Total de visualizações de página

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Um clássico: Internacional 4x1 Grêmio - 24/06/1945

Em 24 de junho de 1945 o Internacional enfrentou o Grêmio, pelo 2º turno do campeonato municipal, na Baixada. Naquela temporada, o campeonato teve dois turnos com 7 clubes e um 3º turno com apenas 4 clubes.

A temporada estava francamente favorável ao Internacional. No momento do Gre-Nal, o Internacional havia conquistado 16 pontos em 8 jogos. Já o Grêmio tinha apenas 9 pontos em 7 jogos. A vitória era fundamental para os tricolores ainda terem alguma esperança de evitarem o hexa colorado. E os gremistas contavam com o estado debilitado de três titulares colorados: Ávila, Vianna e Tesourinha, que estava submetendo-se a tratamento médico.

O entusiasmo pelo jogo era tão grande que as 14 horas e 15 minutos a polícia proibiu a venda de mais ingressos, temendo uma superlotação do estádio.

Na preliminar, pelo campeonato de aspirantes, o Internacional já começou vencendo bem: 6x1.

Os quadros principais foram assim a campo:
INT: Ivo; Alpheu e Nena; Vianna, Ávila e Abigail; Tesourinha, Ruy, Adãozinho, Elizeu e Carlitos
Técnico: Hermínio de Brito
GRE: Júlio; Clarel e Hugo; Vinícius, Touguinha e Sanghinetti; Bombachudo, Beresi, Massinha, Segura e Ramon Castro
Técnico: Telêmaco Frazão de Lima

Mesmo jogando em casa, o Grêmio foi amplamente superado pelo Internacional. Logo aos 3', Carlitos cruzou para a área. Formou-se uma confusão e a bola sobrou para Adãozinho chutar para as redes. O Internacional empata em número de gols marcados no clássico: 197x197.

Aos 21', Vinícius cortou mal uma bola lançada na área gremista, cabeceando nos pés de Adãozinho, que apenas enviou para as redes. Pela primeira vez na história do clássico o Internacional passava a frente do Grêmio em gols, e jamais perderia essa liderança.

Aos 26', Carlitos avançou em velocidade, em direção ao gol, e chutou com violência para marcar: 3x0!

O Grêmio tentou esboçar uma reação no 2º tempo, quando, após uma confusão na área colorada, Segura descontou, aos 20'. Mas o dia era colorado, e aos 22', após cobrança de escanteio, Tesourinha cabeceou para as redes. Internacional 4x1! Tesourinha marcava o gol nº 200 do Internacional em Gre-Nais.

Após a partida, o técnico gremista, ex-jogador e ex-presidente do clube, pediu demissão.

Segundo a Agenda Histórica que existia no site do Internacional, esse teria sido o clássico em que surgiu a famosa faixa de Vicente Rao, "imitando o negrinho, hem?". A cobertura do jornal Correio do Povo não fala na faixa, mas tem alguns indícios de que tal fato tenha ocorrido nesse clássico. Vamos a eles:

"Imensa, barulhenta e irrequieta multidão superlotou o campo dos Moinhos de Vento."

"Os dois quadros pisaram o gramado sob delirantes aclamações e confetis, serpentinas, flamulas e um vozerio infernal surgiram de todos os lados, enquanto rojões subiam ao ar, em uma verdadeira apoteose aos ídolos dos esportistas da cidade."

"Extenso cortejo desfilou da Baixada ao centro da cidade, conduzindo sob intensa vibração, flamulas, bandeiras e disticos, uns humorísticos e outros de exaltação internacionalista."

Nenhum comentário:

Postar um comentário