Total de visualizações de página

quinta-feira, 25 de junho de 2020

Jogadores do passado: Zinho

Em 25 de junho de 1969, nascia no Rio de Janeiro o menino Aderbal Péricles de Farias Filho, que tornaria-se o atacante Zinho.

Zinho começou a carreira no Campo Grande, do Rio de Janeiro, clube onde atuou de 1988 a 1991, tendo uma passagem por empréstimo no Guarani, em 1990. No início do ano de 1992, foi contratado pelo Internacional.

Sua estreia ocorreu em 20 de fevereiro de 1992, contra o Náutico, nos Aflitos, pelo campeonato brasileiro. A partida terminou empatada em 2x2. O jogador teve boa atuação. Na partida seguinte, dia 23, foi fundamental na vitória por 2x1 sobre o Goiás, no Serra Dourada, marcando os dois gols colorados. Pelo campeonato brasileiro, Zinho marcaria apenas mais uma vez, no empate em 1x1 com o Athletico PR.

Em amistosos no meio do ano, Zinho voltaria a marcar contra a Seleção da Liga Gramadense e contra o Atlético de Carazinho (duas vezes). Na Copa do Brasil, marcou um gol, contra o Muniz Freire. No Gauchão, marcou um gol, contra o Guarany de Cruz Alta.

Na campanha do título da Copa do Brasil, Zinho participou de 4 partidas: as duas partidas contra o Muniz Freire e uma vez contra Corinthians e Grêmio. No título do Gauchão, participou em 17 das 29 partidas.

Em 1993, Zinho não atuou na campanha da Taça Libertadores. Na Copa do Brasil, esteve presente nas duas partidas contra o Londrina, quando o Internacional foi eliminado. Marcou dois gols em um amistoso contra o São José. No Gauchão, fez dois gols na goleada de 8x1 sobre o Santanense, e marcou mais um contra o Pelotas. No campeonato brasileiro, marcou contra Flamengo e São Paulo.

Em 1994, Zinho atuou em poucas partidas. No Gauchão, marcou contra o Esportivo (duas vezes) e o Ypiranga. Estava em campo em 13 de dezembro de 1994, quando o Colorado bateu o Veranópolis por 1x0 e conquistou o título estadual.

Em 1995, Zinho transferiu-se para o Vasco da Gama. No ano seguinte, partiu para uma aventura argentina, jogando no Rosario Central e no Gimnasia Jujuy. Em 1999 voltou ao Brasil, para atuar no Olaria, onde encerrou a carreira, em 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário