Total de visualizações de página

sábado, 18 de julho de 2020

Campeonato Municipal de Basquete - 1936



Em 1936, a LARG (Liga Atlética Rio Grandense) organizou mais um campeonato municipal de basquete, ou cestobol, como era chamado na época.


Faziam parte da 1ª divisão:

Internacional

Grêmio

Porto Alegre

Gaúcho (Grêmio Náutico Gaúcho)

Turner Bund (atual Sogipa)

ACM


E em 1936 também foi organizada uma 2ª divisão, com:

Americano

ACM "B"

Excursionista

Castelo

3ª FI (Formação de Intendentes)

CIM (Curso de Instrução Militar)

 

Em 5 de maio de 1936 a temporada começou, com a disputa do Torneio Início, na quadra da ACM. O Internacional venceu a ACM, na estreia, mas perdeu para o Gaúcho, na semifinal. O Grêmio Náutico Gaúcho, que venceu o Porto Alegre e o Internacional, bateu o Grêmio, na final, levando a taça. O Internacional atuou com Armando, Ernesto, Angelino, Kokot e Valdemar na 1ª partida e Evaldo, Ernesto, Angelino, Kokot e Valdemar, na 2ª partida.

 

O campeonato estava previsto para começar no dia 12 de maio. As partidas eram disputadas nas quadras dos clubes, que eram descobertas, ficando expostas ao mau tempo, assim muitas rodadas foram transferidas. A imprensa também não dava o mesmo destaque ao basquete que a outros esportes, e rodadas que ocorreram junto a eventos importantes no futebol ou nas regatas foram simplesmente ignoradas. Por isso, mesmo pesquisando nos jornais A Federação e Diário de Notícias, não foi possível resgatar todas as partidas do torneio. Na 2ª divisão, sequer foi possível confirmar a participação do Castelo, que aparece nas primeiras notícias e na divulgação das primeiras rodadas, mas não aparece em nenhuma das notícias posteriores.

 

A rodada do dia 12, que previa Internacional x ACM e Gaúcho x Porto Alegre, foi cancelada devido ao mau tempo. No dia 19 de maio, o campeonato começou, com dois jogos: ACM 15x13 Grêmio e Turner Bund 20x24 Porto Alegre.

 

O Internacional estreou na rodada seguinte, batendo o Porto Alegre por 33x12, na Chácara das Camélias. Na mesma rodada, a ACM venceu o Gaúcho por 22x14.

 

Na rodada seguinte, estes foram os jogos:

26 de maio

Internacional 34x13 Turner Bund

Gaúcho 24x17 Grêmio

 

No dia 29 de maio, ocorre o Gre-Nal, vencido pelo Colorado por 16x14. No mesmo dia, tivemos Porto Alegre 30x25.

 

Em junho, as notícias diminuem, mas no dia 12, o Internacional bateu o Gaúcho, na casa do adversário, por 20x16, em uma partida polêmica. O juiz do Turner Bund, indicado para a partida, não compareceu, e a LARG decidiu nomear dois juízes, um de cada clube. A torcida colorada participou ativamente da partida, descontrolando o juiz do Gaúcho. Irritado e acusando o juiz colorado de ser parcial, abandonou a partida, que terminou apitada apenas pelo árbitro do Internacional. Mais tarde, os árbitros da partida foram excluídos do quadro da LARG, mas a partida não foi anulada, como queria o “Tricolor da Praia de Belas”.

 

No dia 16 de junho, na Baixada, Grêmio 24x26 Porto Alegre. O clube da Chácara das Camélias seguia firme em segundo lugar.

 

No dia 19 de junho, duas “goleadas” para os placares da época: Turner Bund 17x45 Gaúcho e Internacional 40x18 ACM. Atuaram no Internacional, nessa partida, Evaldo, Foguinho, Miluchinha, Renê, Angelino e Milucha.

 

No 2º turno do campeonato, as notícias diminuem ainda mais. No dia 26 de junho, uma surpresa. O Internacional perdeu, em casa, para o Gaúcho, por 16x21. A equipe colorada atuou com Evaldo, Foguinho, Miluchinha, Frontão, Renê e Angelino.

 

No dia 29 de junho foi realizado, na quadra da ACM, o Torneio Vitor Sperb, em formato de torneio início. O Gaúcho sagrou-se campeão, com o Porto Alegre vice. O Internacional jogou o torneio com Foguinho, Miluchinha, Renê, Angelino e Milucha.

 

No dia 3 de julho, o Internacional bateu o Porto Alegre por 23x18, praticamente confirmando o título. No mesmo dia, tivemos Gaúcho 29x12 ACM. No dia 7 de julho teríamos Turner Bund x Internacional, mas não há informações sobre a partida.

 

Em 10 de julho, o Internacional carimbou o título vencendo o Grêmio por 18x5. Atuaram no Colorado Evaldo, Foguinho, Miluchinha, Renê, Angelino e Frontão. No dia 17 de julho estava marcado ACM x Internacional, novamente sem informações. E no dia 21 de julho, tivemos Porto Alegre 21x34 Gaúcho.

 

O quadro de campeões e vices dos torneios oficiais da LARG, em 1936, ficaram assim:

 

1º Quadro Internacional – Gaúcho

2º Quadro Grêmio – Gaúcho

3º Quadro Grêmio – ACM

Infantil ACM – Gaúcho

1º Quadro/2ª Divisão 3ª FI – CIM

2º Quadro/2ª Divisão Americano - 3ª FI

Torneio Início Gaúcho – Grêmio

Torneio Vitor Sperb Gaúcho – Porto Alegre

Torneio Porto Alegre Internacional – ACM

Torneio Encerramento Grêmio – Porto Alegre

 

Também existia basquete fora da liga oficial. Em junho, América (que chegou a anunciar que participaria da 2ª divisão), Jaime Teles, São Francisco e Papai Noel organizaram seu próprio torneio. E clubes como o Colorado Atlético Clube, General Osório, Treze e Bonsucesso também apareceram nas páginas da imprensa.

 

Em 5 de agosto de 1936 o Internacional homenageou os bicampeões citadinos de basquete com um jantar no Restaurante Belomo, na rua Uruguai. Foram homenageados o técnico Randolfo Torres Balbão e os jogadores Evaldo, Foguinho, Milucha, Miluchinha, Renê, Frontão, Quelin e Angelini, que participaram da conquista. A foto que ilustra este texto foi tirada nesse jantar.

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário