Total de visualizações de página

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

NOSSOS TÍTULOS - Campeonato Estadual de 1934

Origem da foto: https://1909emcores.blogspot.com/

Em 1934 a FRGD (Federação Rio Grandense de Desportos) organizou o campeonato estadual em cinco zonas e nove regiões, assim divididas:

Zona Centro
1ª Região - Porto Alegre

Zona Nordeste
2ª Região - Taquara, São Leopoldo, Caxias do Sul e Novo Hamburgo
3ª Região - São Jerônimo, Montenegro e Santa Cruz do Sul

Zona da Serra
4ª Região - Cachoeira do Sul e Santa Maria
5ª Região - Cruz Alta

Zona Sul
6ª Região - Jaguarão, Pelotas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar
7ª Região - Bagé e Dom Pedrito

Zona Fronteira
8ª Região - Alegrete e Santana do Livramento
9ª Região - Itaqui, São Borja e Uruguaiana

Os campeões citadinos representariam as cidades na competição estadual, com exceção de Taquara, São Leopoldo, Caxias do Sul, São Jerônimo, Montenegro e Santa Cruz do Sul. Com menos de três filiados, essas cidades não possuíam campeonatos municipais, e seus clubes disputavam o torneio de "clubes isolados" da 2ª e 3ª regiões.

No campeonato de clubes isolados da 2ª Região bateram-se Ferroviário e Taquarense (Taquara), Grêmio Leopoldense e Nacional (São Leopoldo) e Juventude (Caxias do Sul). O campeonato de clubes isolados da 3ª Região foi disputado por Brasil e Guarany (São Jerônimo), Montenegro e Santa Cruz.

Passadas as fases iniciais do campeonato estadual, os campeões das regiões foram:

1ª Região: Internacional (Porto Alegre)
2ª Região: Novo Hamburgo (Novo Hamburgo)
3ª Região: Santa Cruz (Santa Cruz do Sul)
4ª Região: 7º Regimento (Santa Maria)
5ª Região: Riograndense (Cruz Alta)
6ª Região: 9º Regimento (Pelotas)
7ª Região: Guarany (Bagé)
8ª Região: 14 de Julho (Santana do Livramento)
9ª Região: Uruguaiana (Uruguaiana)

Internacional e Riograndense de Cruz Alta apenas precisaram vencer seu campeonato municipal para ser campeão da região.

Os campeões das zonas passaram a disputar o título das regiões, que tiveram os seguintes campeões:

Zona Centro: Internacional (Porto Alegre)
Zona Nordeste: Novo Hamburgo (Novo Hamburgo)
Zona da Serra: Riograndense (Cruz Alta)
Zona Sul: 9º Regimento (Pelotas)
Zona Fronteira: Uruguaiana (Uruguaiana)

O Internacional foi declarado campeão da Zona Centro ao vencer o campeonato da capital. Os demais clubes disputaram as seguintes finais:

Zona Nordeste: Novo Hamburgo 3x2 Santa Cruz
Zona da Serra: 7º Regimento 1x2 Riograndense CA
Zona Sul: 9º Regimento 2x1 Guarany de Bagé
Zona Fronteira: 14 de Julho 0x1 Uruguaiana

As finais foram disputadas em Porto Alegre. O regulamento previa os seguintes jogos:

Fase preliminar:
Campeão do Nordeste x Campeão da Serra
Semifinal
Campeão do Centro x Campeão da Fronteira
Campeão do Sul x vencedor do jogo preliminar
Final
Vencedores da semifinal

No dia 02/12 começou a fase decisiva do campeonato gaúcho. No Caminho do Meio, campo do Cruzeiro, enfrentaram-se Riograndense de Cruz Alta e Novo Hamburgo. Procópio colocou o Riograndense em vantagem, mas ainda na 1ª etapa Luiz empatou o jogo. Mas no no 2º tempo Marinho marcou duas vezes, garantindo a vitória do Riograndense por 3x1. Aos 40' do 2º tempo, o zagueiro Fogareiro, do Novo Hamburgo, xingou o juiz Armando Silva, que exigiu sua retirada da partida. Apesar das autoridades esportivas presentes tentarem mudar a opinião do árbitro, ele insistiu na expulsão de Fogareiro, que se recusava a sair de campo. Com a expulsão confirmada, o Novo Hamburgo retirou-se de campo.
Obs: manchete do jornal A Federação aponta, equivocadamente, o resultado como 3x2.

