Total de visualizações de página

terça-feira, 9 de junho de 2020

Jogadores do passado: Laurício


Laurício Apolônio Pinto Brandão nasceu em 9 de fevereiro de 1943, em Campos, estado do Rio de Janeiro.

Começou a jogar futebol nos juvenis do Madureira, em 1961. Em março de 1962, transferiu-se para o Fluminense, onde profissionalizou-se. No clube carioca, disputou 25 partidas, sendo 22 delas como titular, principalmente na temporada de 1965. Sua despedida do clube carioca ocorreu no dia do seu aniversário, em 9 de fevereiro de 1966, quando o Fluminense perdeu por 3x1 para o São Paulo, pelo Torneio Rio-São Paulo.
 
Em março de 1966, Laurício foi contratado pelo Internacional, para resolver o problema da lateral-direita. Carlos Alberto e Zangão II, que se revezavam na função, não haviam convencido. Assim que Laurício chegou, tomou conta da função.

Sua estreia no Colorado ocorreu em 6 de março de 1966, quando o Internacional derrotou o Glória de Carazinho por 3x0, em um amistoso. Ele havia chegado em Porto Alegre dois dias antes, vindo do Rio, junto com o atacante Carlinhos, outro reforço vindo do Fluminense. Quarenta e oito horas depois, estava em campo, em Carazinho.

Apesar da época de vacas magras, Laurício foi titular incontestável por três temporadas, estando presente em alguns momentos marcantes da história do clube. como a primeira vitória de um time gaúcho em São Paulo (1x0 Corinthians), em 28 de maio de 1967, e no "Gre-Nal do Ministro", em 17 de setembro de 1967, quando o ministro da educação da ditadura militar, Tarso Dutra, gremista fanático, ordenou à FGF liberar o centroavante gremista Alcindo, suspenso, para jogar. Mesmo assim o Internacional venceu, 1x0. Nesse período, o Internacional foi vice-campeão do Robertão duas vezes, em 1967 e 1968. Também foi campeão do Torneio Imprensa, em 1968.

Em 1969, Edson Madureira começou a disputar a posição com Laurício, mesmo assim o lateral estava em campo em um dos momentos mais importantes da história do clube: a inauguração do Beira-Rio, em 6 de abril de 1969, com vitória de 2x1 sobre o Benfica.

No Gauchão, foi campeão em 1969, revezando-se com Edson Madureira na posição. E também surgia nesse momento Cláudio Duarte. Na temporada seguinte, Laurício já estava na reserva. Sua última partida pelo clube ocorreu em 1º de junho de 1970, vitória de 2x0 sobre o Pelotas, no Beira-Rio. Curiosamente, exatamente 50 anos antes de seu falecimento. Ficou no Internacional até o fim do ano, sendo novamente campeão gaúcho.

Em 1971, Laurício transferiu-se para o Londrina. Na temporada seguinte, o Lodrina terminaria o estadual em 4º lugar, sendo o melhor time do interior. Depois do estadual, em setembro de 1972, Laurício transferiu-se para a Associação Caxias. Na Serra Gaúcha, jogou até 1973, quando encerrou a carreira.

Pelo Internacional, Laurício jogou 219 partidas, marcando dois gols: em 28 de março de 1968 (1x0 Aimoré) e 12 de abril de 1970 (3x0 Aimoré).

Uma lenda sobre Laurício é que seu desempenho deixava a desejar em Gre-Nais, principalmente por causa do ponteiro-esquerdo gremista Volmir. Mas a realidade é diferente. Laurício disputou 11 clássicos, todos com Volmir em campo. Foram 4 vitórias coloradas, 5 empates e duas derrotas. E Volmir marcou apenas um gol. Ganhando a jogada de Laurício, é verdade, mas em lance irregular, não anotado pelo juiz.

Após largar o futebol, radicou-se em Porto Alegre. Em 1980 tornou-se funcionário da Justiça Federal, onde aposentou-se em 1998. E continuou colorado de coração. Em 1º de junho de 2020 esse coração colorado parou de bater.

Números no Internacional:
219 partidas
131 vitórias
57 empates
31 derrotas
2 gols
Campeão gaúcho em 1969 e 1970
Campeão do Torneio Imprensa em 1968

2 comentários:

  1. Penso que seria interessante e mais completo o site, declarando a altura, peso , nome de seus pais ( estariam sendo homenageados, nesse momento), nome de sua esposa ou companheira. Isto é uma simples sugestão, eu gosto desses detalhes, e estou fazendo um fichario tentando conseguir esses dados.Um forte abraço, e muito obrigado, fica a sugestão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São detalhes interessantes, vou tentar destacá-los nos próximos textos. Infelizmente, principalmente para os jogadores mais antigos, esses dados nem sempre são fáceis de encontrar.

      Excluir