Total de visualizações de página

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Campeonato Brasileiro de Seleções 1925



Em 1924, a seleção gaúcha deveria enfrentar a seleção paulista, em 23 de novembro. Mas devido à situação política do estado, a Federação Rio Grandense de Desportos (FRGD) desistiu de formar um selecionado.

 

Em 1925, porém, novamente a FRGD formou uma seleção para enfrentar os paulistas, em jogo eliminatório. A seleção foi formada exclusivamente com jogadores da capital. O jornal A Federação não publica a relação dos convocados, mas os atletas que são citados já em São Paulo e no Rio de Janeiro são:

Goleiros: Lara (Grêmio) e Pareja (Cruzeiro)

Zagueiros: Py (Grêmio) e Espir (Cruzeiro)

Médios: Ribeiro (Internacional), Lampinha (Internacional), Moreno (Internacional), Almo (Cruzeiro) e Hugo (Americano)

Atacantes: Coró (Grêmio), Coi (Grêmio), Oliverio (Grêmio), Danico (Porto Alegre) e Odorico (Porto Alegre)

 

A seleção viajou com desfalques. Luiz Carvalho, atacante gremista, não conseguiu liberação do Colégio Militar, onde era aluno, mesmo com a FRGD recorrendo ao Ministério da Guerra. O zagueiro Darcy, do Cruzeiro, também não conseguiu liberação. Havia divergência quanto à formação da equipe. O técnico e capitão do time, Jorge Py, escolheu um esquema mais defensivo, improvisando o médio Hugo na ponta-esquerda, e passando o ponteiro-esquerdo Danico para a direita, onde rendia muito menos. A imprensa cobrava a manutenção de Danico na esquerda e o ingresso de Odorico na direita. Também era cobrado o fato do zagueiro colorado Grant não ter sido convocado, quando era o defensor que melhor saía jogando na capital. Os convocados, inclusive Darcy, eram exclusivamente marcadores. Com todos esses problemas, a delegação gaúcha embarcou no navio “Comandante Alvim”, em 23 de julho, rumo a São Paulo, onde chegou no dia 29.

 

No dia 2 de agosto de 1925, diante de quase 30 mil pessoas presentes no Parque Antártica, a seleção gaúcha apresentou-se diante dos paulistas. O árbitro do jogo foi Joaquim Antônio Leite de Castro. As equipes estavam assim formadas:

RS: Lara; Py e Espir; Ribeiro, Lampinha e Moreno; Coró, Coi, Oliverio, Danico e Hugo

SP: Tuffy; Clodoaldo e Barthô; Abbate, Amílcar e Arthurzinho; Filó, Mário, Friedenreich, Neco e Feitiço

 

A equipe gaúcha começou jogando atrás, preocupando-se com a marcação. A imprensa do centro do país reclamou da demora em cada reposição de bola e da falta de ímpeto ofensivo. No 1º tempo Tuffy não fez uma única defesa, enquanto Lara se esforçava para manter o placar em branco. Mas aos 15’, Amílcar lançou Friedenreich, que driblou os zagueiros e Lara, antes de chutar para o fundo das redes. Ainda na 1ª etapa, Feitiço cobrou escanteio, a bola foi aos pés de Neco e o atacante chutou para as redes gaúchas: paulistas 2x0. E aos 35’, Neco serviu a Filó, que marcou o 3º gol de São Paulo. No 2º tempo, a seleção gaúcha tentou ser mais ofensiva, sem muito sucesso. Tuffy chegou a fazer três defesas na partida. E os paulistas marcaram mais um gol, após Friedenreich passar a bola para Mário. Placar final: São Paulo 4x0 Rio Grande do Sul.

 

Após a eliminação, a seleção gaúcha viajou ao Rio de Janeiro, para enfrentar o Vasco da Gama. No dia 9 de agosto, nas Laranjeiras, a Seleção Gaúcha perdeu para o Vasco por 1x0, com a seguinte equipe:

RS: Lara; Py e Espir (Hugo); Ribeiro, Almo e Moreno; Coi, Odorico Oliverio, Danico e Coró

 

Na preliminar, uma seleção “B”, formada por jogadores convocados e atletas gaúchos residentes no Rio, perdeu para o Andarahy por 3x1. Essa seleção foi assim formada:

RSB: Pareja; Octacílio e Léo; Gazippo, Lampinha e Honorino; Doca, Candiota, Lagarto, Ribeiro e Chagas

Pareja e Lampinha faziam parte da seleção gaúcha. Candiota (Flamengo) e Lagarto (Fluminense) eram titulares de seus clubes e da seleção carioca. Octacílio era titular do Botafogo. Os outros atletas eram jogadores do 2º quadro do Flamengo, Fluminense e São Cristóvão, além de três atletas sem clube, um deles Honorino, ex-zagueiro do Internacional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário