Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Uma partida na história: Internacional 2x1 Americano - 19/06/1932



Em 19 de junho de 1932, o Internacional ingressou no gramado dos Eucaliptos, para enfrentar o Americano, pelo campeonato municipal. O adversário era um clube tradicional, vice em 1927, campeão em 1928 e 1929, e 3º lugar em 1930. A partida despertava a atenção do público. O Americano, que já havia disputado três partidas, liderava o campeonato com 5 pontos, seguido por Internacional (4) e Grêmio (3), todos com dois jogos.

Na época, eram disputados campeonatos de 3ºs, 2ºs e 1ºs quadros. O campeonato de 3ºs quadros era disputado pela manhã, quase sem público. Mas nesse dia muitos torcedores compareceram aos Eucaliptos, pois no Colorado atuariam ídolos que recentemente haviam largado o futebol: Ribeiro, Lampinha, Moreno, Grant, Jean Ryff e Lourival. O Internacional venceu por 3x0, gols de Ribeiro, Lourival e Tenente, em uma partida que o Americano teve três jogadores expulsos, após agredirem o juiz.

À tarde, na preliminar, pelo campeonato de 2ºs quadros, o Internacional venceu com facilidade: 6x0, gols de Carvalho (2), Marroni (2), Mancuso e Marreco. E finalmente chegava a hora do confronto principal.

A partida valia a liderança do campeonato, e foi muito disputada. Nos minutos iniciais da partida, Luiz Luz, que seria o primeiro jogador de clube gaúcho a disputar uma Copa do Mundo, acertou o nariz do atacante colorado Javel. Apesar da descrição do lance no jornal A Federação dizer que Luiz Luz acertou uma "sola" em Javel, pela própria notícia parece pouco provável que "sola", na época, tivesse o mesmo significado que para nós, hoje.



De qualquer forma, o jogo foi paralisado por vários minutos, para que Javel fosse atendido no ambulatório do clube. Estancado o sangramento, o atleta colorado voltou a capo, sob aplausos. Luiz Luz foi advertido, e a partida voltou a ser disputada. Os dois clubes procuravam o gol, e Affonso era o principal atacante adversário. E foi ele que, aos 39' do 1º tempo, chutou de longe. O goleiro colorado Penha acho que a bola ia para fora e fez apenas golpe de vista. E a bola entrou no gol. Americano 1x0. Pouco depois, quase o empate: Javel cobrou escanteio e Honório cabeceou na trave.

No 2º tempo, o Internacional voltou com uma modificação no ataque: saiu Lockmann para a entrada de Vanderlino. E logo aos 3', Honório driblou a defesa do Americano e chutou para as redes: 1x1. O jogo continuou disputado, e com muitas faltas.

Aos 19', Bermudez cobrou escanteio. Honório cabeceou para a frente do gol, e após rápida confusão, a bola sobrou para Pereira virar o jogo: Internacional 2x1!

O Americano lançou-se ao ataque, tentando o empate que o manteria a liderança do campeonato. Nos minutos finais, o lance mais dramático da partida. Penha pulou para defender uma bola, e o atacante americanista Nalério, de forma desleal, jogou-se por baixo do goleiro, fazendo uma "cama de gato", derrubando o goleiro de cabeça no chão. O goleiro desmaiou e espalhou-se na torcida o boato de que ele havia morrido. Socorrido, recebeu massagens no pescoço e no coração. Voltando a si, ainda jogou a partida até o fim, garantindo a vitória e a liderança para o Colorado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário