Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de julho de 2020

A primeira excursão



Em 1912, o Internacional já havia jogado em São Leopoldo e Viamão, mas sempre apenas uma partida, e não conhecia ainda os gramados do interior. Foi então que surgiu a oportunidade de jogar em Pelotas, dentro das comemorações do centenário da "Princesa do Sul".

No dia 6 de julho de 1912, um sábado, a delegação do Internacional embarcou no paquete Itaituba, com destino a Pelotas. A embarcação pertencia à Companhia Nacional de Navegação Costeira e fazia a linha Porto Alegre-Rio de Janeiro, com escalas em Pelotas, Rio Grande, Florianópolis e Santos. Possuía iluminação elétrica e "excelentes acomodações" para passageiros de 1ª e 3ª classes. Os atletas colorados que embarcaram foram Xavier Barbieri, Felizardo Ávila, Radagazio Pinto da Silva, Enrique Lay, Argemiro Dornelles, Waldemar Castro, Túlio Araújo, Simão Alves, Álvaro Ribas, Pedro Chaves e Francisco Vares, além dos jogadores do 2º quadro. Victor Galvão e Carlos Kluwe, dois titulares importantes, ficaram de fora por estarem doentes.

No dia 7 de julho, sob forte chuva, a delegação colorada chegou em Pelotas, no aniversário da cidade, sendo recepcionada por comitivas do Pelotas e do União, seus adversários na excursão.

No dia 8 de julho, a direção do Pelotas ofereceu à delegação colorada uma festa no salão de honra do clube, onde foi oferecida uma mesa de sanduíches, doces e vinhos.

Finalmente, no dia 9 de julho, terça-feira, ocorreu o primeiro confronto. União x Internacional era a partida que abriria as comemorações esportivas do centenário da cidade. Os educadores Fortunato Pimentel e Alfredo Maciel Moreira ofereceram um troféu denominado "Centenário de Pelotas". Se o Internacional estava desfalcado de Kluwe e Galvão, o União sentia a falta de Liberal e Guezinho. O colorado Vares, originário do futebol pelotense, fez dois gols na 1ª etapa. No 2º tempo, Túlio ampliou e Ribas marcou mais três gols, fechando o placar em 6x0. O Internacional ficou com o troféu, o primeiro de sua história. (*)

Para esse feito histórico, o Internacional entrou no campo da Rua General Osório com a seguinte escalação: Barbieri; Felizardo e Radagazio; Dornelles, Hugo e Lay; Túlio, Simão, Ribas, Pedro Chaves e Vares. O resultado da partida chegou imediatamente a Porto Alegre, transmitido por telégrafo pelos repórteres.

Na quinta-feira, 11 de julho, o Internacional enfrentaria o Pelotas, na partida principal das comemorações do centenário pelotense. Alfredo Maciel Moreira ofereceu ao vencedor uma estatueta representando um jogador de futebol. No dia da partida, o Internacional saiu do Hotel Brazil precedido por bandas de música. Ao chegar na Boca do Lobo, o clube foi a campo com apenas uma modificação: Castro entrou no time no lugar de Hugo. No Pelotas, uma das principais equipes do estado, atuava Argemiro Xavier, atacante que no ano anterior havia jogado no Internacional. E o goleiro Russomano, dois meses depois, trocaria o Áureo-Cerúleo pelo Colorado.

Aos 15' do 1º tempo, o juiz marcou um pênalti para o Pelotas. Carlos Moreira cobrou mas chutou para fora, Aos 29', porém, o mesmo Carlos Moreira abriu o placar. Aos 17' do 2º tempo, Edmundo (ou Schroder, dependendo do jornal) marcou o segundo gol pelotense. Aos 33', Pedro Chaves descontou para o Internacional, fechando o placar em Pelotas 2x1. Milhares de pessoas compareceram à partida.

O Internacional ainda permaneceu mais alguns dias em Pelotas. No domingo, dia 14, realizou um treino contra o Rio Branco, no campo do mesmo. Primeiro a linha de ataque do rio Branco treinou contra a linha de defesa colorada, conseguindo fazer um gol. Depois, a linha de ataque do Internacional treinou contra a linha de defesa do Rio Branco, marcando três gols. Após o treino, os atletas brindaram com copos de água.

Encerrava-se assim a excursão colorada até a cidade de Pelotas, a primeira da história do clube.

(*)O Internacional tem troféus anteriores, mas conquistados em disputas internas, com ambas as equipes pertencendo ao clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário