Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de julho de 2020

Um caso de racismo no futebol - 1916


Em 24 de setembro de 1916, pelo campeonato da Liga Sportiva Porto Alegrense, que reunia clubes menores da cidade, enfrentavam-se Fixum e Ruy Barbosa, duas das principais forças da entidade.

A Liga Sportiva Porto Alegrense reunia Fixum, Ruy Barbosa, Municipal, Nancy, América, Flamengo, Fluminense, Aliança e Concórdia, sendo criada em 1916, ano em que organizou seu único campeonato.

O Fixum surgiu em 1914. Em seus quadros surgiu Henrique Maia Faillace, que mais tarde seria um dirigente e juiz de futebol conhecido na cidade.

O Ruy Barbosa foi fundado em 1915, e dava seus primeiros passos no futebol, já colhendo alguns bons resultados.

Mas a partida em questão ficaria marcada por um fato reprovável. Antes da partida, dirigentes do Fixum tentaram impedir que alguns jogadores do Ruy Barbosa atuassem, por serem "trigueiros" (morenos). A iniciativa não deu resultado.

Ainda incomodados, os dirigentes do Fixum tentaram levar a situação à Liga, mas sofreram novo revés. Na reunião estava presente Ernesto Braga, colaborador do jornal O Exemplo, da comunidade negra porto-alegrense. Indignado, Braga fez um forte discurso, transformando sua indignação em indignação de todos os demais presentes.

Essa história só não ficou perdida no tempo porque o jornal O Exemplo, na sua edição de 8 de outubro de 1916, a publicou, como uma denúncia do racismo no futebol. A grande imprensa raramente noticiava os resultados das ligas menores, muito menos problemas que ocorressem nelas. O jornal O Exemplo tinha como diretor de redação Alcides das Chagas Carvalho, um dos primeiros negros a formar-se em medicina na Escola Médico-Cirúrgica de Porto Alegre.

Sobre o destino dos dois clubes:
O Fixum, em 1916, venceu o campeonato. Mas já em 1918 o clube enfrentava uma crise e um grupo de filiados tentava reerguê-lo. Nova tentativa de recuperar o clube ocorreu em 1919, mas ele acabou desaparecendo na história.
O Ruy Barbosa teve muitos anos de sucesso no futebol menor, onde acumulou títulos, e chegou a disputar a liga principal em algumas temporadas. Fechou suas portas na segunda metade da década de 1930.

Mas deixemos que o jornal conte a história:
OBS: Por um erro de impressão, o jornal saiu com a data de 8 de setembro, em vez de 8 de outubro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário