Total de visualizações de página

sábado, 20 de junho de 2020

Nosso primeiro título: o campeonato municipal de 2ºs quadros de 1912



Quando foi fundada a Liga de Foot-Ball Porto Alegrense, em 1910, foram instituídas duas competições: o campeonato municipal de 1ºs "teams" e o campeonato municipal de 2ºs "teams".

O campeonato de 2ºs 'teams" tinha sob disputa a Taça 12 de Abril, em comemoração à data de fundação da Liga. Os jogos eram disputados como preliminar da partida principal. Na primeira temporada, em 1910, o Militar venceu o campeonato nos dois quadros. Em 1911, o Grêmio repetiu o feito. Mas em 1912 a história seria diferente. O Internacional apresentava-se como forte candidato ao título.

No dia 5 de maio, o Internacional vencia o Nacional por 5x1. Seu principal rival na luta pelo título, o Grêmio jogou em 19 de maio, derrotando o mesmo Nacional, por 9x2. No dia 2 de junho, o Colorado bateu o Fussball por 6x4. No dia 9 de junho, o Grêmio derrotou o 7 de Setembro por 7x1.

No dia 23 de junho, ocorreu o Gre-Nal do 1º turno. Os dois clubes empataram em 3x3. Pedro Pinto, Mendonça e Octacílio Fabrício marcaram os gols colorados. Na reta final do turno, no dia 21 de julho o Grêmio venceu o Fussball por 4x2 e o Internacional derrotou o 7 de Setembro por 1x0.

No returno, dois clubes abandonaram a competição: Fussball e 7 de Setembro. No dia 11 de agosto, o Internacional venceu o Nacional por 5x0. No dia 25 de agosto, o Grêmio derrotou o mesmo Nacional por 3x0. Nos times principais, nas mesmas rodadas, a dupla Gre-Nal conquistou suas maiores vitórias da história: Internacional 16x0 Nacional e Grêmio 23x0 Nacional.

No dia 15 de setembro, ocorreu o Gre-Nal do 2º turno. Os dois clubes estava empatados em pontos e precisavam da vitória para ficar com a taça. O Grêmio saiu na frente com Gertum, mas Mariath empatou o jogo, que terminou 1x1. Uma curiosidade da temporada: devido as enchentes que atingiram a cidade, o campo da Redenção ficou inutilizado, e os dois clássicos foram disputados na Baixada, "ground" gremista.

O empate em pontos exigia uma partida-desempate. E novamente o campo gremista foi escolhido como local do jogo.

Logo aos 6', Octacílio Fabrício abriu o placar para o Internacional. Aos 32', Correia empatou para os donos da casa, mas a alegria gremista durou pouco. Aos 42', Silla chutou cruzado e fez 2x1 para o Internacional. Ainda no 1º tempo, o Grêmio teve um pênalti a favor, cobrado por Bento e defendido por Sérgio.

No 2º tempo, aos 5', João Flores ampliou para o Internacional: 3x1. Antes que os gremistas pudessem respirar, aos 7', Silla chutou de longe, a favor do vento. A bola foi impulsionada pelas forças da natureza e enganou o goleiro gremista Jacobus. Internacional 4x1. Aos 10', confusão na área gremista, Jacobus rebate a bola duas vezes e ela sobra para João Flores chutar para as redes: Internacional 5x1.

O golpe de misericórdia veio aos 35' do 2º tempo. Simão chutou da esquerda para fazer Internacional 6x1! Ao final da partida, os jogadores colorados foram demoradamente aplaudidos pela torcida que compareceu na casa do rival.


Na semana seguinte à partida, os jogadores colorados que disputaram a partida posaram para uma foto, em frente ao Colégio Militar, onde ficava o campo da Redenção. A ordem dos atletas, da esquerda para a direita, é:

Em pé: Pery, Sérgio e Castro
Ajoelhados: João Flores, Dornelles e Darsys
Sentados: Silla, Octacílio Fabrício, Pinto, Cunha e Simão

Agradecimentos ao pesquisador Luiz Pissuti, pela identificação dos atletas da foto e pelos resultados que me faltavam do Grêmio no campeonato.

2 comentários: