Total de visualizações de página

domingo, 21 de junho de 2020

Jogadores do passado: Acácio


Acácio Flores Trindade nasceu em 22 de junho de 1914, em Alegrete (RS).

Acácio começou jogando futebol no Botafogo da Tristeza (bairro de Porto Alegre), em 1934 e 1935. No ano de 1936, o Internacional decidiu apostar nas suas qualidades e o contratou. Sua estreia ocorreu no final da temporada, em 8 de novembro de 1936, em um amistoso contra o Palestra Itália (atual Palmeiras). O Internacional perdeu por 2x1, e Acácio entrou no time nos minutos finais, substituindo o centroavante Mário Mancuso. Nessa temporada, ainda disputaria mais um amistoso com o Palestra Itália.

Em 1937, ganhou a titularidade, disputando o campeonato municipal. No início do 2º semestre chegou a perder a posição, mas no final do ano era novamente titular. A concorrência por vagas no ataque era grande. Sylvio Pirillo e Castillo eram incontestáveis, e Negrito, Miguel, Vicente Souza, Salvador Arísio e Acácio brigavam por três vagas.

Em 1938, começou a temporada na reserva. Miguel estava consolidando-se no time titular, e ainda chegaram dois jogadores que fariam história no clube: Ruy e Carlitos. Acácio só conquistou a titularidade quando deixou de brigar pelas posições centrais do ataque e foi jogar na ponta direita. No famoso Gre-Nal dos 11x0, no dia 1º de novembro de 1938, Acácio, jogando na ponta-direita, marcou 3 gols validados e mais um anulado pelo juiz. Nessa temporada, conquistou a Taça Oscar Fontoura, disputada em dois jogos contra o Cruzeiro.

Na abertura da temporada de 1939, no amistoso de inauguração da iluminação dos Eucaliptos, o Internacional bateu o Renner por 7x0. Acácio abriu e fechou a goleada. Mas pouco depois sua posição na equipe ficou ameaçada. Filhinho e Russinho chegaram ao clube, e começou novamente um rodízio entre os atacantes. Mesmo assim, até outubro, ele foi o titular com mais frequência da ponta-direita. No Torneio Relâmpago, ele jogou em sete das nove partidas, participando ativamente da conquista do título. Em outubro, porém, estreou no Internacional aquele que viria a ser o maior jogador da história do clube na posição: Tesourinha. Também conquistou a Taça Diário de Notícias, disputada em três jogos contra o Grêmio.

No final de 1939 e início de 1940, Acácio ainda conseguiu manter-se como titular, jogando nas posições centrais do ataque. Em 4 de janeiro de 1940, no Gre-Nal do 2º turno (o campeonato de 1939 avançou pelo início do ano seguinte), o Internacional venceu por 6x1, e Acácio marcou 3 gols, além de fazer a assistência para os dois gols de Carlitos. Tesourinha fechou o placar.

No dia 12, o tropeço que acabaria impedindo o título colorado. Nos Eucaliptos, o Internacional perdeu o Cruzeiro por 3x1. Mas Acácio abriu o marcador do jogo, com o gol de bicicleta mais antigo conhecido do Internacional. Nesse mesmo jogo, Brandão brigou com o técnico Benjamin Simões, azedando o ambiente do clube.

Nas partidas seguintes, Acácio fez sua parte. Na vitória de 5x2 sobre o Americano, Acácio fez o primeiro gol. Nos 8x2 sobre o Força e Luz, ele marcou 4 gols. Mas com o tropeço frente ao Cruzeiro, o Internacional ficou empatado com o Grêmio em pontos, no 2º turno, tornando necessário um jogo-extra. O campeonato seguia a Fórmula Fraga (campeão do 1º turno x campeão do 2º turno). O Grêmio havia vencido o 1º turno, e se conquistasse o 2º turno, seria campeão sem final. No dia 13 de fevereiro de 1940, os dois clubes enfrentaram-se nos Eucaliptos. Acácio abriu o placar para o Internacional, mas o Grêmio venceria o jogo por 4x2, conquistando o campeonato.

Esse Gre-Nal foi o último jogo de Acácio pelo Internacional. Encerrada a temporada de 1939, Brandão, Acácio e Filhinho deixaram o clube e transferiram-se para o Força e Luz. em 1942 ele jogou no Canoense, encerrando a carreira aos 28 anos. Ele havia conseguido ingressar na Aeronáutica, seguindo a carreira militar, onde alcançou o posto de tenente.

Seus números, no Internacional:
62 partidas
34 vitórias
7 empates
21 derrotas
44 gols
Campeão do Torneio Relâmpago em 1939

Suas vítimas foram:
Grêmio - 11 gols
Força e Luz - 10 gols
Cruzeiro e Americano - 5 gols
Renner - 3 gols
Porto Alegre, São José e Ferroviário - 2 gols
Esportivo, Guarany de Bagé, Bagé e Sokol - 1 gol

Acácio faleceu em 1984, vítima de complicações do diabetes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário