Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de dezembro de 2020

NOSSOS TÍTULOS - Campeonato Municipal de 1950

Origem da foto: https://1909emcores.blogspot.com/. A foto é do time campeão gaúcho, conquistado em janeiro de 1951. Mas o grupo era o mesmo. Dos titulares do campeonato municipal, apenas Adãozinho, negociado com o Flamengo, não aparece.

O Internacional começou a temporada de 1950 com várias mudanças.

Na primeira competição do ano, o Torneio Triangular de Porto Alegre, disputado com Renner e Grêmio, o título ficou com a equipe dos industriários. No Torneio Extra, porém, o Colorado conquistou a taça, batendo o Grêmio em um jogo-extra.

Campanha colorada no Torneio Extra:
01.04 1x1 Grêmio
22.04 3x1 Corinthians
29.04 2x0 Cruzeiro
09.07 5x2 São José
13.08 2x1 Nacional
24.08 3x1 Renner
27.08 1x0 Grêmio

Devido à Copa do Mundo, disputada no Brasil e com jogos em Porto Alegre, o campeonato municipal de 1950 só começou em setembro. O Internacional tinha grandes modificações em relação ao ano anterior. Saíram jogadores importantes, como Tesourinha e Villalba, e chegaram várias promessas, como o centromédio Salvador (Força e Luz), o lateral-esquerdo Oreco (Internacional SM), o meia Ênio Andrade (São José) e os atacantes Mujica (Cruzeiro), Solis (Vasco da Gama) e Albery (Riograndense SM). O técnico, o argentino Alfredo Gonzalez, também era novidade.

Nos primeiros meses do ano, entre amistosos e torneios, o Internacional testou vários jogadores. Até mesmo o zagueiro Gonzalez, irmão do técnico, chegou a receber algumas oportunidades. Além disso, no primeiro semestre o clube quase não contou com Nena e Adãozinho, convocados para a Copa do Mundo. Aos poucos, porém, foi surgindo um time titular. No gol, o reserva Ewerton ganhou a posição de Ivo, lendário goleiro do Rolo Compressor. A zaga, apesar dos muitos testes, continuava a mesma da temporada anterior: Nena e Ilmo. A linha média foi a menos testada: Vianna e Ruaro mantiveram suas posições e Oreco substituiu o uruguaio Raul Díaz na lateral-esquerda. O ataque, depois de muitos testes, ficou formado com Herculano, Ênio Andrade, Adãozinho, Mujica e Carlitos. Apenas Adãozinho e Carlitos haviam sido titulares na temporada anterior (Herculano ganhou a posição nos amistosos pós campeonato de 1949).

A partida de estreia ocorreu em 10/09/1950, nos Eucaliptos, contra o Corinthians (ex-Força e Luz). O adversário ofereceu resistência em boa parte da partida. Ênio Andrade abriu o placar no 1º tempo e Adãzinho ampliou no início da 2ª etapa, mas logo depois o Corinthians descontou, com Edgar. Nos 20 minutos finais, porém, o adversário cansou e o Colorado, com gols de Adãozinho (2) e Mujica, construiu a goleada de 5x1. A equipe colorada formou com: Ewerton; Nena e Ilmo; Vianna, Ruaro e Oreco; Herculano, Ênio Andrade, Adãozinho, Mujica e Carlitos.

Após uma rápida excursão ao Paraná, para disputar dois amistoso, o Internacional voltou ao campeonato, para enfrentar o Nacional, no Tiradentes, no dia 23/09. O jogo estava marcado para a Chácara das Camélias, mas como o estádio do "Ferrinho" estava em obras, foi transferido para o estádio do Renner. O Nacional contava com cinco futuros atletas colorados (La Paz, Florindo, Lindoberto, Bodinho e Camargo) e o técnico Teté. O Colorado foi a campo desfalcado de Adãozinho, substituído por Solis. Aos 7' de jogo, Florindo e Mujica chocaram-se. O zagueiro do Nacional ficou alguns minutos fora da partida, mas depois retornou. Já Mujica não conseguiu voltar, e o regulamento do campeonato não permitia substituições. Mesmo com um jogador a menos, aos 44' do 1º tempo o Internacional conseguiu um pênalti. Herculano cobrou mas La Paz defendeu. No 2º tempo, também de pênalti, Quito abriu o placar para o Nacional, mas Solis empatou aos 23'. Final de jogo: Internacional 1x1 Nacional.

No dia 04/10 o adversário foi o São José, nos Eucaliptos. No 1º tempo, favorecido pelo vento, o São José teve maior domínio da partida, mas foi o Colorado que marcou, com Adãozinho. No final da partida, com uma bomba, Carlitos marcou mais um. Jogando novamente com sua equipe titular, o Internacional venceu por 2x0.

Em 15/10 o Internacional enfrentou o Renner, no estádio Tiradentes. O Colorado jogou desfalcado de Herculano, substituído por Albery. E a equipe colorada jogou mal, chegando a estar perdendo por 3x0. O time ensaiou uma reação, com gols de Adãozinho, aos 18', e Carlitos, aos 32', mas ficou nisso: Renner 3x2.

Em 21/10, na Montanha, o adversário era o Cruzeiro. O time colorado tinha três modificações. Na zaga, Oscar jogou no lugar de Nena. Na linha média, Salvador substituiu Ruaro. E na frente, Albery continuou no lugar de Herculano. Mesmo assim, o Internacional venceu com tranquilidade. Carlitos abriu o marcador e Albery fez um gol olímpico, ainda no 1º tempo. Na 2ª etapa Carrion marcou contra, aumentando a vantagem. Aos 30', Nardo saiu de jogo, deixando o Cruzeiro com um a menos. Curiosamente, cinco minutos depois o time fez seu gol de honra. Internacional 3x1.

No dia 28/10 ocorreu o Gre-Nal do 1º turno, nos Eucaliptos. O campeonato era disputado pela Fórmula Fraga (campeão do 1º turno x campeão do 2º turno) e o clássico pouco valia, pois o Grêmio já havia vencido o turno. Tendo Nena de volta e com Salvador e Albery no time, o Colorado dominou a partida mas não conseguiu transformar o domínio em gols. Sua melhor chance ocorreu ao 15' do 2º tempo, quando Mujica acertou um chute no travessão. Internacional 0x0 Grêmio.

Na abertura do 2º turno, em 08/11, o Internacional enfrentou o Corinthians. A partida ocorreu no Tiradentes, pois era um jogo noturno e a Timbaúva, estádio do adversário, não possuía iluminação. Herculano voltou ao time, mas o Colorado tinha dois desfalques: Adãozinho e Ênio Andrade, substituídos por Solis e Huguinho. Na posição de centromédio, Salvador seguia de titular. O Corinthians surpreendeu, atacando com força e perdendo um gol logo no primeiro minuto de jogo. Mas passado o susto o Colorado foi tomando conta do jogo e terminou a 1ª etapa vencendo por 2x0, gols de Herculano e Mujica. No 2º tempo, Solis e Huguinho completaram o placar, 4x0.

Em 19/11 o adversário era o Nacional, nos Eucaliptos. O 1º tempo foi marcado por um bom futebol das duas equipes. Chico abriu o placar para o Nacional e Carlitos empatou para o Colorado. No 2º tempo, a partir dos 25', a partida ficou marcada por jogadas ríspidas. Moreira cometeu falta violenta em Salvador e foi expulso. Antes da cobrança de uma falta, Nena agrediu Bodinho, que caiu desmaiado e teve que ser encaminhado ao HPS, onde ficou internado. O juiz inglês Cyril Barrick não viu o lance. O auxiliar Jorge Ussam teria denunciado a agressão de Nena ao juiz, mas quando este preparava-se para expulsar o zagueiro colorado, os demais atletas cercaram o auxiliar e o obrigaram a mudar a versão. Assim Nena permaneceu em campo. Alguns minutos depois, Chico tentou vingar Bodinho, acertando Nena, mas o próprio atacante se lesionou, passando o tempo restante da partida apenas fazendo número na ponta. Em meio às confusões, Ênio Andrade e Salvador marcaram, fechando o placar. Internacional 3x1. No dia 23/11/1950, o Tribunal de Justiça Desportiva decidiu punir com uma partida de suspensão os atletas Nena, Chico e Moreira.

Em 25/11 o Internacional enfrentou o São José, no Passo da Areia. Nena, suspenso, não jogou, substituído por Oscar. Adãozinho voltou ao time, mas Mujica não jogou, assim Huguinho continuou na equipe. O São José havia perdido todas as oito partidas que tinha disputado no campeonato, mas conseguiu segurar o Internacional. Depois de garantir o 0x0 no 1º tempo, o São José abriu o placar, mas Carlitos empatou o jogo: 1x1. O reusltado foi ruim. O Internacional precisava vencer o 2º turno para chegar à final, e apesar de estar liderando, com 5 pontos, tinha um jogo a mais que o Renner, com 4.

E o adversário de 29/11, nos Eucaliptos, era exatamente o Renner. O Internacional tinha a volta de Nena ao time, mas Vianna e Adãozinho estavam fora do jogo. Ruaro e Solis entraram em seus lugares. Oreco foi deslocado para a lateral-direita e Ênio Andrade para a meia-esquerda. O Internacional jogou muito mais que na partida anterior e chegou à vitória com relativa facilidade, com gols de Carlitos e Herculano ainda no 1º tempo: Internacional 2x0. O ex-titular Ruaro, fora do time nas cinco partidas anteriores, foi escolhido o melhor em campo pela imprensa.

