Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Um clássico: Internacional 4x3 Grêmio - 24/06/1934

No dia 24 de junho de 1934, Internacional e Grêmio enfrentaram-se no estádio dos Eucaliptos, pela última rodada do 1º turno do campeonato municipal.

As duas equipes estavam empatadas em 2º lugar, atrás do Cruzeiro. Todos os três clubes haviam perdido uma partida. O Internacional havia perdido para o Cruzeiro, o Grêmio havia sido derrotado pelo São José e o Cruzeiro foi batido pelo Grêmio. O clube que vencesse o clássico alcançaria o Cruzeiro na liderança.

De manhã, na partida de 3ºs quadros, o primeiro problema do dia. O representante da Associação Metropolitana de Esportes Atléticos (AMGEA), Ricardo Perez, impediu que o técnico gremista, Telêmaco Frazão de Lima, ingressasse no gramado, pois estava suspenso pela entidade. A direção gremista sentiu-se ofendida e voltou para a Baixada, sem jogar o clássico e ameaçando não comparecer para a partida da tarde.

Após a mediação da Associação dos Cronistas Desportivos (ACD) e a concordância do Internacional, chegou-se a um acordo onde o técnico gremista poderia assistir a partida do gramado, mas sem conversar com jogadores ou outros membros da comissão técnica.

No início da tarde, enfrentaram-se os 2ºs quadros, e o Internacional venceu por 2x0. Pouco depois, começaria a partida de 1ºs quadros. A partida despertava muito interesse. Além da possibilidade de alcançarem a liderança, havia um tabu especial para os colorados. O Grêmio havia vencido os últimos seis clássicos, além de ser o atual tetracampeão da cidade. O Internacional não vencia um clássico desde 1931 e não era campeão desde 1927.

Mas no momento de começar a partida, surge um problema. O árbitro originalmente designado pela AMGEA, Normélio Granja, havia pedido para não apitar a partida. O novo árbitro designado, Álvaro Silveira, compareceu ao estádio, mas alegando estar adoentado, recusou-se a apitar a partida, devido à chuva que caía desde a partida de 2ºs quadros. Buscando um novo árbitro, os dirigentes da AMGEA encontraram nas arquibancadas o tenente do exército Joaquim Macedo, que após insistentes pedidos aceitou a tarefa.

Os dois clubes foram assim a campo:
INT: Penha; Risada e Poroto; Garnizé, Darcy Encarnação e Lewy; Chatinho, Tupan, Mancuso, Honório e Marreco.
GRE: Lara; Dario e Sardinha; Jamegão, Acosta e Sardinha II; Alemãozinho, Russinho, Luiz Carvalho, Foguinho e Nenê.

O Grêmio começou pressionando, mas sem levar perigo. A equipe colorada parecia nervosa em campo. Mas aos 15', o Internacional ataca e Jamegão comete pênalti. Darcy Encarnação cobrou, mas Lara defendeu. Porém, vários jogadores adiantaram-se e invadiram a área. O juiz mandou cobrar novamente, diante de grandes protestos dos gremistas. Joaquim Macedo ameaçou parar de apitar a partida e só voltou a campo depois que os jogadores gremistas pediram para ele voltar. Risada cobrou o pênalti, com força, e marcou. Mas novamente o juiz anulou, por invasão. Risada voltou a cobrar, no alto, abrindo o placar.

Pouco depois do gol colorado, Tupan quase ampliou, de cabeça, passando a bola rente ao travessão. No restante da 1ª etapa, as equipes alternaram-se nos ataques, sem ameaçar seriamente o gol adversário. Nos minutos finais, porém, o Internacional mudou essa realidade. Honório avança livre para o gol, Lara abandona a área para abafar o lance, mas o atacante colorado chuta para o gol. A torcida já comemorava quando a bola, caprichosamente, acerta a trave. Pouco depois, Tupan mandou uma bomba, que bateu no travessão.

No 2º tempo, novamente o Grêmio começa pressionando, mas aos 4' o Internacional ataca. A bola é lançada para a área, sem muito perigo. Lara preparava-se para defendê-la quando Mancuso apareceu de surpresa e cabeceou para as redes. Internacional 2x0.

O Grêmio abalou-se com o gol sofrido. Mas aos 11' foi favorecido pela sorte. Darcy Encarnação colocou a mão na bola. Sardinha II cobrou a falta, e Penha, com a visão encoberta, nem chegou a ir nela, que foi parar no fundo das redes.

Aos 15', porém, Mancuso chutou com violência. A bola bateu na trave e voltou para Honório, que também com um chute forte, a mandou para o fundo das redes: Internacional 3x1.

Aos 32', o Grêmio ensaia uma reação. Lewy comete pênalti em Russinho. Sardinha II cobrou e marcou. O Internacional reagiu jogando-se para a frente, e em um contra-ataque, aos 35', Luiz Carvalho empatou o jogo.

Torcedores do Grêmio e também do Cruzeiro (que ficaria isolado na liderança, com o empate), não tiveram muito o que comemorar. Aos 36', o Internacional atacou. Honório lançou Marreco, que chutou forte. Lara defendeu parcialmente, com dificuldade. Honório, que vinha na corrida, chutou para as redes, no momento em que Lara pulava na bola. O Internacional chegava ao 4º gol, mas os dois jogadores lesionaram-se. Honório deslocou a perna e Lara teve um corte na cabeça. No Internacional, Cavaco substituiu Honório, e no Grêmio, Adão, um médio, entrou no lugar de Lara, indo Jamegão, que já havia atuado de goleiro, para o gol.

Os minutos finais foram disputados sem lances perigosos. Ao final da partida, a torcida colorada invadiu o campo e carregou seus jogadores em triunfo. Naquela temporada o Internacional conquistaria o título municipal e o gaúcho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário