Total de visualizações de página

terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Técnicos negros no Internacional



Atletas negros no futebol brasileiro, após muita luta, conseguiram abrir espaço nos clubes profissionais. Mas foi uma caminhada longa, que derrubou os ultimos bastiões de resistência racista somente na década de 1950. Mesmo assim, se nenhum clube mais proíbe a contratação de jogadores negros, manifestações racistas ainda continuam ocorrendo, chegando ao caso de um clube, o Grêmio, ser eliminado da Copa do Brasil de 2014 por atos racistas de sua torcida.

Mas quando se fala em técnicos negros, o número é muito baixo no futebol brasileiro. Na Seleção Brasileira, apenas Vanderlei Luxemburgo e Gentil Cardoso ocuparam o posto. Nos principais clubes brasileiros também poucos técnicos negros atuaram.

Os técnicos negros no Internacional:
(obs: esta lista pode estar incompleta, pois muitos técnicos das primeiras décadas não possuem imagens conhecidas, embora quanto mais antigo o técnico, menos provável que fosse negro).

Simão Alves da Silva Filho
Simão foi zagueiro do Internacional, atuando no time de 1911 a 1918. Em um período que o capitão da equipe assumia as funções de técnico, comandou o Internacional em 1917 e 1918. Devido ao preconceito da época, tinha o apelido de "Índio", não sendo reconhecido oficialmente como negro.
Títulos:
campeão municipal em 1917

Dario Letona Vera
O peruano Dario Letona foi boxeador nos anos 1920 e início dos anos 1930. Depois cursou educação física na Escola Militar de Chorrillos. Chegou ao Brasil como técnico de natação, migrando em 1940 para o futebol. Sua estreia no Internacional ocorreu em 28/05/1944, quando o Colorado bateu o Grêmio por 7x3, em amistoso realizado na Baixada para inaugurar a nova bandeira do Tricolor. Nessa temporada comandou o Internacional em apenas três partidas. O CND (Conselho Nacional de Desportos) cancelou sua autorização para treinar, oficialmente por ele ser estrangeiro, embora outros técnicos estrangeiros não tenham tido o mesmo problema. Passou a trabalhar como preparador físico no próprio Internacional. No início de 1946 voltou a treinar o Internacional em algumas partidas. Nos anos 1950 foi técnico da seleção gaúcha de boxe.
Títulos: nenhum

Alpheu Cachapuz Baptista
Zagueiro do Rolo Compressor, assumiu o comando da equipe no segundo semestre de 1949. Com a contratação do argentino Alfredo González, em 1950, tornou-se auxiliar. No início de 1951, entre a saída de Alfredo González e a chegada de Teté, comandou o Internacional interinamente em duas partidas.
Títulos:
campeão da Taça Cidade de Porto Alegre em 1949

Celso Juarez Roth
Foi o técnico negro que mais vezes dirigiu o Internacional. Campeão da Copa Daltro Menezes pelo Caxias, em 1996, foi contratado pelo Internacional no ano seguinte. Trabalhou no clube em quatro períodos: 1997/1998, 2002, 2010/2011 e 2016.
Títulos:
campeão da Taça Libertadores da América em 2010
campeão gaúcho em 1997

Walmir Louruz
Walmir Louruz era colorado desde a infância. Jogou no clube de 1969 a 1971. Em agosto de 1999, pouco tempo depois de vencer a Copa do Brasil pelo Juventude, foi contratado pelo Internacional. Assumindo o time em crise, por ter perdido as duas primeiras partidas do campeonato brasileiro, comandou o time por 12 partidas.
Títulos: nenhum

Joel Natalino Santana
Técnico vencedor no Rio de Janeiro e na Bahia, teve uma passagem fraca pelo Internacional, em 2004. Comandou o time em 17 partidas (16 pelo Campeonato Brasileiro, uma pela Copa Sul-Americana). Foi o técnico da estreia de Fernandão como jogador.
Títulos: nenhum






Nenhum comentário:

Postar um comentário