Em 17/12 o Internacional enfrentava o Cruzeiro, nos Eucaliptos. Ruaro e Solis continuavam no time, nos lugares de Vianna e Adãozinho. O Estrelado conseguiu fazer frente ao Internacional na 1ª etapa, abrindo o placar aos 4', mas Herculano empatou aos 14'. No 2º tempo o Internacional fez valer sua superioridade e Huguinho e Herculano construíram o placar. Internacional 3x1.

Em 24/12, na Baixada, ocorreu o clássico Gre-Nal. O Internacional precisava pelo menos do empate para conquistar o 2º turno e decidir o campeonato com o próprio Grêmio. Se o Tricolor vencesse, provocaria um jogo-extra para decidir o 2º turno. Em relação à partida anterior, Herculano saiu do time e Mujica voltou à equipe. O árbitro inglês Harry Dykes foi cedido pela Federação Metropolitana de Futebol (FMF), do Rio de Janeiro. O Grêmio começou a partida avassalador, obrigando o Internacional a ceder quatro escanteios nos primeiros minutos de jogo. Pouco a pouco, o Internacional conseguiu igualar as ações, embora o Grêmio mantivesse maior volume de jogo. Ainda no 1º tempo, o Internacional marcou um gol, anulado pelo juiz, que alegou falta de Carlitos em Sérgio. No 2º tempo a partida foi equilibrada. Aos 10', após cobrança de escanteio, Apis marcou, mas o juiz anulou o gol, por falta de Geada em Nena. Com o empate em 0x0 o Internacional conquistou o 2º turno, obrigando a realização de duas partidas extras para decidir o título municipal.

No dia 27/12 os dois times voltaram a se enfrentar, na Montanha. No Internacional, Adãozinho voltou ao time, saindo Huguinho. A partida foi disputada sob forte chuva e a 1ª etapa foi equilibrada, sem gols. Mas logo aos 10' da 2ª etapa, Ênio Andrade cruzou para Carlitos que, dentro da área, chutou de primeira, surpreendendo o goleiro Sérgio. Internacional 1x0! A equipe gremista ficou aturdida, e dois minutos depois Carlitos voltou a concluir a gol com força. Clarel afastou de cabeça, mas Solis pegou o rebote e marcou o 2º gol colorado. O Grêmio ainda reagiu aos 19', com Detefon, mas aos 25' Adãozinho cruzou e Solis, quase à queima-roupa, fuzilou para as redes. Sérgio ainda tocou na bola mas não conseguiu evitar o 3º gol colorado. Aos 28', Dirceu diminuiu para o Grêmio, e o Tricolor passou a pressionar em busca do empate. Aos 41', Dirceu cobrou escanteio para o Grêmio, mas a bola ficou com Ruaro, com todo o time do Grêmio no ataque. O médio colorado passou para Carlitos, que avançou em velocidade, livre, dirblou Sérgio e chutou para o gol vazio. Aos 44', Apis voltou a descontar para o Grêmio, encerrando o placar. Internacional 4x3.

No dia 30/12, nova partida na Montanha. O Internacional jogava por um empate para chegar ao título. Em caso de vitória gremista, seria disputada uma prorrogação de 30 minutos. Em caso de empate na prorrogação, seriam disputadas prorrogações de 15 minutos até que saísse um gol, que encerraria a partida imediatamente. O Colorado foi a campo com a mesma equipe. Novamente o jogo foi disputado sob chuva. O Internacional foi superior ao Grêmio em toda a partida. Aos 23' do 1º tempo, Carlitos cobrou escanteio e Adãozinho cabeceou para as redes. Internacional 1x0. Logo depois do gol colorado, Heitor, lateral-esquerdo gremista, lesionou-se e foi fazer figuração na ponta-direita, recuando Dirceu para a linha média. O time do Grêmio, já confuso, ficou atordoado. O ponteiro Ápis era o único a tentar jogadas ofensivas, mas era sempre bloqueado por Oreco, na classe ou na força física. O ataque colorado, principalmente com Mujica e Solis, deu um "baile" na defensiva gremista, segundo o Jornal do Dia. O veterano Carlitos deu um cansaço em seu marcador, Hugo. E o placar só não foi ampliado porque Sérgio, em grande atuação, fez valer seu apelido "A Majestade do Arco". Ao final do jogo, Internacional 1x0. Internacional campeão municipal de 1950.


Nenhum comentário:

Postar um comentário