perdeu por 3x0 para os donos da casa. Ivo Diogo ficou de fora dos jogos contra Argentina (1x2) e México (2x1). Voltou ao time contra a Costa Rica (4x0) e no último jogo, contra a Argentina (1x0), entrou no time substituindo Marino. Mesmo com a vitória final, o Brasil perdeu o título para a Argentina.

De volta ao Colorado, surge o problema da renovação de contrato. O clube não aceita a pedida do jogador e em 5 de abril e o presidente colorado, Ephraim Pinheiro Cabral, anunciou que o jogador teria seu passe fixado para negociação.

Mas a situação foi resolvida rapidamente, e em 14 de abril Ivo Diogo estava em campo e marcou o gol da vitória por 1x0 sobre o São José. Teté era o novo técnico do Internacional. Nos amistosos de pré-temporada, Ivo Diogo, além do São José, marcou contra o Veronese e Pelotas. Mas uma lesão o deixaria fora dos últimos cinco amistoso.

Na estreia no campeonato, 5x0 no Juventude, com um gol de Ivo Diogo. No jogo seguinte, 5x3 no Cruzeiro, com 4 gols de Ivo Diogo! A equipe alvi-azul havia retornado de uma excursão vitoriosa à Europa.

O Internacional venceu as três primeiras partidas do campeonato, mas em seguida perdeu para o Floriano (1x2). No jogo seguinte, 4x1 no Veronese, com dois gols de Ivo Diogo. No Gre-Nal, Ivo Diogo abriu o placar, marcando o gol 599 da história do clássico. mas o Internacional teve uma atuação desastrosa, perdendo por 5x1. Fechando o 1º turno, o Colorado bateu o São José por 2x0, com mais um gol de Ivo Diogo.

Na abertura do 2º turno o Internacional venceu o Veronese (3x0), com dois gols de Ivo Diogo. A seguir bateu o Aimoré (2x0), com mais um gol de Ivo Diogo. mas de novo o time tropeça no Floriano (1x2). No jogo seguinte, um desastre: derrota de 5x0 para o Cruzeiro, que levou Teté a pedir demissão. Abelard Jacques Noronha assumiu o time, que bateu o Juventude por 5x1, com três gols de Ivo Diogo. Contra o São José, Ivo Diogo marcou o gol que garantiu a vitória por 2x1. No Gre-Nal que fechou o turno, empate em 1x1.

No 3º turno, João Carlos Cunha, auxiliar técnico do clube, assumiu o comando da equipe, e estreou perdendo para o Cruzeiro por 4x1. Contra o São José, empate em 1x1, com gol de Ivo Diogo. Contra o Floriano, que havia vencido o Colorado nos dois jogos anteriores, Ivo Diogo marcou um gol e deu assistência para outro, na vitória por 4x2. Contra o Juventude, Ivo Diogo fechou a goleada de 6x0. No Gre-Nal, com o campeonato já definido a favor do Grêmio, vitória colorada por 2x1, com mais um gol de Ivo Diogo.

Em 15 de janeiro de 1961 o Internacional abriu sua temporada derrotando o Serrano, de Canela, por 4x0. Ivo Diogo marcou dois gols. Foi a última partida do artilheiro pelo Colorado. No dia 19 Ivo Diogo foi negociado com o Newell's Old Boys por 2,7 milhões de cruzeiros (pouco mais de 275 mil dólares). Junto foi negociado Deraldo, por empréstimo.

Pelo clube argentino, Ivo Diogo conquistou o campeonato nacional da 2ª divisão. Ivo Diogo foi o vice-artilheiro do campeonato, com 18 gols. Mas o Newell's foi acusado de suborno de adversários e punido com a perda de 10 pontos, no início de 1962. Ficou sem o título e sem o acesso à 1ª divisão. Com a crise no clube argentino, Ivo Diogo foi negociado por empréstimo com o Grêmio, em março de 1962. Mas no Tricolor Ivo Diogo não teve muito espaço. Inicialmente ficou jogando na equipe de aspirantes, só estreando no time principal em junho. No campeonato gaúcho, não disputou o Gre-Nal do 1º turno, mas estava em campo em 16 de dezembro de 1962, quando o Grêmio venceu por 2x0 e provocou a realização de um clássico extra, para decidir o campeonato. No jogo decisivo, em 7 de fevereiro de 1963, o Grêmio venceu por 4x2, com dois gols de Ivo Diogo, e conquistou o título. Foi o último jogo de Ivo Diogo pelo Grêmio. Encerrado o empréstimo, o Newell's pediu 20 milhões de cruzeiros para negociá-lo em definitivo. Segundo o site Grêmiopedia, Ivo Diogo jogou 16 partidas e marcou 10 gols pelo Tricolor.

Em junho de 1963 o Grêmio voltou a tentar contratar Ivo Diogo, mas esbarrou em seu alto salário: 300 mil cruzeiros mensais. No campeonato da 2ª divisão argentina de 1963 o Newell's ficou em 6º lugar, mas conseguiu o acesso, pois a AFA anulou a punição que o clube havia recebido em 1961 (mas sem lhe devolver o título). Suas atuações levaram o San Lorenzo a contratá-lo, em janeiro de 1964, pagando 4 milhões de pesos mais os passes de Alex e Raul perez.

No campeonato argentino de 1964, Ivo Diogo disputou apenas seis partidas pelo San Lorenzo, marcando um gol e dando assistência para outro. Em agosto de 1964, em choque com a direção do clube argentino e punido com 4 jogos de suspensão no campeonato, Ivo Diogo passou alguns dias em Porto Alegre. Em 20 de dezembro de 1964 foi realizado em Porto Alegre um amistoso entre a "Seleção Local" (formada por atletas que disputaram o campeonato gaúcho) e a "Seleção de Fora" (composta por jogadores que haviam passado pelo futebol gaúcho mas estavam atuando em outros clubes). Ivo Diogo era presença certa no jogo, mas acabou não atuando. Em 1965, Ivo Diogo disputou apenas uma partida do campeonato pelo San Lorenzo, em 28 de abril. No final da temporada encerrou a carreira, com 30 anos.

Após treinar algumas equipes do interior gaúcho, Ivo Diogo retornou para São Borja, onde foi viver em uma pequena chácara de sua propriedade. Ivo Diogo faleceu em 7 de julho de 2009, em Porto Alegre.

Seus números no Internacional:
205 partidas
123 vitórias
40 empates
42 derrotas
122 gols marcados
Campeão metropolitano em 1955
Campeão do Torneio Início em 1957 e 1960



(1) Jornal do Dia, 7 de outubro de 1956, p. 9.

Nenhum comentário:

Postar um comentário