Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de julho de 2020

A verdadeira estatística dos Gre-Nais

A estatística usual do clássico Gre-Nal aponta os seguintes números:
425 partidas
156 vitórias do Internacional
135 empates
134 vitórias do Grêmio
585 gols do Internacional
553 gols do Grêmio

Mas esta estatística contém um equívoco, relacionado a um clássico que daqui a seis dias vai completar 102 anos, o "Gre-Nal de Sangue".

O clássico disputado em 4 de agosto de 1918, na Baixada, foi marcado por lances violentos, dentro e fora de campo. Aos 35' do 1º tempo, o juiz Oscar Fontoura marcou uma mão dentro da área colorada. Garibotti cobrou o pênalti e abriu o placar para o Grêmio. Poucos minutos depois, uma discussão sobre um lateral deu início a uma briga, envolvendo torcedores e jogadores. No meio da confusão, o torcedor gremista Manoel de Almeida Costa, armado de uma faca, esfaqueou o torcedor Octavio Telles de Freitas e o jogador colorado Álvaro Ribas. A partida foi interrompida aos 42' do 1º tempo.

O jornal A Federação, de 5 de agosto de 1918, na página 7, assim descreveu a confusão:

                                                                             Por questões de foot-ball estabeleceu-se uma discussão em que accidentalmente se viram envolvidos o jovem Alvaro Ribas, pertencente a 1º ‘team’ do ‘Internacional’, e sr. Octavio Telles de Freitas, funcionario da Delegacia Fiscal.

                                                                      Ambos foram aggredidos pelo sr. Manoel de Almeida Costa, que, armado de faca, desferiu golpes que attingiram Telles e Ribas, resultando-lhes ferimentos profundos na coxa esquerda.


A situação do jogo interrompido tornou-se motivo de debate nos primeiros dias após o acontecimento. No Correio do Povo, em 5 de agosto de 1918, na página 5, era publicado o seguinte comentário:

                                                                    “Nesta occasião, não obstante o   Grêmio já possuir sobre o                                                 seu antagonista a vantagem de 1 goal conseguido por um penalty, não se                                                 poderia precisar a quem caberia a palma da Victoria, pois o quinteto                                                       alvi-rubro vinha pondo em constantes perigos o goal adversário”.

No dia 12 de agosto de 1918, a Associação Porto Alegrense de Desportos (APAD) decidiu que o tempo restante seria disputado em setembro, após encerrados os jogos já previstos pelo calendário. Em 13 de setembro ocorreu a última partida do calendário. No dia 24 de setembro de 1918 a APAD se reuniu, para marcar a data em que seriam disputados os 48 minutos restantes. O Internacional queria a anulação da partida e que todos os 90 minutos fossem disputados. Mas a reunião transcorreu sem polêmica, pois o Grêmio desistiu de jogar, seja o tempo restante, seja uma nova partida, fazendo a entrega dos pontos. O Internacional foi declarado o VENCEDOR da partida. A própria pontuação final do campeonato, em que o Internacional aparece como vice-campeão, com 12 pontos ganhos, demonstra isso.

Então, uma partida que é contada como vitória gremista, é na verdade uma VITÓRIA colorada.

A verdadeira estatística dos clássicos é:

425 partidas
157 vitórias do Internacional
135 empates
133 vitórias do Grêmio
585 gols do Internacional
553 gols do Grêmio



Nenhum comentário:

Postar um comentário