Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Campeonato Brasileiro de Seleções 1923



Em 1923, com o futebol de Porto Alegre pacificado, a Federação Rio Grandense de Desportos começou a pensar em formar sua seleção em julho, quando o campeonato estava planejado para começar em agosto. Para facilitar a formação e treinamento da equipe, a entidade decidiu recorrer a jogadores apenas da capital. Após vários treinos, e com o adiamento do campeonato para setembro, no dia 11 desse mês a FRGD apontou sua seleção, que teria:

Goleiros: Lara (Grêmio) e Ávila (Cruzeiro)

Zagueiros: Py, Grêmio, Heitor (Americano) e Espir (Cruzeiro)

Médios: Ribeiro (Internacional), Floriano (Grêmio) e Almo (Cruzeiro)

Atacantes: Leon (Ruy Barbosa), Mandarino (Porto Alegre), Octacílio (Cruzeiro), Lagarto (Grêmio), Ramão (Grêmio), Danico (Porto Alegre) e Genny (Internacional)

 

O time titular, anunciado pela comissão formadora, era: Lara; Py e Heitor; Ribeiro, Floriano e Almo; Leon, Mandarino, Octacílio, Lagarto e Ramão. Essa é talvez a edição com pior cobertura da imprensa gaúcha. Algumas mudanças ocorreram, em relação à equipe que jogaria em São Paulo, mas não existem muitas informações. Lagarto, que antes da formação da seleção, havia informado que não jogaria o campeonato brasileiro, devido às suas aulas, não jogou. Teria ficado em Porto Alegre? Também ingressaram na seleção o médio Hugo (Americano) e os atacantes Nenê (Pelotas) e Bate-Bate (Bagé).

 

No dia 23 de setembro de 1923, a seleção gaúcha entrava no campo do Parque Antártica para enfrentar os paulistas, em jogo eliminatório. O estádio recebeu um bom público, e na preliminar o ítalo venceu o São Geraldo por 1x0. A partida principal seria arbitrada por Antônio Augusto de Almeida, vulgo Ferramenta. Os times estava assim formados:

RS: Lara; Py e Espir; Ribeiro, Leon e Hugo; Mandarino, Nenê, Bate-Bate, Genny e Ramão

SP: Colombo; Clodoaldo e Barthô; Bertolini, Amílcar e Ciasca; Formiga, Neco, Friedenreich, Tatu e Netinho

 

A partida começou muito disputada, com os paulistas tomando a iniciativa, mas os gaúchos reagindo bem. O tempo ia passando, mas aos 36’ Friedenreich cruzou para Netinho, que quase me cima da linha apanhou a bola e entrou nas redes com ela, abrindo o placar para os paulistas. O gol abateu os gaúchos, e aos 39’ Formiga invadiu a área pelo lado e chutou alto, fazendo 2x0. No 2º tempo, os paulistas logo de início ampliaram o placar. Aos 6’, Netinho passou para Tatu, que passou para Formiga marcar. Os gaúchos reagiram com Genny, que aos 20’, que tomou uma bola reposta em jogo por Colombo e chutou alto, de fora da área, encobrindo o goleiro diminuiu. Mas aos 33’, Barthô cobrou falta, próximo à área, e venceu Lara. Placar final: São Paulo 4x1 Rio Grande do Sul. Os gaúchos foram eliminados no primeiro jogo.

 

Além dos dois atletas colorados convocados, o médio Floriano, do Grêmio, já havia jogado no Internacional. Nenê, do Pelotas, transferiu-se para o Internacional no ano seguinte. E Hugo teve uma rápida passagem no Internacional, em 1930.


Nenhum comentário:

Postar um comentário