Total de visualizações de página

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

EXCURSÕES: Paraná - 1932


Encerrado o campeonato municipal de 1932, o Internacional foi convidado para excursionar a Curitiba, onde disputaria três partidas amistosas. O Internacional, que já havia atuado no Uruguai, pela primeira vez iria atravessar o Mampituba para jogar em outro estado brasileiro.

O grupo colorado que viajou era formado por 18 atletas: Penha, Miro, Luiz Luz, Garnizé, Risada, Alfredo, Javel, Venenoso, Tupan, Ludovico, Marreco, Diamantino, Álvaro, Abbadé, Mabília, Nenê, Mário Mancuso e Chatinho. O técnico colorado era Jean Ryff. O grupo contava com o zagueiro Luiz Luz, que disputaria a Copa do Mundo de 1934. Atleta do Americano, foi emprestado ao Internacional para a excursão, uma prática que seria comum no futebol brasileiro por décadas. O time contava com dois reforços, também: Venenoso, que viera do Ideal de Pelotas e já havia atuado em dois amistosos, e Tupan, que veio do Porto Alegre e atuaram em um amistoso. A viagem de trem foi desgastante. A partir de Marcelino Ramos o trem não contava com leitos e vagão-restaurante. Foi preciso fazer uma pausa de cinco horas em Porto União, para os atletas descansarem. O técnico colorado, Jean Ryff, não viajou com a delegação, indo mais tarde, de avião.

Mas não só de futebol vivia o Internacional. A equipe de basquete também viajou, com Tatão, Foguinho, Nadinho, Silva, Chanes, Evaldo, Laerte e Rodrigues.

Charge do jornal curitibano O Dia.

O primeiro confronto foi de basquete, no dia 16/12. Na quadra do Handwerker, a equipe colorada, ainda sob o peso da viagem, perdeu por 33x32 para o Coritiba, bicampeão paranaense.

No dia 17/12, no campo do Palestra Itália, ocorreu a primeira partida de futebol. O Internacional enfrentou um combinado Britânia/Athlético. O adversário jogou com a camiseta do Athlético e calções brancos com o escudo do Britânia. Na preliminar ocorreu um Atle-Tiba de 2ºs quadros, vencido pelo Coritiba, por 4x2. No confronto principal, a primeira etapa foi mais estudada, com os dois clubes acertando um chute na trave adversária. No 2º tempo, Tupan abriu o placar para o Internacional. Risada, cobrando falta, ampliou, e Motta descontou para o combinado. O Colorado ainda teve um gol anulado.


No dia 20/12, na quadra do Teuto, o Internacional enfrentou os donos da casa e venceu por 29x17. Os cestinhas colorados foram: Tatão (10), Foguinho (8), Chanes (7) e Evaldo (4).

No dia 22/12, o Internacional enfrentou o Palestra Itália, no campo do adversário. A imprensa curitibana apontava uma grande partida, pois o Colorado não iria enfrentar um combinado formado às pressas, mas um dos mais fortes quadros paranaenses. Na preliminar, os 2ºs quadros de Palestra Itália e Athlético enfrentaram-se, com vitória de 8x2 para os donos da casa. Mas no jogo principal os palestrinos não tiveram a mesma sorte. No 1º tempo o Palestra até ofereceu certa resistência, e o Internacional marcou apenas duas vezes, gols de Ludovico Marroni e Venenoso. Mas no 2º tempo Marreco (2), Javel e Tupan marcaram para o Colorado, enquanto Risada, contra, fez o gol paranaense. Final: Internacional 6x1 Palestra Itália.

No mesmo dia 22/12 ocorreu um confronto de basquete. Na quadra do Handwerker, o Internacional abateu a Seleção Paranaense por 26x12. os cestinhas colorados foram Nadinho (10), Tatão (6), Foguinho (6) e Chanes (4).

A última partida colorada ocorreu em 25/12, no dia de Natal. No campo do Palestra Itália, o Internacional enfrentou a Seleção Paranaense. Na preliminar, o 2º quadro do Palestra Itália venceu o Corinthians, time da várzea curitibana, por 11x1. No jogo principal, novamente um 1º tempo estudado, sem grandes emoções. Na 2ª etapa, porém, aos 10' Emílio roubou a bola de Ludovico Marroni e passou para Lothar chutar para as redes: paranaenses 1x0. Mas aos 21', Risada cruzou para a área e Ludovico Marroni surgiu para desviar a bola para o fundo das redes, empatando a partida. O goleiro Rey, com a visão atrapalhada pelo sol, nem foi na bola. A partida terminou 1x1. O Internacional encerrou a excursão invicto no futebol e com saldo positivo no basquete.


Nenhum comentário:

Postar um comentário