Total de visualizações de página

sábado, 25 de julho de 2020

Um clássico - Internacional 5x3 Grêmio - 19/05/1918



Era o segundo jogo colorado no campeonato municipal de 1918. O time, como já dissemos em outros textos sobre essa temporada, estava em uma fase de transição, perdendo jogadores que haviam se destacado no pentacampeonato da cidade (1913/1917). Já o Grêmio, estava desesperado por uma vitória em clássicos. Não vencia desde 1913, e nos últimos três clássicos, três vitórias coloradas: 4x1, 6x1 e 3x2.

A partida foi realizada na casa colorada, a Chácara dos Eucaliptos. Na preliminar, o Grêmio venceu o clássico de 2ºs quadros por 5x2, aumentando a confiança dos adversários. As 16:00 começava a partida de 1ºs quadros. Os times foram a campo com:
IN: Bicca; Simão e Bello; Bitú, Mário Cunha e Evódio; Crespo, Ribas, Godinho, Bento e Guimarães
GR: Kuntz; Garibotti e Masson; Pavani, Dorival e Chiquinho; Jorge, Gertum, Rocha, Lagarto e Cossi

O jogo começa marcado por jogadas ríspidas, como definiu a revista Máscara, "um tanto violento". Aos 18' de jogo, pênalti para o Internacional. Mário Cunha cobrou e abriu o placar: Internacional 1x0! Mas aos 25', Lagarto empatou a partida. Porém, aos 41', Guimarães fez 2x1. A primeira etapa terminava com placar favorável ao Internacional.

No 2º tempo, logo no 1º minuto, Ribas ampliou para o Internacional. Poucos minutos depois, novo pênalti para o Internacional, mas Ribas, propositalmente, jogou para fora. Pavani diminuiu para o Grêmio aos 15', mas a violência gremista resultou em mais um pênalti, aos 25'. Esse, Mário Cunha cobrou para o fundo das redes. Aos 32', Lagarto voltou a diminuir para o Grêmio, mas a defesa gremista cometeu outro pênalti, aos 40'. Ribas cobrou, e dessa vez não perdoou: Internacional 5x3.

A violência gremista na partida fez a revista Máscara resumir assim a partida: "Era o triumpho do musculo sobre a destreza, chegando ao cumulo de jogadores atravessarem o campo aos encontrões, sem resultado pratico visivel, mais do que predisporem-se a angariar alguma lesão que os prejudicasse ou que desse motivo ao exercicio de jogo violento, sobre todos os pontos de vista abusivo e condemnavel".

O desespero gremista pela vitória chegaria ao auge no Gre-Nal seguinte, que não chegou ao fim e teve um jogador colorado esfaqueado por um torcedor gremista. Mas aí já é outra história...

Em relação ao desmanche do time colorado, na edição de 20 de maio de 1918, A Federação anunciava que Simão, zagueiro titular e capitão da equipe colorada,  que estreou no Internacional em 1911, mudaria-se para Santana do Livramento no dia 22. Era mais um ídolo do penta que deixava o time.

Fotos da partida:

Equipe colorada

Equipe gremista

Momento do jogo

Nenhum comentário:

Postar um comentário