Total de visualizações de página

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

NOSSOS TÍTULOS - Torneio ACEPA de 1948



Em novembro de 1948, após encerrados os campeonatos municipal e estadual, vencidos pelo Internacional, a ACEPA (Associação dos Cronistas Esportivos de Porto Alegre) sugeriu a realização de um torneio em turno único, para fechar a temporada.

No dia 10/11/1948, na sede da FRGF (Federação Rio-Grandense de Futebol, atual FGF) reuniram-se os dirigentes da entidade estadual, da ACEPA e dos clubes que disputavam o campeonato municipal. Na reunião foi aprovada a realização do Torneio da ACEPA, com jogos noturnos de rodada dupla, com as partidas sendo realizadas nos estádios da Montanha (Cruzeiro) e Tiradentes (Renner).

Um dos fatores que levou a ACEPA a propor o torneio, e aos clubes a aceitá-lo, foi a dificuldade financeira enfrentada pelos mesmos. O Nacional, por exemplo, estava com os salários atrasados há dois meses.

O regulamento do "Campeonato Relâmpago ACEPA" apresentava algumas mudanças em relação ao campeonato oficial. Foram permitidas substituições: três atletas e mais o goleiro, caso se lesionasse. Os clubes também poderiam utilizar atletas não inscritos ou mesmo inscritos por outros clubes, desde que autorizados por escrito. E mesmo os sócios de Cruzeiro e Renner teriam que pagar ingresso, nas partidas em seus estádios.

E começa o campeonato. Os clubes aproveitavam para testar alguns jogadores e novos técnicos adaptavam-se a seus times. O técnico Otto Pedro Bumbel trocou o Corinthians de Porto Alegre pelo Grêmio, e seu ex-time foi buscar Gradim no Renner.

1ª Rodada
18/11/1948
Estádio Tiradentes
Nacional 4x2 São José
(Valter [2], Gago e Guaraci; Sadi e Pedrinho)
Grêmio 2x1 Corinthians
(Hermes e Teotônio; Nadir)

No dia 19/11, porém, surge uma crise. O Conselho Diretor da FRGF decidiu cobrar uma taxa de 2,5% da renda da rodada anterior, contrariando o que havia sido acertado na reunião que aprovou o torneio, de que as rendas seriam integralmente dos clubes. E surgiu na imprensa a informação de que o Internacional abandonaria o torneio, descontente com a medida. No dia 20, o Grêmio acompanhou a posição colorada. Em 22/11 o Conselho Diretor da FRGF se reuniu e manteve a decisão de cobrar a taxa de 2,5%, colocando em risco a realização da 2ª rodada, diante das noticías de que o Internacional abandonaria o torneio. O nome do torneio também foi modificado, passando a ser "Campeonato dos Jogos Amistosos".

Apesar da crise, a 2ª rodada aconteceu, no dia 23/11. No mesmo dia, pela manhã, em uma Assembleia Geral, a ACEPA decidiu retirar o patrocínio da competição por discordar da postura da FRGF, e designar à entidade estadual que colocasse à disposição do Asilo Santa Luzia o valor que corresponderia a associação esportiva dos 2,5% das rendas. Com a bola rolando, no estádio da Montanha, o Internacional enfrentou o São José, na partida de fundo. Logo aos 6', Loureiro abriu o placar para o São José, mas o Colorado reagiu ainda no 1º tempo, com Roberto empatando aos 25'. Na 2ª etapa, logo aos 11' Roberto virou o jogo. Aos 38', pênalti para o São José. Ivo Andrade cobrou e o goleiro Ivo defendeu. Aos 40', Tesourinha fechou o placar em 3x1 para o Internacional.

2ª Rodada
23/11/1948
Estádio da Montanha
Renner 5x2 Cruzeiro
Internacional 3x1 São José
(Roberto [2] e Tesourinha; Loureiro)

Ainda no dia 23, a FRGF lançou uma nota, afirmando que a decisões do Conselho Diretor, no dia 19, foram mal interpretadas. Que o mesmo só havia reafirmado as decisões do Conselho Arbitral, e que a competição continuava chamando-se "Torneio Noturno da ACEPA".

A 3ª rodada estava marcada para 25/11, mas devido ao mau tempo ficou para 27/11, na Montanha. O Internacional enfrentou a equipe do Renner, ficando no 0x0. Os dois clubes ficaram na liderança do torneio.

3ª Rodada
27/11/1948
Estádio da Montanha
Cruzeiro 3x0 Nacional
Internacional 0x0 Renner

A rodada seguinte ocorreu novamente na Montanha, a "Colina Melancólica", devido a presença de cemitérios na vizinhança. Com os resultados, o Grêmio assumiu a liderança, com 4 pontos.

