Total de visualizações de página

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Jogadores do passado: Renê



Renê Carmo Kreuz Weber nasceu em Roque Gonzalez, em 16/07/1961.

No futebol, Renê ingressou nas categorias de base do Internacional no final dos anos 1970. Em 1979 o meia já aparecia em partidas do Rolinho.

Sua estreia no time principal colorado ocorreu em 20/08/1980, em um empate em 0x0 com o Brasil de Pelotas, pelo campeonato gaúcho, no Beira-Rio. O time principal estava excursionando pela Europa, e ficou no Brasil uma equipe formada por reservas e juniores. Renê entrou no time durante a partida, substituindo Tonho. No dia 24/08 fez sua segunda partida, uma fogueira: no Olímpico, o time de reservas e juniores do Internacional enfrentava a equipe titular do Grêmio, com Leão, Paulo Isidoro, Tarciso e Baltazar. A gurizada não se intimidou e empatou o jogo em 2x2. Novamente Renê entrou no time, substituindo Pedro Verdum.

No final de 1980, Renê fez parte da equipe colorada que disputou a Copa São Paulo de Juniores (na época disputada em dezembro). No ano de 1981 limitou-se a jogar no time de juniores e no Rolinho. Depois do Torneio dos Campeões, em junho de 1982, o técnico Cláudio Duarte, que comandava o Internacional desde o ano anterior, saiu do clube. No final de agosto ele acertou-se com o São Bento e pediu Renê por empréstimo. O jovem meia disputou o campeonato paulista pela equipe de Sorocaba, marcando três gols na competição.

Em 1983 Renê retornou ao Internacional, e logo no início do ano já começou a ser aproveitado. Logo na primeira partida do ano, já pelo campeonato brasileiro, o Internacional bateu o Colorado do Paraná por 2x0, e Renê substituiu Silvinho durante o jogo. Com Ernesto Guedes, Renê disputou várias partidas do campeonato brasileiro, a maioria começando no banco. Mas com a chegada de Dino Sani, nas últimas rodadas do campeonato, Renê ganhou a titularidade. Na excursão à América do Norte, foi campeão do Torneio Costa do Pacífico, marcando o gol da vitória contra o Seattle Sounders (2x1) e mais dois na vitória sobre o Vancouver Whitecaps (4x1). Na Europa, foi campeão do Torneio Costa do Sol, embora na final tenha começado no banco, dando espaço para Dunga.

Na volta da Europa, em setembro, Renê perdeu a titularidade para Dunga, mas continuou entrando na maioria das partidas, tendo uma participação ativa na conquista do campeonato gaúcho. Em 18/12/1983 o Internacional disputou um amistoso com o Esportivo e Renê fez sua última partida pelo Internacional.

Em 1984 Renê foi contratado pelo Fluminense. No Tricolor carioca jogou até 1987, sendo campeão brasileiro em 1984 e carioca em 1984 e 1985. Em fevereiro de 1987 ele se transferiu para o Vitória de Guimarães (Portugal), onde jogou até 1991. Na temporada de 1992 disputou sete partidas pelo Fluminense. Em 1993 jogou no América carioca, onde encerrou a carreira.

Mais tarde Renê se tornaria técnico de futebol, trabalhando em várias equipes brasileiras, no Peru e nos Emirados Árabes Unidos. Trabalhou como assistente em alguns dos grandes clubes brasileiros, como Grêmio, São Paulo, Vasco da Gama e Atlético Mineiro. Na temporada de 2019 trabalhou no Brunei.

Em 16/12/2020, após ficar dez dias internado no Hospital São Lucas, no Rio de Janeiro, Renê faleceu, vítima de COVID-19.

Seus números no Internacional:
58 partidas
24 vitórias
27 empates
7 derrotas
4 gols marcados

Suas vítimas:
Vancouver Whitecaps CAN - 2 gols
Seattle Sounders EUA e Alegrete - 1 gol

Seus títulos:
campeão gaúcho de 1983
campeão do Torneio Costa do Sol em 1983
campeão do Torneio Costa do Pacífico em 1983

Nenhum comentário:

Postar um comentário