Total de visualizações de página

terça-feira, 21 de julho de 2020

Um clássico - Internacional 2x0 Grêmio - 20/07/1919



Em 1919 o Internacional passava por problemas. O time pentacampeão da cidade, entre 1913 e 1917, se desmanchou ao longo de 1918, época em que o mundo foi atingido por uma pandemia de gripe. Os atacantes Túlio e Oswaldo, e o goleiro Silva, saíram do clube no final de 1917. O atacante Bendionda e o zagueiro Simão mudaram-se para Santana do Livramento, e o atacante Ribas, que continuou jogando na temporada de 1918, foi esfaqueado em um Gre-Nal, encerrando a carreira.
Em 1918, o Cruzeiro levou a taça. E a temporada de 1919 não começava bem. Após seis meses e uma semana sem atuar (13/10/1918 - 20/04/1919) por causa da pandemia, o time voltou a campo com uma derrota para o Cruzeiro, em amistoso, 0x1. Na estreia no campeonato, novo tropeço, frente ao Porto Alegre (1x2). Para piorar, devido a acontecimentos nessa partida, o zagueiro colorado Dorval foi suspenso pela Associação Porto Alegrense de Desportos por 90 dias. No jogo seguinte, uma goleada sobre o São José (7x0), para tropeçar de novo diante do Cruzeiro (2x3). E pior, perder o centroavante Cezar Andrade, uma boa revelação do início de temporada, por lesão. Isso, faltando menos de um mês para o Gre-Nal. Na partida seguinte, vitória de 11x0 sobre o Tabajara, e o centroavante substituto, Barcellos, até fez dois gols, mas insuficiente para acalmar a torcida. Nessas condições surgiu a ideia de fazer um abaixo-assinado pedindo para Carlos Kluwe voltar a jogar. Kluwe não jogava desde 1915, e não era centroavante, pelo contrário, era centromédio. Mas era sua liderança que empolgava a torcida.

Cedendo a dezenas de assinaturas, entre as quais a da sua própria esposa, Kluwe decidiu jogar. No jornal A Federação da véspera da partida, aparecia a seguinte notícia: "quanto ao [time] do Internacional, si se verificar o que nos informaram, jogará com um admiravel elemento que o publico portoalegrense ha tempos não tem ensejo de apreciar nos fields". Na escalação do jornal, aparece o nome Antônio (Carlos Antônio Kluwe). A última vez em que ele vestira o sagrado manto alvi-rubro, havia sido em 31/10/1915, um Gre-Nal, nossa primeira vitória, onde ele também aparecia como Antônio na escalação.

No dia 20 de julho de 1919, a torcida estava apreensiva. Kluwe jogaria? As 14:00 horas ocorreu a partida de 2ºs quadros, vencida pelo Grêmio por 4x2. Poucos minutos antes das 16:00 horas, o time do Grêmio entrou em campo, puxado por Pavani. Em seguida, entra o time do Internacional, mas com apenas 10 jogadores. De repente, uma "prolongada e enthusiastica ovação" se ouve em toda a Chácara dos Eucaliptos: o doutor Carlos Kluwe entra em campo, com o uniforme do Internacional.

Os times foram assim a campo:

E Kluwe mostrou seu valor logo de início. A saída foi colorada, Lagarto roubou para o Grêmio, mas o Internacional recuperou a posse de bola, atacando. E Kluwe chutou em gol, obrigando Demétrio a defender para escanteio. Aí a imprensa se divide. Um jornal diz que foi Léo que cobrou o escanteio, outro que foi Crespo; um diz que Kluwe cabeceou, outro, que chutou fraco. mas todos concordam que, aos dois minutos de jogo, o Colorado vencia por 1x0, gol de Carlos Kluwe!

Logo depois do gol colorado, o Grêmio parte para cima. Bañolas faz uma defesa importante. Por 15 minutos os gremistas pressionam, mas em sua melhor oportunidade, Lagarto, próximo do gol, chutou por cima. Depois, por vários minutos, o jogo fica equilibrado no meio de campo. em determinado momento, Leonardo conseguiu uma escapada, e quando preparava-se para chutar a gol, foi desarmado por Só. Em seguida, o Grêmio tem uma falta próxima à area, que Py cobra para fora, a mais de um metro do gol.

Nos minutos finais da primeira etapa, o Internacional volta a dominar o jogo dando trabalho à dupla de zaga gremista. No final do primeiro tempo, Gertum tentou um contragolpe, mas foi desarmado por Léo, que imediatamente lançou Maia. O atacante preparava-se para cruzar para a área quando o juiz marcou impedimento, encerrando instantes depois a primeira parte do jogo.

No começo da segunda etapa, quase a história se repete. Meneghini perde a bola, o Internacional ataca com força e Demétrio defende para escanteio. Crespo cobrou o escanteio, mas Py afastou. E novamente, por vários minutos os gremistas pressionaram, fazendo Bañolas "atirar-se por terra ou dar saltos altíssimos para defender seu goal". Mas de nada adiantou. Aos 17', Genny avançou em contra-ataque, que a defesa gremista mandou para escanteio. Crespo (ou Léo, novamente a imprensa diverge) cobrou o escanteio. A defesa gremista concentrou-se em Kluwe, e a bola sobrou para Pedro Cunha chutar com força, para fazer o segundo gol colorado.

O Grêmio tentou pressionar, e o Colorado respondia em contra-golpes. Mais dois escanteios colorados levaram pânico à defensiva tricolor. Os líderes gremistas, Lagarto e Gertum, já não se entendem e tentam resolver sozinhos o jogo, facilitando o trabalho de Bello, que desmancha uma a uma as ofensivas gremistas. Gertum ainda teve uma boa chance, defendida por Bañolas. E finalmente a partida chegou ao fim. A torcida colorada invadiu o campo e carregou Kluwe em triunfo.

Kluwe ainda jogaria mais duas partidas pelo campeonato de 1919, contra o Porto Alegre (2x1) e novamente o Grêmio (2x3), na volta de Bendionda ao time. Na Taça 7 de Setembro, onde era permitido substituições, ele entrou no time contra o Tabajara e fez o 3º gol colorado, na vitória por 3x0. No campeonato de 1920, novamente foi chamado para jogar um Gre-Nal (1x4). Foi a última vez que Kluwe jogou pelo Colorado, pois na partida seguinte Cezar Andrade, aquele que se lesionara um junho de 1919, voltou ao time, após onze meses de recuperação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário