Total de visualizações de página

quinta-feira, 9 de julho de 2020

História - A Liga Sportiva de Table Football

No dia 23 de novembro de 1919, em Porto Alegre, na residência da família Bandeira, foi criada a Liga Sportiva de Table Football. A imprensa tratava o jogo indistintamente por table football ou futebol de mesa.

 

O futebol de mesa que conhecemos hoje popularmente por futebol de botão, foi oficialmente criado por Geraldo Cardoso Décourt, em 1930. O seu aniversário, 14 de fevereiro, é o "Dia do Botonista", em São Paulo, desde 2001.

 

Entretanto, o jogo disputado em Porto Alegre assemelhava-se muito ao nosso futebol de botão. Cada equipe possuía 11 jogadores, em formato similar às peças do jogo de dama, com a parte superior pintada nas cores do clube e com o nome de um atleta. A bola era uma peça menor. Os jogadores eram impulsionados por uma palheta. Gols valiam apenas de dentro da área.

 

Em novembro de 1919, Satyro Pibernat de Carvalho presentou o Grêmio com uma mesa e algumas equipes do jogo. A modalidade estava sendo bastante praticada no Rio de Janeiro e em São Paulo. Na mesma época, surgiu a Liga Sportiva, mas o Grêmio não participou dela, preferindo fundar uma liga própria, restrita a seus associados.

 

No dia da fundação da Liga, após as solenidades, ocorreram as primeiras partidas. Na abertura, Villa Izabel 2x2 Ypiranga. Na sequência, Uruguaios 3x1 Argentinos.

 

No dia 24 de novembro, realizaram-se as seguintes partidas:

Villa Izabel 6x0 Cruzeiro

Uruguaios 4x1 Internacional

Fluminense 2x1 Ypiranga

Cruzeiro 3x1 Fluminense

Villa Izabel 4x2 Fluminense

 

No dia 25, mais partidas:

Argentinos 7x6 Corinthians

Corinthians 10x4 Sportivo Brasil

Americano 4x0 Sportivo Brasil

Ypiranga 3x3 Internacional

 

As partidas continuam no dia 26:

Uruguaios 1x1 Villa Izabel

Americano 4x3 Internacional

Cruzeiro 5x2 Argentinos

 

No dia 27:

Flamengo 9x1 Fluminense

Flamengo 7x1 Corinthians

Villa Izabel 4x0 Argentinos

Corinthians 4x3 Fluminense

 

A chegada do Riograndense de Rio Grande para jogar na capital, e a excursão do São José a Caxias do Sul tiram o “table football” do noticiário. No dia 5 de dezembro a imprensa volta a publicar notícias sobre os jogos: Uruguaios 1x2 Flamengo, Americano x Ypiranga (sem informar o placar) e Villa Izabel 4x3 Internacional. Também comenta-se que a Liga enviaria um ofício ao Grêmio, desafiando o clube a enfrentar o Internacional, em um amistoso.

 

Em 8 de dezembro, o Grêmio realizou um “Torneio Início” entre seus associados, vencido, por “coincidentemente”, pelo próprio clube. Os jogos foram:

 

Grêmio 2x1 Bristol

Grêmio 4x0 Guarany

Grêmio 1x0 Brasil

Grêmio 2x0 Manchester

Brasil 3x0 Guarany

Bristol 2x0 Brasil

Bristol 2x0 Guarany

Bristol 1x0 Manchester

Guarany 3x1 Manchester

Brasil 1x1 Manchester

 

No dia 11 de dezembro, a imprensa noticiava que o Grêmio pretendia organizar um campeonato de sua liga interna, e depois organizar uma partida entre seu campeão e o campeão da Liga Sportiva, valendo o título estadual.

 

No dia 12 de dezembro, noticia-se a organização de duas partidas amistosas, uma mista outra feminina, na liga gremista. Na primeira partida, Adolpho Silva Filho, jogando com o Bristol, empatou com a senhorita Elma Lopes, jogando com o Grêmio, em 1x1. Na segunda partida, Izaura Godolphim de Carvalho, esposa de Satyro Pibernat de Carvalho, com o Corinthians, venceu Elma Lopes, com o Fluminense, por 3x1.

 

O “table football” voltou a ser notícia em 1º de janeiro de 1920, quando foi publicado que o Grêmio havia mandado construir um “ground” para a prática do jogo. E a partir daí a prática desse jogo desaparece das notícias do jornal A Federação.

 

Entre os praticantes do jogo na Liga Sportiva, foi possível identificar alguns deles:

Villa Izabel – Henrique Bandeira

Cruzeiro – Sady Gonçalves

Uruguaios – Moreira da Rocha e J. Pacheco

Internacional – Gilberto Moraes

Corinthians – Raul Rangel

Sportivo Brasil – Satyro Pibernat de Carvalho

Americano – Alfredo Aveline

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário