Total de visualizações de página

terça-feira, 7 de julho de 2020

Jogadores do passado: Ameli

Em 7 de julho de 1974, nascia em Rosario o menino Horacio Andrés Ameli Chitaroni.

No futebol, ele ficaria conhecido como o zagueiro Horacio Ameli. Jogador de qualidade e também de força, que marcava com virilidade, não raramente sendo premiado com cartões vermelhos. Era um autêntico xerife.

Ameli começou a carreira no Colón, da Argentina, em 1994. Suas boas atuações o levaram ao Rayo Vallecano, da Espanha, em 1996. Ameli retornaria a seu país de origem em 1998, para atuar no San Lorenzo. Sua grande temporada no clube foi em 2001, quando foi campeão do Clausura e da Copa Mercosul.

Em 2002, o Internacional conseguiu contratá-lo, por empréstimo. Ele chegou no clube em março, estreando no dia 28, contra o Atlético MG, pela Copa do Brasil, no Mineirão. O Internacional perdeu por 2x0. Três dias depois, no mesmo Mineirão, contra o mesmo Atlético, nova derrota, 1x3, agora pela Copa-Sul-Minas. Essas foram as únicas derrotas de Ameli no Colorado. Nas onze partidas seguintes com o argentino em campo, foram dez vitórias e um empate. Nas treze partidas em que defendeu o Internacional, Ameli foi expulso uma vez, na vitória de 3x1 sobre o Criciúma, pela Copa Sul-Minas.

Em 29 de maio, Ameli participou da 1ª partida da decisão do Gauchão de 2002, vitória por 3x2 sobre o 15 de Novembro, em Campo Bom. Foi seu último jogo pelo Internacional. Sem condições de competir com o centro do país, a direção colorada viu Ameli ser contratado pelo São Paulo, onde ficaria até o início de 2003.

Em 2003, Ameli voltou à Argentina, para atuar pelo River Plate. Mas em 2004 saiu do clube, após a descoberta que o jogador tinha um caso com a esposa de Eduardo Tuzzio, seu companheiro de zaga. Do River, Ameli foi para o América do México, onde jogou em 2004 e 2005. Nesse ano, voltou ao seu clube de origem, o Colón, onde jogou até 2006, quando aposentou-se, aos 32 anos.

Seus números no Internacional:
13 partidas
10 vitórias
1 empate
2 derrotas
Campeão gaúcho em 2002

2 comentários:

  1. Saiu do Inter com ótimas atuações. No São Paulo, foi um fiasco.

    ResponderExcluir
  2. Foi uma troca que, se deve ter compensando financeiramente, não compensou em termos técnicos. Largou a condição de ídolo rapidamente conquistada no Beira-Rio para fracassar no Morumbi.

    ResponderExcluir