Total de visualizações de página

domingo, 21 de junho de 2020

O primeiro confronto interestadual do Internacional


No dia 21 de junho de 1931, o Internacional entrava em campo para enfrentar o Botafogo, no seu primeiro confronto interestadual. O adversário era o campeão carioca, que era o principal campeonato da época.

O estádio dos Eucaliptos recebeu grande público para assistir a partida, em clima festivo. Na preliminar, jogaram os segundos quadros de Grêmio e Concórdia. A equipe do Concórdia venceu por 2x1.

Os chefes da missão botafoguense ingressaram no gramado carregando uma grande bandeira riograndense e vestindo terno e bombachas. Atrás deles vinham os jogadores. Reunidos os atletas no centro do gramado, o capitão colorado, Honório, fez um rápido discurso e entregou duas "corbeilles" de flores ao capitão da equipe carioca, Póvoa.

As equipes estavam assim formadas:
INT: Penha; Miro e Risada; Ribeiro, Magno e Moreno; Nenê, Javel, Alfredo, Honório e Ricardo.
BOT: Sylvio; Póvoa e Rodrigues; Affonso, Martim Silveira e Benevenuto; Álvaro, Nena, Carola, Juca e Celso.

As 15:30 começou a partida. O Botafogo começou pressionando. Alfredo, na saída de bola, errou o passe e Carola passou para Celso, mas o zagueiro Miro cortou o lance. Os cariocas voltam ao ataque, e Juca chuta para a defesa de Penha.

O Internacional reage, e Nenê chuta forte para a defesa de Sylvio. Logo a seguir, falta para o Internacional. Miro cobrou, passando para Javel, que mandou mais uma bomba para a defesa de Sylvio. Pouco depois, o Botafogo tenta novo ataque, mas Celso estava impedido.

Em seguida, Javel invadiu a área com a bola dominada e foi derrubado por Rodrigues. O juiz Walter Leal marcou pênalti. Honório cobrou fora do alcance de Sylvio, abrindo o placar: Internacional 1x0! O relógio marcava apenas 7' de jogo.

Logo no reinício de jogo, o Botafogo quase chegou ao empate, quando Carola acertou um chute no travessão. Logo em seguida, em ataque colorado, Nenê passou para Javel, que chutou para a defesa de Sylvio.

Os dois times alternaram-se em ataques sem maiores perigos. Até que Affonso cometeu falta. Moreno cobrou e Sylvio teve que fazer boa defesa. A partir daí, o Colorado começou forte pressão sobre os cariocas. Nenê e Javel perdem boas chances de marcar. Em seguida, Nenê chuta e Sylvio faz uma defesa difícil. Ricardo duas vezes fica frente a frente com Sylvio, mas chuta para fora.

O Botafogo faz uma alteração ainda no 1º tempo: saiu Nena para a entrada de Rogério. O Botafogo cria chances com Celso e Carola, que chutam para fora. Ricardo obriga Sylvio a fazer uma boa defesa. A melhor chance do Botafogo ocorreria pouco depois. Miro cortou mal um ataque dos cariocas e Penha foi obrigado a fazer uma grande defesa.

No intervalo, o Botafogo fez mais uma substituição: Octacílio entrou no lugar de Juca.

O 2º tempo começou com o Internacional pressionando. Logo no início, Nenê cobrou escanteio e Magno cabeceou forte, raspando o travessão. Sylvio, Póvoa e Benevenuto enfrentam grande trabalho para parar os sucessivos ataques colorados.

Em um ataque colorado, Ricardo acertou um violento chute na trave. Pouco depois, o mesmo Ricardo cobrou escanteio e Honório chutou de primeira, obrigando Sylvio a fazer um milagre. Em seguida, o Internacional chegou ao seu segundo gol, mas o juiz anulou o mesmo, alegando que a bola, ao ser cruzada, havia saído pela linha de fundo.

Aos 37' do 2º tempo, o crime acontece. Celso cobrou escanteio, Penha atrapalhou-se com a bola e deixou-a cair nos pés de Álvaro, que chutou para as redes. Pouco depois, encerrava-se a partida, com o placar de 1x1. Os jogadores das duas equipes abraçaram-se, ao final do jogo.

A imprensa escolheu Sylvio o melhor jogador em campo. Já o goleiro colorado, o próprio capitão botafoguense reconheceu que "poucas vezes foi chamado para defender seu posto".

Nenhum comentário:

Postar um comentário