4ª Rodada
30/11/1948
Estádio da Montanha
São José 2x1 Renner
Grêmio 1x0 Cruzeiro
(Alegretti)

A 5ª rodada ocorreu em 02/12, no estádio Tiradentes. O Colorado enfrentava o Nacional, em partida que era chamada pela crônica esportiva da época de "Na-Nal". Logo aos 2', Adãozinho abriu o placar para o Colorado, mas ainda no 1º tempo Godô empatou de pênalti. Na 2ª etapa, mal a bola começou a rolar, Adãozinho colocou novamente o Internacional na frente, mas aos 30' Danilo empatou definitivamente. Com 4 pontos, o Internacional alcançava o Grêmio na liderança. Uma curiosidade: o goleiro do Internacional nessa partida foi Vinícius. Ele era atleta das equipes de basquete e vôlei do Colorado, mas por ter atuado em uma partida de futebol profissional foi proibido de disputar competições oficiais pelas outras categorias, consideradas amadoras.

5ª Rodada
02/12/1948
Estádio Tiradentes
Corinthians 3x1 Renner
(Fogosa, Nadir e Mário Andrade; Sabiá)
Internacional 2x2 Nacional
(Adãozinho [2]; Godô e Danilo)

Na 6ª rodada novamente as partidas ocorreram no estádio Tiradentes. Na partida preliminar o Renner goleou o Nacional. E no jogo de fundo, o Internacional venceu o Corinthians (ex-Força e Luz). Adãozinho a\briu o placar, mas Fogosa empatou para o Corinthians. Mas logo aos 6' do 2º tempo, Carlitos deu números finais ao placar. O Internacional ainda marcaria mais um gol, com Ghizzoni, mas o juiz anulou alegando impedimento de Carlitos no lance. Por conta disso, o juiz Aparício Viana e Silva, também conhecido como Coca Cola, sofreu uma tentativa de agressão por parte de alguns torcedores colorados, no final da partida.

6ª Rodada
04/12/1948
Estádio Tiradentes
Renner 7x2 Nacional
(Saladuro [3], Osmar [3] e Osvaldo; Guaraci e Walter)
Internacional 2x1 Corinthians
(Adãozinho e Carlitos; Fogosa)

No dia 07/12, também no estádio Tiradentes, o Internacional conquistou uma grande vitória sobre o Cruzeiro, por 5x0. Adãozinho e Ghizzoni marcaram no 1º tempo e Carlitos fez três gols no 2º tempo.

7ª Rodada
07/12/1948
Estádio Tiradentes
Corinthians 2x2 Nacional
(Mário Andrade [2]; Ricardo e Godô)
Internacional 5x0 Cruzeiro
(Carlitos [3], Adãozinho e Ghizzoni)

8ª Rodada
09/12/1948
Estádio da Montanha
São José 6x3 Corinthians
(Sadi [3], Doca [2] e Pedrinho; Jerônimo, Fogosa e Mário Andrade)
Grêmio 2x1 Renner
(Geada e Hermes; Gaiteiro)

9ª Rodada
11/12/1948
Estádio da Montanha
São José 1x0 Cruzeiro
(Sadi)
Grêmio 2x2 Nacional
(Prego e Geada; Guaraci e Godô)

A 10ª rodada, marcada para 14/12, tinha apenas um jogo, o clássico Gre-Nal. O Internacional realizaria sua última partida, o Grêmio ainda tinha mais um jogo pela frente. O vencedor do clássico ficaria com o título. Em caso de empate, a taça ficaria muito perto do Grêmio, que precisaria apenas empatar o jogo restante. Na preliminar, a equipe da UFRGS bateu o DAER por 2x0. Quando a bola começou a rolar, o Internacional mostrou mais disposição, dominando o 1º tempo. Logo aos 10', Tesourinha pegou a bola próximo a área colorada e foi avançando, sem que nenhum gremista conseguisse desarmá-lo. Na linha de fundo ele passou para Carlitos, que entregou para Ghizzoni chutar para as redes e abrir o placar. Na 2ª etapa o Internacional limitou-se a administrar a partida, enquanto o Grêmio pressionava em busca do empate, expondo-se a perigosos contra-ataques. E aos 33', quando o Grêmio mais pressionava, Carlitos lançou Ghizzoni, que invadiu a área e marcou mais um gol. Internacional campeão do Torneio da ACEPA.

Os técnicos: Carlos Volante (Internacional) e Otto Pedro Bumbell (Grêmio).


Os goleiros: Ivo (Internacional) e Júlio (Grêmio).

10ª Rodada
14/12/1948
Estádio da Montanha
Internacional 2x0 Grêmio
(Ghizzoni [2])

Com o título já decidido, restava ainda uma rodada.

11ª Rodada
16/12/1948
Estádio Tiradentes
Cruzeiro 2x1 Corinthians
(Joelci e Bores; Valdo)
Grêmio 2x1 São José
(Hermes e Carbonilla; Doca)

Classificação Final:
1º Internacional - 10 pontos
2º Grêmio - 9 pontos
3º São José - 6 pontos
4º Renner e Nacional - 5 pontos
6º Cruzeiro - 4 pontos
7º Corinthians - 3 pontos

Nenhum comentário:

Postar um comentário