No dia 09/12 o campeonato continuou com o confronto entre Internacional e Uruguaiana, na Baixada. O vencedor estaria classificado para a final. Dias antes da partida os jornais noticiaram o interesse do Internacional em Mujica, atacante do Uruguaiana. O árbitro da partida foi Luiz Luz, zagueiro do Americano que havia disputado a Copa do Mundo e que estava se transferindo para o Grêmio nos primeiros dias de dezembro. Antes da partida os capitães das equipes trocaram cestos de flores e a madrinha do Uruguaiana foi presenteada com uma corbeille. Logo aos 5', Tupan avançou com a bola dominada. Perica e Della Vega tentaram desarmá-lo, mas o o atacante colorado levou a melhor e chutou para as redes. Internacional 1x0! Aos 28', Mário Mancuso, mesmo acossado pela marcação, chutou para fazer 2x0. Aos 34' o time da fronteira descontou, com um chute forte de Perrone. Mas aos 39' Cavaco avançou pelo centro da área e chutou para fazer Internacional 3x1. Pitoco, o goleiro do Uruguaiana, ainda tocou na bola mas não conseguiu evitar o gol. No 2º tempo a partida foi mais equilibrada, mas Tupan fez 4x1 aos 16', restando a Marenco diminuir para o Uruguaiana aos 27'. Placar final: Internacional 4x2 Uruguaiana.
Equipe colorada: Penha; Natal e Risada; Garnizé, Poroto e Lewy; Chatinho (Marreco), Tupan, Mancuso, Cavaco e Darcy Encarnação.

No dia 13/12, nos Eucaliptos, enfrentaram-se 9º Regimento de Pelotas (atual Farroupilha) e Riograndense de Cruz Alta. Um clube de militares, outro de ferroviários. O árbitro foi Carlos Ribeiro da Silva, ex-atleta colorado. Os dois times fizeram uma partida disputada, onde prevaleceu mais o desejo de não perder do que o de vencer. Após o tempo regulamentar, que terminou 0x0, foi disputada uma prorrogação de 20 minutos. No 1º tempo da prorrogação persistiu o 0x0. No 2º tempo, Celistre cruzou para Cardeal, que mandou a bola para as redes. Placar final: 9º Regimento 1x0 Riograndense.

No domingo, 16/12, os dois finalistas se enfrentaram na disputa do título. A partida foi realizada na Baixada, com arbitragem de Plínio de Assis Brasil. O jogo foi muito disputado e estudado. Nenhuma equipe conseguia se sobrepor à outra. Até que aos 28' do 2º tempo ocorreu um pênalti para o Internacional. Tupan cobrou e marcou. Internacional 1x0! Esse placar se manteve até o fim, dando ao Colorado seu 2º título estadual.
Equipe colorada: Penha; Natal e Risada; Garnizé, Poroto e Lewy; Chatinho (Marreco), Tupan, Mancuso, Cavaco e Darcy Encarnação.

Tupan, a "Maravilha Negra", foi novamente o craque colorado. Natal seria chamado, pouco depois, de "Domingos da Guia Gaúcho". Risada jogaria ainda quase uma década no clube. Poroto, no ano seguinte, seria praticamente sequestrado pelo Vasco da Gama. E Darcy Encarnação, campeão em 1933 pelo São Paulo, foi bicampeão estadual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário